

ETA - REGESD - UFRGS
Disciplina - UFRGS
Seminário Integrador
"A escola no contexto atual"
"A escola no contexto atual"
Professora: Ana Lúcia Buogo
Tutora Apoio professora: Marcia de Quadros Piccoli
ALUNO: VILSON ANTONIO ARRUDA
RESUMO:
Este projeto interdisciplinar da Escola Técnica de Agricultura de Viamão tem a iniciativa dos alunos das turmas 413, 423 como também do professor Vilson Arruda e das professoras Jane Abreu Gonçalves e Isabel Veiga que propõe o estudo da “Educação alimentar saudável” com o objetivo de valorizar a alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano. Iniciou após uma pesquisa realizada pelos alunos no âmbito escolar quando constataram que a maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo dos alimentos e sua importância para a saúde. A referência teórica utilizada para o desenvolvimento deste projeto centrou-se num estudo realizado pelos técnicos do Ministério da Saúde (2005) que analisou os dados coletados numa pesquisa e constatou que a educação nutricional e alimentar faz-se necessária para conscientizar a todos sobre a importância da alimentação saudável, com produtos selecionados e em quantidade suficiente para suprir as necessidades das pessoas. O estudo verificou que é importante preparar um cardápio variado, contendo alimentos pertencentes aos três grupos: construtores, energéticos e reguladores. Os técnicos do Ministério da Saúde indicam que o conhecimento da pirâmide alimentar contribui em muito no preparo de uma refeição balanceada, equilibrada e saudável. Sustentam que a alimentação é uma necessidade básica para a manutenção da saúde e da vida. Em decorrência da falta de nutrientes e/ou o excesso deles, graves problemas podem ser gerados como a subnutrição e/ou a obesidade (Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT). O Ministério da Saúde alerta que a família e a escola devem estar atentas, e ambas devem buscar desenvolver hábitos alimentares saudáveis através do exemplo e da educação. As pessoas podem ser influenciadas por vários meios, a consumir produtos industrializados e pobres em nutrientes. Sem orientação procedente, ela é incapaz de distinguir e rejeitar alimentos nocivos à sua faixa etária. Neste momento é de suma importância que, professores e pais, se conscientizem e aprendam sobre educação alimentar para ensinar e se reeducarem, servindo como exemplo, além de orientar a criança sobre a importância do valor nutricional dos alimentos para um crescimento e desenvolvimento saudável.
Entre as ações do projeto proposto está previsto que os alunos confeccionem alimentos livres de conservantes, embalem e rotulem. Em sequência organizar uma feira aberta para expor esses alimentos que são oferecidos em degustação aos visitantes.
Este projeto interdisciplinar da Escola Técnica de Agricultura de Viamão tem a iniciativa dos alunos das turmas 413, 423 como também do professor Vilson Arruda e das professoras Jane Abreu Gonçalves e Isabel Veiga que propõe o estudo da “Educação alimentar saudável” com o objetivo de valorizar a alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano. Iniciou após uma pesquisa realizada pelos alunos no âmbito escolar quando constataram que a maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo dos alimentos e sua importância para a saúde. A referência teórica utilizada para o desenvolvimento deste projeto centrou-se num estudo realizado pelos técnicos do Ministério da Saúde (2005) que analisou os dados coletados numa pesquisa e constatou que a educação nutricional e alimentar faz-se necessária para conscientizar a todos sobre a importância da alimentação saudável, com produtos selecionados e em quantidade suficiente para suprir as necessidades das pessoas. O estudo verificou que é importante preparar um cardápio variado, contendo alimentos pertencentes aos três grupos: construtores, energéticos e reguladores. Os técnicos do Ministério da Saúde indicam que o conhecimento da pirâmide alimentar contribui em muito no preparo de uma refeição balanceada, equilibrada e saudável. Sustentam que a alimentação é uma necessidade básica para a manutenção da saúde e da vida. Em decorrência da falta de nutrientes e/ou o excesso deles, graves problemas podem ser gerados como a subnutrição e/ou a obesidade (Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT). O Ministério da Saúde alerta que a família e a escola devem estar atentas, e ambas devem buscar desenvolver hábitos alimentares saudáveis através do exemplo e da educação. As pessoas podem ser influenciadas por vários meios, a consumir produtos industrializados e pobres em nutrientes. Sem orientação procedente, ela é incapaz de distinguir e rejeitar alimentos nocivos à sua faixa etária. Neste momento é de suma importância que, professores e pais, se conscientizem e aprendam sobre educação alimentar para ensinar e se reeducarem, servindo como exemplo, além de orientar a criança sobre a importância do valor nutricional dos alimentos para um crescimento e desenvolvimento saudável.
Entre as ações do projeto proposto está previsto que os alunos confeccionem alimentos livres de conservantes, embalem e rotulem. Em sequência organizar uma feira aberta para expor esses alimentos que são oferecidos em degustação aos visitantes.
Projeto na Integra você encontra no blog:


Prof. Arruda degustando
Feira propõe alimento natural


Alunos capricharam na
embalagem e ....
alimentos.