JARDIM DO COCÃO ABANDONADO PELA PREFEITURA DE VIAMÃO
ABRIL DE 2012
“A Prefeitura de Viamão nos abandonou!!!. Os nossos problemas ocorrem desde 2003 e o prefeito não toma providências”, exclamou indignado Adão Jorge Mattos Santana, 42 anos, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Cocão (AMOJAC). Esquecido pelo prefeito Alex Boscaini (PT), o Loteamento Jardim Cocão, localizado ao norte do município, na fronteira de Viamão-Alvorada carece de infra-estrutura digna para humanizar o bairro.
O panorama no local é desastroso e tem perturbado a vida dos moradores. Devido à saturação das caixas coletoras da rede doméstica e pluvial, o esgoto corre a céu aberto pelo leito das ruas. “O mau cheiro é insuportável”, conta a comerciante Magneri da Silva, 47 anos. Os representantes do bairro reclamam que a secretaria municipal dos transportes não pressiona a Empresa de Ônibus Viamão para criar uma linha no bairro. A empresa alega que não terá lucro. Santana também denuncia que o prefeito Alex Boscaini comete crime ambiental quando doou área pública e de Preservação Permanente, existente no Loteamento, para a construção futura do CTG Unidos pela Tradição, ferindo a Legislação Ambiental. No local tem uma fonte de água, cuja vertente é uma das nascentes do Arroio Águas Belas foi desmatado sem autorização da Fepam. Os moradores já denunciaram o fato ao Ministério Público, e a promotora, Anelise Grehs Stifelmam, já está tomando providências.
O matagal tomou conta das laterais das ruas. Como a prefeitura não tem feito a limpeza e manutenção das vias, a vegetação está subindo pelos postes de energia elétrica, e se espalhando pelo leito das ruas. Segundo os moradores, o lugar é propício para desenvolver animais peçonhentos, mosquitos da Dengue, e também acaba servindo, à noite, para esconderijo de marginais. No inquérito civil, instalado pelo Ministério Público, os moradores reclamam da questão da insegurança, realtando que desde a troca do Cel. Alfeu Freitas do comando do 18º Batalhão da Brigada Militar de Viamão, não ocorreram mais visitas ou rondas com viaturas no loteamento. “Estamos a bangú”, reclama a Diretoria da AMOJAC.
A CORSAN contratada pela Prefeitura para executar as obras de saneamento pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) também ajudou a esculhambar ainda mais o bairro, pois abriu valas no calçamento, que já era ruim, e não repôs os paralelepípedos no devido lugar, deixando buracos por toda a extensão das vias, e isso tem causado transtornos e indignação aos moradores.
A comerciante, Claudete Ramos da Silveira, 44 anos, disse que perdeu a conta de quantas vezes apelou para que o governo municipal tomasse as providências. O presidente da AMOJAC, Adão Santana, revela que o prefeito disse em uma reunião que enquanto ele estivesse na frente dos interesses da comunidade a prefeitura não iria executar nenhuma obra no loteamento. “Tem fios de alta tensão da CEEE que passam em cima da escola municipal e o prefeito não toma providências. O dia que acontecer uma tragédia, não poderá negar o conhecimento”, questiona Maria Aparecida. “Eu represento os moradores, e nós pagamos IPTU para a prefeitura de Viamão, e é obrigação do prefeito Alex Boscaini (PT) executar as obras de infra-estrutura”, disse Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário