sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROFESSORES APOSENTADOS DE VIAMÃO SÃO HOMENAGEADOS

Professores aposentados
da rede municipal são homenageados



Professores aposentados forma prestigiados em Viamão
 A tarde de quarta-feira (17) foi de confraternização para os professores aposentados da rede municipal de ensino. Trata-se do Chá dos Mestres, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a fim de reunir os educadores e prestar uma homenagem pelo trabalho realizado durante todos esses anos.

O diretor-geral da secretaria de Educação, Belini Romanzini, representando o secretário Gilnei Leite, falou sobre a iniciativa. “O objetivo deste evento é resgatar a história do município e valorizar o trabalho dos professores. É um momento muito significativo, pois é através da educação que nós construímos todos os tipos de relações sociais. Há alguns anos, já realizamos uma ocasião como esta, e agora queremos transformar em um evento anual”, explicou.

Heróis. Essa é a definição que o prefeito em exercício, Atidor da Cruz, atribui aos professores presentes. “Antigamente tudo era muito mais difícil. Muitas vezes, vocês compravam giz com o próprio salário. Inclusive, a estrutura das escolas não era como hoje. Era tudo muito precário, por isso os considero heróis”, ressaltou.

O evento foi guiado pela assessora pedagógica da secretaria, Índia Guaraçaí Teixeira, que conduziu o momento de forma animada e descontraída. As atividades culturais já se mostraram presentes na recepção, onde os professores foram recebidos ao som de trombone e saxofone. O público também pôde usufruir de apresentações de dança do ventre, com o Grupo Mãos Dadas e o grupo do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, além de uma peça de teatro com professores e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Querência.

O encerramento contou com distribuição de brindes e chá entre os participantes. Abraços, risadas, lembranças e reencontros marcaram a tarde da quarta-feira, que fez os professores saírem da Secretaria de Educação sentindo-se valorizados e com o trabalho reconhecido.

O primeiro Chá dos Mestres

Realizado em 2006, na gestão da professora Vera Oliveira, o primeiro

Chá dos Mestres já veio com a intenção de tornar o evento anual. “Na época, eu era secretária de Educação e um dos meus projetos era resgatar a história desses professores e valorizar a contribuição que eles deram à educação do município”, ressaltou Vera.

Ela explicou que naquele mesmo ano se afastou por problemas de saúde. “Devido a isso, não tive tempo de colocar o evento no calendário da SME”, afirmou a professora. Há pouco tempo, Vera retornou às atividades e foi uma das principais organizadoras da 2ª edição do Chá dos Mestres. “É um momento para fortalecer a ideia de realizar o evento uma vez por ano e uma forma de agradecer a esses grandes mestres”.

De acordo com a educadora, a aposentadoria é uma etapa muito difícil, na qual muitas pessoas se veem impossibilitadas. “Nós queremos mostrar para esses professores a importância do trabalho deles, o tamanho da contribuição que eles deram. Eles não são valorizados só pelo que foram, mas pelo que ainda são, pois se temos hoje uma das melhores redes municipais de ensino é graças a eles”, destacou. Para Vera, “não existe presente nem futuro se esquecermos do passado”.
A fim de demonstrar a gratidão que o município tem pelos professores, a Secretaria de Educação, através da professora Vera, está organizando um passeio turístico pelas escolas do município, previsto para outubro. “O nosso intuito é mostrar como as instituições estão hoje, o que mudou e, principalmente, fazer com que os educadores saibam que tudo isso é fruto do trabalho deles e que fazem parte dessa história”, encerrou.


Texto: Natália Maciel
Fotos: Natália Maciel e Kauê Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores