DISCIPLINA: TEORIA DO CONHECIMENTO E EPISTEMOLOGIA
2.a) O que impulsiona o homem em direção à Ciência?
• O que impulsionou o Ser humano em direção à Ciência é o desejo de procurar explicações racionais dos fatos já conhecidos ou observados de forma sistemática e controláveis com organização investigativa. Completando, pode-se dizer que essa impulsão é devido a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captados pela percepção sensorial (sensação, percepção, representação, juízo, raciocínio e conceito - níveis de conhecimento-), e analisadas de forma superficial, subjetiva e acrítica pelo senso comum.
3) O que é a Investigação Científica e como é que ela surge?
-Investigação científica é a construção e a busca concreta de um saber que acontece no momento em que se reconhece a ineficácia dos conhecimentos existentes, incapazes de responder de forma consistente e justificável às perguntas e dúvidas levantadas.
-Surge, ou inicia quando os conhecimentos existentes são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem, ou ainda a partir da crise dos conhecimentos existentes no sentido de modificar, ampliar e substituir os existentes dando assim uma nova resposta à pergunta existente.
4) Em que consiste o Ideal da Racionalidade?
Consiste em atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias a partir de enunciados lógicos – não contraditórios. Os enunciados científicos devem estar isentos de ambiguidades e de contradição lógica. Incide sobre a forma dos enunciados, leis e teorias, e serve para avaliar o acordo que existe entre as diferentes teorias utilizadas pela comunidade científica, permitindo o seu diálogo intersubjetivo e possível consenso. A ciência, no momento que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las restabelecendo relações entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, e teoria e outro campo da ciência, de tal forma que possa, através desta visão global, perceber as possíveis inconsistências e corrigi-las.
5) Quando um Enunciado Científico é Objetivo?
É quando deixa de ser subjetivo e assistemático. E também quando, alheio as crenças pessoais, puder ser apresentado à crítica, à discussão, e puder ser intersubjetivamente submetido a teste e seus resultados podem passar pela avaliação crítica intersubjetiva feita pela comunidade científica. É objetivo quando as construções conceituais se representam com fidelidade o mundo real e com imagens verdadeiras, evidentes, impessoais, passiveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica como provada em sua veracidade. Verdade Semântica.
6) Em que consiste a Intersubjetividade científica?
A Intersubjetividade científica consiste na possibilidade de a comunidade científica ajuizar consensualmente sobre a investigação, seus resultados e métodos utilizados.
7) Em que consiste o Método Científico e qual a sua importância?
Método Científico é um procedimento dotado de passos e rotinas específicas, que indica como a ciência deva ser feita para ser ciência. É um caminho próprio que Consiste na proposição de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) e na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica (verdade pragmática).
O Método Científico importante porque consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas e oferece maior segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias, uma vez que obedece os critérios e as etapas científicas para chegar a conclusão dos fatos questionados.
Vilson Antônio Arruda
Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA
Professor de Administração Rural
Professor no Lab de Biologia
Professor no Ensino Médio
Técnico Agrícola
Acadêmico em Biologia - UFRGS - REGESD
Fone (51) 98454422
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