UFRGS
TAREFA 05 DE GEOLOGIA
NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA – 0178662 – REGESD - UFRGS
As atividades correspondentes ao Módulo 10 deverão ser entregues até o dia 11/07. Até 23 hs
1.O intemperismo consiste no fenômeno geológico responsável pela desagregação e decomposição das rochas. Quais os produtos resultantes do intemperismo?
Resposta:
Resulta em sedimentos de rocha que forma o regolito (solo). Também resulta como produto final do intemperismo os cascalhos, arenitos, siltitos e argilitos, silício, Alumínio, gipso, dolomita e outros...
2. Quais os tipos de intemperismo e o que ocasionam?
Resposta:
Tipos: Físico, Químico e Biológico
E ocasionam:
a) Físico: Ocasiona a degradação das rochas
b) Químico: Ocasiona a decomposição das rochas pelas águas da chuva, principal agente.
c) Biológico Físico: raízes, minhocas, formigas, roedores entre outros
d) Biológico Químico: Liquens, Fungos, Bactérias e outros...
3. Os fatores de formação dos solos são responsáveis pelo tipo de intemperismo que irá atuar em uma região e pela determinação das características do solo. Com base nisso, cite os principais fatores envolvidos no processo de formação do solo.
Resposta:
Material original, clima, Topografia – relevo, vegetação e tempo.
4. Como o relevo afeta a formação do solo?
O termo relevo refere-se às formas do terreno e a sua ação reflete diretamente na dinâmica da água, tanto no sentido vertical, infiltrá-lo, como lateral através do escoamento da •água das chuvas e da drenagem do solo.
O relevo pode ter influencia profunda sobre o desenvolvimento do solo, superando em alguns casos o próprio clima. O relevo afeta o desenvolvimento, sobretudo através da lixiviação, da erosão e da cobertura vegetal.
O relevo interfere na formação do solo e modifica o perfil através dos seguintes processos:
- na absorção e retenção da •água da precipitação;
- no grau de remoção de partículas do solo pela erosão;
- na movimentação de materiais em suspenso ou em solução para outras áreas.
A variação do relevo origina uma sequência de perfis geneticamente ligados entre si, mas diferenciados por características morfológicas.
Os solos formados nas partes altas do terreno diferem dos de encostas e baixadas. Em função da topografia os solos podem apresentar as seguintes denominações:
a) Solos Eluviais: São definidos como os que mantêm estreita correlação com o material de origem, influenciados pelo transporte de partículas minerais de regiões próximas e estão sujeitos a influências das características mineralógicas, físicas e químicas da rocha matriz.
b) Solos Coluviais: São aqueles geralmente encontrados em locais declivosos. Estes resultam da mistura de fragmentos minerais de rochas de camada mais profundas e também são enriquecidos por partículas transportadas de locais mais elevados e que podem ter origem de material rochoso diferente.
c) Solos Aluviais: Os materiais que entram na constituição desses solos originam-se da acumulação gradativa dos resíduos minerais provenientes de regiões próximas, ou seja, daquelas dentro da bacia hidrográfica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário