A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEC) não obteve êxito na Assembléia Legislativa para mudar o Plano de Carreira dos professores mesmo tendo a maioria dos deputados, graças ao apoio da oposição que forçou a base aliada a retirar os projetos PLs 61 e 62/2010
Não se dando por vencido, o Governo, através de seu representante, secretário Elvino Deon (técnico agrícola) com apoio do presidente da Assembléia Giovani Cherini (PDT) promove nova tática, desta vez bem mais aguçada na tentativa de dividir a categoria oferecendo aos professores e funcionários do ensino profissional (cerca de 148 escolas técnicas) um plano de carreira específico. Se esta mudança ocorrer ela pode acabar com a esperança de todos os professores gaúchos de receberm o piso nacional de R$ de 1.500,00, bem como a unidade sindical dos trabalhadores em educação.
Há quem diga, nos bastidores, que a intensão do Governo Yeda Crusius (PSDB) é enfraquecer a categoria e o sindicato (CPERGS) para ver os seus intentos aprovados.
Para os professores isso está cheirando a golpe para dividir a categoria, já que ese projeto que está sendo preparado nem se quer foi discutido com os professores técnicos.
Os educadores acreditam que com os professores segmentados por categorias profissionais fica muito mais fácil de serem manobrados pelo governo, principalmente aqueles professores e funcionários de escola que ainda não estão conscientes do golpe que está sendo preparado.
Imaginem na hora de dar um aumento:
Quando o governo propor um aumento de salário ele poderá negociar maior percentual para uns e , para outros, não conceder este mesmo aumento salarial. Acreditamos que Isso é o que toda categoria não quer que aconteça.
Obs: Na reunião da escola com o secretário de educação,Ervino Deon e o presiente da Assembléia Giovani Cherini o assunto da pauta principal foi a possibilidade da abertura de ranchos e não sobre o novo projeto de carreira do magistério. Nós, na escola (ETA ficamos sabendo desta notícia através do Jornal Correio do Povo, edição de 2 de abril de 2010.
Professor Arruda
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