A 1ª Conferência Municipal de Cultura, após a aprovação da Lei Municipal nº 3837/2011, de 28 de março, a qual criou o Conselho Municipal de Cultura (CMC) e do Decreto nº 033/2011, de 11 de agosto, foi promovida pela prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SMCE), no último sábado (17 de dezembro 2011).
O evento ocorreu no Centro de Formação Walter Graf e teve como objetivo promover o encontro entre a sociedade civil e os representantes do governo municipal, para a construção de propostas de políticas públicas de cultura, que atendam os interesses da comunidade.
Para o secretário de Cultura e Esporte, Alexandre Godoy, a cultura tem uma grande importância para o governo, pois envolve vários segmentos da sociedade. “Nossa conferência é um momento de construção, no qual todos que têm interesse em contribuir podem participar”, completa.
Segundo o prefeito Alex Boscaini, o Fórum Permanente de Cultura de Viamão (FPCV) é um colaborador do poder público e das entidades envolvidas. “Cultura é a expressão da raça humana. Este evento é fruto da dedicação e do desejo de todos os servidores da Cultura, os quais trabalharam e muito para que o mesmo fosse realizado. Parabenizo a secretaria e todos os envolvidos, que com certeza buscam melhorias cada vez mais para Viamão, objetivo de todos.”
Após a abertura oficial, o cerimonial ficou aos cuidados da representante do fórum, Fernanda Figueiró, e do diretor de Cultura, Jorge Siqueira, que desenvolveram os trabalhos até a tarde.
ADÃO PRETO FILHO, PREFEITO ALEX BOSCAINI (PT), ALEXANDRE GODOY E CANDIDO CASTRO |
FERNANDA FIGUEIRÓ (E), VALTER NUNES, JORGE SIQUEIRA (D) |
Na parte da tarde, foi debatido o Plano Municipal de Cultura e sua isenção no município de Viamão.
Os monitores foram: de artesanato e artes visuais, Djine Klein; de literatura e música, Valter Nunes; de tradicionalismo e matrizes, Cândido Castro; de dança e carnaval, Maria Amorin; e de artes cênicas e patrimônio, Ricardo Baldez.
Mais sobre Cultura
O Fórum Permanente de Cultura de Viamão nasceu de uma diretriz retirada do eixo 5, “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, que consta no Relatório da Conferência Municipal de Cultura de Viamão ocorrida em 30 de outubro de 2009. Em 23 de novembro do mesmo ano, foi realizada a primeira reunião oficial, efetivando a sua fundação com a finalidade de auxiliar na criação do Conselho Municipal de Cultura, na elaboração das diretrizes do Plano Municipal de Cultura e discutir a viabilização de todas as formas de manifestações culturais na cidade de Viamão.
Em 23 de novembro de 2011, foi estabelecido que o FPCV deveria sair da informalidade e constituir uma Associação Jurídica devidamente registrada para que os produtores viamonenses de cultura, tenham a oportunidade de constituir formas de viabilizar a cultura municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário