Mexilhão: concha bivalve |
Professora:Carla Penna Ozorio
Acadêmico : Vilson Arruda
Disciplina de Zoologia Animal "A"
UFRGS - REGESD
Questões sobre o Filo Molusca
1. Animais do Filo Mollusca constituem um grupo abundante, diversificado e de ampla distribuição geográfica. Dentre as características citadas abaixo, uma não está de acordo com este filo, identifique-a.
a) Podem ser terrestres, dulceaquícolas ou marinhos.
b) Apresentam o corpo mole
c) São prostômios celomados não segmentados
d) O seu desenvolvimento é direto
e) São bilaterlalmente simétricos.
2. O desenvolvimento nos moluscos é indireto, possuem dois tipos de larva, uma delas é comum aos anelídeos e se chama LARVA TROCÓFORA. Qual o nome do outro tipo de larva existente nos moluscos e que é exclusiva destes organísmos?
Resposta: Larva Vélinger
3. Como se chama a parte do corpo dos moluscos que tem a aparência mole, é recoberta pelo manto e é onde estão inseridos a maioria dos orgãos?
R: Massa Visceral
4. Nos moluscos existe uma camada epidérmica, consistindo em uma dobra da parede do corpo que recobre todo ou parte do animal. É exclusiva deste grupo, que tem a função de revestimento e de secretar as substâncias que irão formar as camadas da concha: carbonato de cálcio (extraído da água do mar e dos alimentos), aminoácidos e proteínas (ambos produzidos pelo próprio organismo do animal). Cite pelo menos um dos nomes dados a esta espécie de pele que tem papel fundamental para os moluscos.
R: Manto
5. Moluscos vermiformes, corpo cilíndrico e pequeno, sem conchas, apenas uma cutícula espessa glicoprotêica, com pé reduzido ou ausente, não possuem cabeça distinta, olhos ou tentáculos. Na região anterior muitos possuem as chamadas fossetas pediosas, que são fossetas sensoriais. São encontrados em todos os oceanos associados aos sedimentos ou aderidos as colônias de cnidários. Como se chama a classe que eles estão inseridos?
R: Classe Aplacophora
6. Moluscos marinhos, habitantes de oceanos profundos, com poucas espécies vivas atualmente e sem representantes na América do Sul. Concha não espiralada, cônica ou em forma de capuz, formada por uma peça única, com o ápice voltado para frente do anima, lsob a qual se localiza o pé circular. São bentônicos, pastadores e se alimentam de microorganismos e detritos que depositam sobre o substrato duro. Pertencem a que classe?
R: Classe monoplacophora
7. Moluscos de forma elíptica com o corpo achatado dorsoventralmente, exclusivamente marinhos, apresentam a concha formada por oito placas sobrepostas e articuladas e um manto externo que as circundam, o cinturão. O pé amplo, achatado e musculoso ocupa grande parte da superfície ventral. São encontrados em zonas rochosas, abaixo da linha de maré, aderidos as pedas. A que classe eles pertencem ?
R: Classe Polyplacophora
8. A que classe pertencem os pequenos moluscos marinhos escavadores, que vivem enterrados nos substratos, sua concha é tubular, cônica, branca, aberta nas duas extremidades, com a região posterior mais afilada. Se parecem com uma presa de elefante, por isso são conhecidos como dente de elefante ou dentálio.
R: Classe Scaphopoda
9. Os moluscos da classe Bivalvia ocuparam a maioria dos ambientes, exceto o terrestre, desde o seu surgimento no Período Cambriano. Distinguem-se de outros moluscos por possuírem um corpo fortemente comprimido lateralmente e revestidos por uma concha constituída de duas valvas. A cabeça é muito reduzida e a massa visceral é dorsal. As ostras, vieiras, mexilhões, mariscos e teredos são moluscos marinhos ou de água doce. Entre as alternativas abaixo é incorreto afirmar que:
a) São principalmente dióicos, alguns poucos são hermafroditas
b)O desenvolvimento é indireto mais algumas espécies podem ter o desenvolvimento misto ou até direto.
c)O desenvolvimento de alguns bivalvos de água doce envolve um estágio larval parasita de peixes.
d)A fecundação é externa, algumas vezes pode ocorrer na cavidade do manto
e) Pode ocorrer reprodução partenogenética
10. Moluscos da classe Cephalopoda são exclusivamente marinhos, pelágicos e nadam por jato-propulsão, apresentam alto grau de desenvolvimento evolutivo. Alguns possuem olhos perfeitos, semelhantes aos dos vertebrados, com córnea, íris, diafragma, lente e retina. As lulas e sépias (1), polvos (2) náutilus (3) são alguns exemplos de cephalopodes. Relacione estes organismos com as características que seguem:
Concha externa,planispiral septada, braços finos e sem ventosas (a)
Possuem 8 braços e 2 tentáculos, concha interna reduzida ou ausente (b)
Possuem 8 braços, ausência de esqueleto (sem concha), corpo globular (c)
a) 1c 2b 3a
b) 1b 2a 3c
c) 1b 2c 3a
d) 1a 2b 3c
11. A perda ou redução da concha tornando-os leves,presença de gás em suas câmaras, uma circulação fechada, propulsão a jato (sifão) e nadadeiras, produção e utilização de tinta para defesa, olhos e sistema nervoso mais complexo, veneno nas glândulas salivares, rádula, tentáculos, ventosas utilizados na alimentação rápida e eficientes, são características que contribuem para que estes organismos se tornassem bem adaptados a vida pelágica e excelentes predadores. Estamos nos referindo aos moluscos da classe?
R: Classe Cephalopoda
12. Qual é o nome do orgão raspador, é extrovertido e faz a raspagem do alimento, característico de alguns moluscos tais como os incluídos nas classes Gastropoda, Polyplacophora e Cephalopoda.
R: Rádula
13. Os gastrópodes (Gastropoda, do grego gaster, estômago + pous, podos, pé), constituem uma grande classe de moluscos, é a maior e mais diversificada do filo Mollusca, aproximadamente 70.000 spp. Há formas sem conchas, conhecidas como lesmas que ocorrem em ambientes marinho e terrestre e as que possuem concha, como os caracóis, que vivem em ambientes terrestre e de água doce, e os caramujos, ambientes marinhos. Das características gerais citadas abaixo duas estão incorretas, identifique-as:
a)Possuem pé ventral pouco desenvolvido
b)A maioria possuí rádula
c)A forma mais comum da concha é univalva espiralada
d)O registro fóssil é abundante
e)Todos apresentam cabeça, e esta é dotada de dois tentáculos sensoriais e um par de olhos
f) Poucas espécies bentônicas, a maioria é pelágica
14. Todos os gastrópodos apresentam torsão do corpo. A massa visceral é girada em sentido anti-horário em relação à cabeça e pé. Esta situação trouxe algumas vantágens, identifique abaixo aquela que não pode ser identificada como benéfica para o organsimo:
a) Maior proteção
b) Melhorou as condições de seu metabolismos, o ânus, o nefridióporo e o gonóporo ficaram mais próximos da cabeça e boca do animal
c) Maior aproveitamento dos Ofrádios
d) Melhora no deslocamento
e) Maior ventilação dos ctenídios
15. Relacione as subclasses PROSOBRANCHIA (1), OPISTOBRANCHIA ( 2) e PULMONATA (3) com as características citadas abaixo:
a- Concha reduzida, ausente ou presente, sem opérculo, terrestres, alguns de água doce: Megalobulimus (conhecido como "aruá do mato")
b- Concha espiralada ou cônica, com opérculo, um par de tentáculos, aquáticas ou terrestres, a maioria marinhos. Maior número de espécies. Exemplo: Mesogastropoda e Neogastropoda.
c- Redução ou perda da concha, sem opérculo, marinhos, nematocistos muito coloridos. Exemplo: Nudibranchia
1c 2b 3a
1b 2c 3a
1c 2a 3b
Nenhum comentário:
Postar um comentário