![]() |
CRISTINA ALMEIDA É VOLUNTÁRIA NO HOSPITAL DE VIAMÃO |
22/JULHO/ 2011
O trabalho voluntário é uma importante prática realizada por muitas pessoas que visam apenas o bem comum do próximo. É definido com um ato realizado sem segundas intenções ou fins lucrativos.
Desempenhar um trabalho voluntário pode fazer muito bem não só as pessoas beneficiadas, mas a si próprio, pois ao ver pessoas recebendo ajuda direta ou indiretamente feitas por você é muito prazeroso.
No Hospital de Cardiologia de Viamão muitas pessoas prestam serviços voluntários, entre elas, Cristina Lima de Almeida, que realiza um trabalho com a finalidade de animar as crianças que estão hospitalizadas, e isso ajuda muito no reestabelecimento delas.
Ela conta que no hospital há um projeto denominado de Brinquedoteca, que é um espaço apropriado com cadeiras e mesinhas, onde as crianças realizam atividades lúdicas. Ora elas brincam com jogos educativos, com bonecas, carrinhos, pinturas, ou ora ouvindo histórias. A criança escolhe o tipo da atividade, e os voluntários ficam orientando e acompanhando.
“Ver o sorriso de uma criança é muito satisfatório e gratificante, e não há qualquer valor em dinheiro que possa ser pago para a gente sentir o prazer da alegria delas”, relata a voluntária.
Segundo ela, esse projeto para sobreviver depende de parceiros cooperantes que doem brinquedos, lápis, tinta para pintura, canetinhas coloridas, folhas de papel e cadernos com desenhos para colorir. “Quando as crianças estão no espaço da Birnquedoteca realizando as atividades, elas esquecem um pouco a sua dor e a doença”, explica.
Infelizmente não são todos que pensam assim, porque se todo mundo ajudasse o próximo com algum tipo de contribuição através de seu trabalho voluntário, muitas coisas mudariam neste país cheio de desigualdade social.
Para desempenhar o trabalho voluntário no hospital as pessoas devem se credenciar fazendo um cadastro e entrevista com a assistente social. “É preciso ter muito profissionalismo e responsabilidade, pois, assim como qualquer outro trabalho, é um compromisso sério”, alerta a voluntária Cristina Almeida.