domingo, 23 de agosto de 2009

SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS

O que significa ser Professor nos dias atuais?

Responder a questão colocada pelos proponentes não é, absolutamente, uma tarefa fácil.
Observa-se que a questão tem um caráter ontológico e não funcional.
Sobre o caráter funcional não há maiores problemas:
Acredito que Professor é alguém que ensina algo a outrem, e também aprende como os alunos.
Observe o questionamento proposto: Perguntamos o que é um Professor (?), e não o que ele faz.
A preocupação é com aquele conjunto de características que definem o Ser Professor. É claro que a resposta a este tipo de questão é condição indispensável para a construção do Currículo nas escolas.
Também podemos ampliar questionando: que Professor eu tenho que ser nos dias atuais para esta clientela de alunos no mundo contemporâneo?
Vamos desenvolver a nossa análise reflexões que poderão responder às seguintes questões:
• Qual é o contexto da educação brasileira?
• Existe um conjunto de conhecimentos que caracterize o ser Professor?

1. Contextualização
Hoje a educação brasileira tem alguns problemas que interferem no ensino como: ainda existe a prática de uma cultura escolar elitista, falta de uma visão política educacional estratégica e de prioridades, desinformação da sociedade que garante os seus direitos, a família não acompanha o dia a dia dos filhos, a escola não está integrada as atividades da comunidade, interesses corporativistas por parte dos governos como também dos sindicatos de classe, fracasso escolar (reprovação repetência e evasão) e despreparo dos professores para solucionar determinados dilemas.
Todos esses qualificadores geram no âmbito escolar certo tipo de violência que não permite, de uma certa forma, uma interação que venha a ser mais acolhedora para a sustentabilidade da educação em todos os níveis de ensino.
Também podemos analisar que o professor tem dificuldade de ensinar ao aluno o real, porque não aprendeu. Isso causa insegurança, que leva a culpar sempre à criança e a família pelo fracasso, a estigmatização é constante: profecia que se auto-realiza (desde o início do ano, o professor já “prevê” os que vão fracassar), falta de incentivos leva ao desânimo e acomodação, os professores , mais dinâmicos, que querem melhorar, são malvistos e ficam “no gelo” na escola, o Professor prepara as avaliações (provas) com certo sentido de poder, a escola pública é vista como favor, não como direito, o Professor é visto como vítima, e não como alguém que está ali para prestar o melhor serviço possível e a Família, por sua vez, não tem capacidade para fazer cobranças qualificadas.
Então este é o palco da educação brasileira. Sabemos que muitas soluções já foram realizadas nos últimos anos, no entanto, ainda são poucas em relação ao que ainda tem para serem solucionadas.

2- Conjunto de conhecimentos que caracterize o ser Professor

a) Ser Professor é uma atividade para profissionais qualificados.
Em nossa sociedade, a atividade de ser Professor tomou-se, com o tempo,
sinônimo de “bico” deixando de ser uma profissão para se tornar uma função.
No meu ponto de vista, ser Professor é uma atividade que exige um alto grau depreparação específica aos que se dedicam. Se exigimos alto grau de especialização do Médico ou do Engenheiro, não aceitando que pessoas sem formação específica atuem nestas áreas, porque aceitarmos que qualquer pessoa possa ser Professor? Em suma, ser Professor não é nem melhor nem pior do que ser Advogado ou Contador, mas é diferente.
Se por um lado a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação avança neste ponto ao exigir do profissional da Educação, em nível médio, formação em nível superior (Art. 62), por outro lado o Ministério da Educação dá um passo atrás ao permitir que profissionais não formados para a tarefa específica de ser professor possam atuar após satisfazer a exigência de carga horária em disciplinas pedagógicas.

b) O Professor deve ter diferentes técnicas de ensino.
Apesar de que as condições atuais que o Professor vai encontrar, nas
redes Pública e Privada, não sejam as ideais, creio que o Professor deve ter o
domínio de várias técnicas que possibilitem a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos a serem ministrados de forma eficiente. Em outras palavras, o Professor deve ser instrumentalizado para o ensino da mesma forma que outros profissionais o são para o exercício de suas atividades profissionais.
Prosseguindo na nossa linha de comparações, cremos que como um Médico aprende várias técnicas ao longo de seu curso de medicina, sem mesmo ter idéia se as vai utilizar ou não na sua vida profissional, o Professor deve também deve ser treinado de várias maneiras (técnicas) de ensinar o mesmo assunto, mesmo que não se saiba se a escola onde o futuro profissional vai trabalhar apresentará as condições ideais para o desenvolvimento de determinado tipo de atividade.

c) Ser Professor significa ter uma integração com a comunidade onde trabalha.
Não é ser a político partidário (embora esta forma de participação política seja legítima em uma sociedade democrática), mas sim ter consciência das relações sociais que se estabelecem a sua volta e que dirigem as ações de determinada coletividade de seres humanos. É ter noção do seu papel como agente social que deve estar engajado no processo de transformação dessa sociedade, visando uma educação que liberte o Homem e o leve à plenitude de suas potencialidades.
Esta postura aponta para a necessidade de temas como História, Sociologia, Psicologia, Psicologia Social e Filosofia nos cursos de formação de professores.


d) Ser Professor implica em ter uma teoria sobre como se desenvolve a aprendizagem, orientando a sua atividade.
Isto significa que ser Professor não é agir aleatoriamente esperando
que, por intervenção e graça divina, a aprendizagem ocorra como consequência do ensino proposto. Deve-se conhecer como a aprendizagem ocorre, para poder-se escolher o método de ensino adequado. Em culinária aprendi que saber como o sistema digestivo funciona pode ser a diferença na hora de escolher o óleo adequado para a salada.

e) O mestre Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia cita:
... Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.....Estudo pedagogia e sei que a realidade é difícil mas com amor, respeito e dedicação poderemos mudar esse país...Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se felizSer professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendotodos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é encontrar pelo corredor com cadaaluno,olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-opelo nome para que ele se sinta especial... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

f) Desafios do professor
*Superar a herança imperial (escola para poucos; acadêmica,enciclópedica e distante da vida), para ter uma educação democrática, que outros países já tinham no início do século XX
*Sintonizar a educação com as demandas da sociedade do conhecimento do final do século XX e início do XXI
*Qualificação para o exercício da cidadania
*Aprender a aprender
*Acessar, processar e dar sentido à informação
*Resolver problemas
*Trabalhar em grupo

Por
Arruda


**Marques do Pombal
Laicização é o processo de tornar algo leigo. Isto pode ter vários sentidos, como o religioso, ou o jurídico, ou o burocrático. Leigo é algo que não seja oficial, especializado ou diplomado, por exemplo. Leigo ou "laico", esta última palavra mais de acordo com a origem latina

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