Que concepção de homem e humano fundamentam a educação?
Que relação existe entre ética e educação?
Vilson Arruda Filho
“Se a educação é um espaço de encontro, de acolhida, de resposta a um Outro em sua diferença, então a educação é eminentemente ética. Pensar a ética como o próprio humano, como possibilidade humana de dar, em relação a si, prioridade ao outro” (LEVINAS, 1997a, p. 150).
Partindo deste pressuposto acredito que existem algumas reflexões que são necessárias sobre o papel social do professor para com a sociedade e os caminhos para que ele exerça a profissão com qualidade. Para que ocorra essa qualidade no trabalho, exigem-se mudanças no relacionamento do professor com seus alunos (o Outro) e nas ações didáticas adotadas para a socialização do conhecimento, socialização esta necessária para uma sociedade equilibrada em todos os aspectos.
O professor que trabalha por idealismo acredita que a educação é um espaço privilegiado para a construção do humano, de possibilidade para assumir a ética como fundamento de todo agir, com o Outro. Então acredito que se faz necessário compreender a relação existente entre a ética e a educação para se compreender melhor o aspecto da ética no contexto educacional.
Segundo Evaldo Kuiava “as ações do ser humano na esfera da moral e da ética, embora sejam influenciadas pela natureza, não são determinadas naturalmente. Cabe dizer: a ética é o que caracteriza a ação humana na sua ‘essência’.
Partindo deste referencial podemos afirmar que a ética na educação, além de formar, também constrói o indivíduo moralmente, permitindo que o mesmo se compreenda como um membro da sociedade, assumindo dessa forma as responsabilidades que lhe cabem como cidadão de convivência e interação. Logo, é praticamente impossível pensar no processo de ensino-aprendizagem sem uma referência ética, pois ambos se entrelaçam.
A ética não é apenas uma teorização do agir moral, ela é uma prática que está vinculada diretamente à ação humana na sociedade. Logo, ela é vivenciada em contextos diferentes na sociedade, como por exemplo, no político, no social, no econômico e no educacional. Assim, contribui de uma forma abrangente no que se refere a uma perspectiva coletiva e não puramente individual.
O acesso ao conhecimento e às habilidades constitui parte do processo de formação humana na educação, o que não deve ser confundido com a totalidade do processo. A ética inserida na educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações entre esses conhecimentos e habilidades, orientando-o para a prática da cidadania, ou seja, humanizar-se.
Após, estes fundamentos podemos considerar que o Homem não nasce acabado. Ele precisa aprender a ser humano. O processo de humanização inicia quando ele começa a participar do convívio humano e é introduzido pela aprendizagem da linguagem.
Segundo Aranha, o ato humano involuntário é consciente de finalidade, pois o ato existe antes como pensamento, como possibilidade, e a execução é o resultado da escolha dos meios necessários para atingir os fins propostos. Então, só acredito em educação se no ato pedagógico houver doses de amor, acolhida e respeito as diferenças.
Diferente do animal que permanece mergulhado na natureza, o Homem é capaz de transformá-la tornando possível a cultura. Para Aranha, cultura é um processo autoprogressivo do Homem que o caracteriza como um ser de mutação. Então, só posso acreditar que a escola é esse espaço privilegiado de construção do humano.
Interpretando os pressupostos da educação podemos afirmar que a educação familiar e escolar constrói os hábitos do ser humano.
Os hábitos compõem o caráter do indivíduo. Eles representam padrões coerentes, e muitas vezes inconscientes que servem para exprimir o caráter no dia-a-dia, sendo responsáveis pela eficácia ou ineficácia de nossas ações. O caráter no ser humano traduz o grau de aprendizado e educação adquiridos ao longo da existência. Sendo assim, a virtude e a ação são paralelas, e uma depende da outra para consolidar a educação integral do homem.
Concluindo entendo que o Homem é um ser social é para isso necessita viver em sociedade, e viver em sociedade com o "Outro" significa vivenciar regras e ética, mesmo que isto lhe tire um pouco da sua liberdade.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário