sexta-feira, 29 de julho de 2011

DENISE FERREIRA: VOLUNTARIADO É INCENTIVO A CIDADANIA - VIAMÃO

VOLUNTARIADO É INCENTIVO A CIDADANIA

DENISE FERREIRA FAZ TRABALHO VOLUNTÁRIO
HÁ MAIS DE DEZ ANOS

Em tempos de disparidades, entre os poucos que têm e os muitos que não têm é de extrema importância que se faz o trabalho voluntário, como ferramenta de construção de uma sociedade com justiça, onde cada individuo à medida que pode, se propõe junto com seu semelhante resgatar direitos e buscar a efetiva cidadania, construindo uma sociedade com direitos e distribuição de valores de forma igualitária.

Na nossa Viamão muitas pessoas se dedicam ao trabalho voluntário, entre elas a professora Denise Ferreira da Escola Estadual Açorianos que desenvolve há mais de dez anos atividades motivacionais para grupos utilizando uma diversidade de técnicas que visam melhorar a auto-estima das pessoas, a valorização pessoal e a prática do bem viver.
A professora motivadora disse que o foco principal de seu trabalhado é voltado pra educadores,estudantes e grupos de melhor idade. “O que faz as pessoas viverem bem e se valorizar é a elevação da auto-estima”, afirma.
Segundo ela, as pessoas com o tempo vão perdendo o sentimento de valorizar a vida, e consequentemente ficando inseguras, indecisas e depressivas.
Denise explica que, ao contrário, as pessoas com a autoestima elevada, em contrapartida, é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes e que tem amor-próprio e não vivem em conflito não sendo anciosas e inseguras. “As pessoas com auto-estima alta e motivadas são mais alegres e produzem muito mais no seu trabalho”, acredita ela.
A medida que a necessidade de realizar-se torna-se preponderante, verifica-se no indivíduo motivação elevada para a auto-realização e a busca de sua autonomia, encarregando-se de assumir, inclusive, desafios reais no trabalho, entrando em uma luta contínua para seu sucesso pessoal. Quando a necessidade mais evidenciada é a da afiliação, o indivíduo foca sua atenção em sustentar seus relacionamentos interpessoais, muitas vezes em detrimento de seus próprios interesses.
Faceira e sempre de bem com a vida, Denise conta que na terça-feira, 26, realizou um trabalho voluntário de motivação no Grupo de terceira idade “Sempre Vivas” da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que tem a coordenação da professora Lony Petry Gomes. “Precisamos difundir muito mais as boas ações, as atitudes de bem querer para que as pessoas saibam que existe bem mais coisas boas e positivas nesse mundo onde temos uma tendência a dar atenção aos fatos negativos e geradores de coisas ruins”, avalia a voluntária.
”O trabalho voluntário me realiza, pois a minha recompensa é plena e absoluta, tendo em vista que estou me sentido importante para as pessoas que naquele momento que estão precisando de carinho, atenção e amor”, avalia Denise Ferreira.

Texto: Vilson Arruda Filho
JORNAL SEXTA - VIAMÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores