terça-feira, 30 de agosto de 2011

CAFÉ PEREGRINO LANÇA O PRIMEIRO CARDÁPIO BRAILLE EM VIAMÃO

CULTURA E ACESSIBILIDADE NO CAFÉ PEREGRINO
ELISABETE TELLES DE SOUZA, JORGE AMARO,
ADÃO PRETTO FILHO, ATIDOR CRUZ E ROBERTO OLIVEIRA
Durante o primeiro “Café, Cultura e Acessibilidade”, ocorrido na última sexta-feira, 26 de agosto, no Café Peregrino, ao lado da Matriz, foi lançado o primeiro Cardápio Braille de um estabelecimento comercial de Viamão. A iniciativa partiu da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, FADERS e os diretores do Café Peregrino.

O cardápio em Braile está previsto na lei estadual 13320/2009, em seu artigo 55-A – “Os bares e restaurantes estabelecidos no Estado do Rio Grande Sul, onde sejam comercializadas refeições ao público, ficam obrigados a oferecer cardápios em braile. (Incluído pela Lei nº 13.519/10)”. Viamão possui mais de 20 mil pessoas com deficiência, sendo que a deficiência visual corresponde a 50% deste número. Conforme Jorge Amaro, da FADERS, “Em torno de 10 mil pessoas tem cegueira ou baixa visão em Viamão. O Braille precisa ser disseminado em nosso município para que estas pessoas tenham o direito de ter acesso à informação. Não estamos tratando aqui de favor algum, mas um direito conquistado.”
Participaram da atividade  a diretora do Café Peregrino, Elisabete Telles de Souza, o Vice-prefeito de Viamão, Atidor da Cruz, o diretor de Cultura e Esporte Adão Pretto Filho, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Oliveira, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rogério Gross, o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Dilceu Junior, além de autoridades e artistas locais.

Saiba mais:
Para compreendermos a origem do Código Braile, devemos nos reportar à vida de um brilhante jovem francês nascido no início do século XIX. Louis Braille vivia em Coupvray, um pequeno distrito localizado à cerca de 45 quilômetros da cidade de Paris. Quando tinha apenas três anos de idade, Louis sofreu um grave acidente quando manejava uma das ferramentas da oficina de seu pai. Por fim, o jovem Braille acabou perdendo a visão dos dois olhos.

Apesar da infeliz limitação, os pais de Braille decidiram mandá-lo para escola junto das outras crianças. Incapaz de enxergar e escrever, Braille desenvolveu a incrível capacidade de memorizar todas as lições repassadas por seus mestres. Graças ao seu notório desempenho escolar, acabou conseguindo ingressar em uma instituição de ensino para cegos administrada por Valentin Haüy. As possibilidades de aprimoramento intelectual de Braille pareciam cada vez mais viáveis.

Nessa escola, os textos eram adaptados de forma que as letras eram impressas em alto relevo. Apesar de funcional, o método exigia a confecção de livros pesados e grandes. Além disso, o tempo gasto para a leitura de qualquer material era bastante extenso. Em razão dessas dificuldades, o instituto de Valentin sempre estava à procura de novos métodos que pudessem facilitar a vida e o acesso à informação dos deficientes visuais.

Após três anos de pesquisa e experimentos, Louis Braille estabeleceu um novo sistema de escrita e leitura para cegos. No ano de 1829, publicou esse novo código no livro “Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles”. Em 1852, Braille faleceu sem ter a oportunidade de ver seu trabalho amplamente reconhecido.

O código Braille é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Por meio da combinação destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Em situações mais simples, o texto em Braille pode ser produzido com a utilização de uma régua especial e um estilete que registra os pontos em uma base que marca os lugares marcados.

Referência do texto: Brasil Escola
Foto: Beatriz Tavares

LEI GERAL DA MICROEMPRESA, EMPRESA DE PEQUENO PORTE FOI TEMA DE REUNIÃO NA PREFEITURA

Lei Geral foi pauta em reunião na SMDE


(E) TÚLIO SOUZA, RAFAEL MENNET, RICARDO GROSS (SEM CABELO) E  ANDRÉ PACHECO (D)

Uma reunião para debater e implantar a Lei Geral da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual no município de Viamão, ocorreu nesta sexta-feira (26), na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, estiveram presentes o secretário da pasta, Ricardo Gross, e o presidente da Acivi, André Pacheco, do Sindlojas, Túlio Souza e o representante da OAB de Viamão, Rafael Mennet.

A lei regula o tratamento jurídico diferenciado e favorecido assegurado ao empreendedor individual. Entre as ações promulgadas, estão: a inovação tecnológica e a educação empreendedora; o associativismo e as regras de inclusão; o incentivo à geração de empregos e a formalização de empreendedorismo; a unicidade e a simplificação do processo de registros e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Também dá preferência às aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos municipais e promove a criação, desenvolvimento e consolidação de Redes de Cooperação Empresarial de empreendedores individuais às microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo Gross, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com as instituições envolvidas, tem a responsabilidade de dar segurança às questões econômicas dos viamonenses, e incentivar os direitos dos mesmos, além da desburocratização de algumas situações. “Acreditamos que a lei trará mais uma melhoria para o município, e então estamos nos aprimorando para instituí-la. Quanto menos burocracia, melhor para todos nós”, encerrou o secretário.

 fotos: Tamires Fonseca

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PSOL DE VIAMÃO FAZ REUNIÃO COM CASA CHEIA

PSOL REALIZA O PRIMEIRO DE UMA
SÉRIE DE ENCONTROS QUE IRÁ CONSTRUIR
O PROJETO DO PARTIDO PARA VIAMÃO.



VEREADOR ROMER É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO


Reunidos na sede da Intersindical, no centro de Viamão, militantes, filiados e simpatizantes do PSOL deram inicio a uma série de encontros que irá construir o projeto do partido para o município, em especial, o programa de governo para as eleições de 2012. Conforme o Presidente da sigla, Pedro Ciarlo “... reuniremos com nossos militantes, filiados e simpatizantes em várias regiões do município para ouvindo-os e, a comunidade local, termos um projeto inovador para Viamão”.

Já para o pré candidato a Prefeito pelo PSOL, Vereador Romer Guex, “ o PSOL terá um projeto diferenciado para a cidade e só o PSOL pode ter um programa que privilegie o povo pobre e o trabalhador desta cidade, uma vez que os demais partidos ou representam o projeto ultrapassado que Governou a cidade antes do PT ou estão participando da atual administração cujo projeto executado é o da estagnação. O PSOL será a opção do povo viamonense entre o retorno ao atraso e a manutenção da estagnação.”

No encontro, foram eleitos os delegados para os Congressos Estadual e Nacional do partido. Dois novos encontros já estão marcados, um para a comunidade dos distritos de Águas Claras e Capão da Porteira e, outro, no quarto distrito.


ROMER DOS SANTOS GUEX


VEREADOR DO PSOL

LAGO TARUMA É REVITALIZADO APÓS DENÚNCIA DO COLUNISTA ARRUDA FILHO DO JORNAL SEXTA DE VIAMÃO

Prefeitura acordou após alerta da
mortandade de peixes 
e realiza limpeza no Lago Tarumã


LADO OESTE DO LADO FOI ROÇADO E LIXO RECOLHIDO

NA PARTE NOROESTE A GRAMA FOI CORTADA E LIXO RECOLHIDO

NO LADO OESTE A MARGEM FOI REVITALIZADA

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA FAZENDO  
A LIMPEZA DA MATO QUE JÁ
TOMAVA CONTA DA RUA DE ACESSO AO LAGO TARUMÃ


Setembro de 2011:
Após denúncia  da mortandade de peixes ocorrida no Lago Tarumã, pelo colunista Vilson Arruda Filho do Jornal Sexta de Viamão e Jornal Zero Hora de Porto Alegre a prefeitura de Viamão resolveu acordar e iniciar a limpeza geral de todo o entorno do lago. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, e de Obras e Viação, Marcos Nor, realizaram uma vistoria, nesta sexta-feira (26), para fiscalizar as ações.

Segundo Gross, desde que começou a mortandade de peixes a secretaria está monitorando o local e tomando as devidas medidas para o controle do fato. “A primeira iniciativa foi a coleta da água para a análise da Corsan. Estamos esperando os resultados para vermos o real motivo das mortes. Além disso, não estamos sozinhos nesse trabalho, pois após o ocorrido acionamos, imediatamente, a Secretaria de Obras e Viação que começou a limpeza geral do local”.

A morte dos peixes pode ter vários motivos, mas de acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, o frio poderia ser o problema. “A tilápia não se adapta ao frio extremo que está assolando o Estado. Além disso, no lago Tarumã não há apenas uma espécie de peixe. A carpa cabeçuda, por exemplo, cava a terra do fundo do lago e faz a água ficar turva, impossibilitando também a vida da tilápia.” Oliveira disse, ainda, que “para confirmarmos ou não essa hipótese, teremos que aguardar os resultados da análise realizada com a água do lago”.

As melhorias, de acordo com o secretario Marcos Nor, foram referentes à capina e roçada em torno do lago, além da retirada de lixo e de peixes mortos das margens do mesmo. “Toda essa iniciativa busca, além do cuidado com o meio ambiente, a melhor visão da população viamonense para com um dos pontos turísticos do município”.

A prefeitura de Viamão pede a colaboração de todos os viamonenses para a preservação da limpeza do Lago Tarumã, a fim de valorizar a beleza natural do município.


Fotos: Markus Vargas


PREFEITURA DE VIAMÃO ENCAMINHA PROJETO PARA IMPLANTAR PISO NACIONAL PARA PROFESSORES

Prefeitura quer implantar
piso nacional na educação

SECRETÁRIO GILNEI LEITE ANUNCIA O PROJETO DO PISO NACIONAL DE PROFESSORES PARA O MUNICÍPIO

PREFEITO ALEX ASSINA O PROJETO ENCAMINHADO A CÂMARA MUNICIPAL



Diferente do governador Tarso Genro (PT) que resiste em pagar o piso nacional para o professores do Estado do RS, o prefeito Alex Boscaini de Viamão, em reunião inédita com os diretores das escolas municipais  anunciou cumprir a lei, nesta segunda-feira (29), e apresentou o  projeto de lei para a implantação do piso nacional no município. O evento ocorreu no Centro de Formação Profissional Walter Graf, e tem por finalidade a adequação da Lei Federal nº 11.738/2008, que dispõe sobre o piso nacional dos profissionais da educação.

Segundo Boscaini, o artigo 3º da Lei Municipal nº 3.227/2004 passará a vigorar após a aprovação na Câmara dos Vereadores, e tem como característica aumentar o salário dos educadores do município. “Está sendo fixado como salário dos professores do quadro de carreira, classe “A”, nível “1”, para 20 horas semanais, R$ 593,50. O valor atual é de R$ 540,90. Referente a importância de tal iniciativa, o prefeito afirmou: “Queremos estimular nossos professores para que desempenhem o seu papel da melhor forma possível. Somos um dos poucos municípios que tiveram a iniciativa de equiparar o piso municipal ao nacional. Nem o Estado tomou tal iniciativa”, ressalta.

O secretário de Educação, Gilnei Leite, também falou da importância do projeto e ressaltou o valor de ser um profissional da educação. “Ser professor é ser orientador, ser base para o conhecimento, ser guerreiro, ser muitas vezes um pai ou uma mãe. E por isso, e outras tantas qualidades, concluo que é a iniciativa mais justa que o prefeito poderia tomar para com esses merecidos profissionais, que tem o direito de serem valorizados, pois desempenham um papel essencial para nossa sociedade”, encerra.

O projeto de lei será protocolado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira para apreciação e aprovação. Também estiveram presentes no evento, os secretários de Administração, Jussemar da Silva, e da Fazenda, Diomar Neumann, além dos diretores-gerais da Educação, Belini Romanzini, e da Administração, Oscar da Silva.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VEREADORES DE VIAMÃO GANHAM VALE-ALIMENTAÇÃO DE R$ 352,00 POR MÊS

SUOR DOS CONTRIBUINTES
PAGA VALE BÓIA DOS VEREADORES


Acreditem!!!!  
Os 14 vereadores de Viamão criaram a Resolução 026, em dezembro do ano passado, que lhes garantem receberem o vale-alimentação (cesta básica ou mata-fome) de R$ 352,00. Dois vereadores confirmaram que nunca utilizaram o benefício - Romer Guex (PSOL) e Serginho Kumpfer (PT) - os outros 12 edis confimaram que já utilizaram o mata-fome, através do cartão eletrônico Visa.
Esse benefício gera uma despesa mensal com o dinheiro público para a Câmara Municipal de R$ 4.200,00/mês
A editoria do Jornal Sexta entende que essa despesa, sem qualquer sombra de dúvida, vulnera de modo frontal, o artigo 39, parágrafo quarto da Constituição Federal, com redação dada pela emenda Constitucional número 19/98 e por se considerar verba indireta. Além disso os vereadores não dão expediente pelo turno da manhã, pois a Câmara neste horário não é aberta ao público, só abrindo a partir das 14 horas.
Também entendemos que esse benefício, sobretudo, não se harmoniza com os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, razoabilidade e economicidade, pois não se admite ser razoável a realização de despesa dessa magnitude ignorando a tão propalada carência de recursos da municipalidade nas ações que deveria desenvolver atendimento a população e, por via de consequência, das prioridades que deveriam nortear o interesse público.


VEREADOR NÃO É FUNCIONÁRIO
"Vale alimentação ou refeitório, é obrigação do empregador e direito do empregado que cumpre carga horária diária acima de 6 horas. Não é o caso dos vereadores, na minha singela opinião, pois não tem amparo na legislação federal", Geraldinho Filho - ex-deputado federal.

OLHA SÓ A VERGONHA
Vale-alimentação professor estadual: R$ 120,00
Vale-alimentação professor e funcionário municipal: R$ 150,00
Vale-alimentação dos brigadianos: R$ 200,00
Vale-alimentação dos trabalhadores do comércio: R$ 100,00
Vale-Alimentação vereador de Viamão: R$ 350,00

INCONSTITUCIONAL
O secretário municipal da fazenda, Diomar Neummam, disse que é contra as mordomias dos vereadores. “Não concordo que os vereadores recebam os benefícios do Vale-Alimentação, pois eles não são amparados pela Consolidação da Lei Trabalhista (CLT). É inconstitucional”, argumentou.
NÃO É OBRIGATÓRIO
Segundo a advogada e professora de Direito do Trabalho, Rebeca Robert, o vale alimentação não é obrigatório, mas é um benefício que as empresas concedem aos seus funcionários para utilizarem em compras em supermercados, açougues e mercearias.

Assim como em vários outros aspectos trabalhistas, a questão da alimentação vem sendo tratada por força de ajuste individual com o empregador ou de normas coletivas.

VEREADOR NÃO É PROFISSÃO
A Concessão do Vale-Alimentação é um direito dos funcionários da Câmara, pois são eles os verdadeiros trabalhadores e que já recebem esse benefício.
Já os vereadores não são caracterizados como trabalhadores pela CLT, logo não tem direito ao Vale-Alimentação.
“Isso é um disparate” argumenta Carla Rosane, presidente do PRTB.
O presidente do Partido Progressista, Fernando Prates, disse que isso é inconcebível num município pobre como Viamão. “Não sabemos onde eles querem chegar”, questionou.

CONSELHO DA CIDADE DE VIAMÃO TOMA POSSE

Segunda gestão do Concivi toma posse

Maria Isabel (com microfone) faz discurso de posse

Na noite desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Viamão deu posse à segunda gestão do Conselho da Cidade de Viamão – Concivi, que terá mandato até 2014. Foram empossados 29 conselheiros titulares e 16 suplentes. O Concivi foi criado pela Lei 3530, do Plano Diretor Participativo de 2006.
A primeira gestão, com três anos de mandato, assumiu em 2007. Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do Concici, Tadeu Vaz, disse que fez o melhor que pode na sua gestão. “Trabalhamos em prol da comunidade. Espero que a segunda gestão tenha tanto ou mais êxito que a nossa”, desejou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, se colocou à disposição dos novos conselheiros, em nome do governo, para o que for preciso e solicitou reciprocidade. “Todos sabem que temos um número limitado de profissionais e muitas irregularidades na cidade. O conselho também é formado por um grande número de profissionais da área de engenharia e arquitetura e precisaremos muito da colaboração de vocês para a análise de muitos processos. Uma coisa é certa: todos nós estaremos trabalhando em conjunto para o desenvolvimento da nossa cidade”, encerra.
Já a nova presidente da entidade, Maria Isabel Brenner da Rosa, falou que é muito gratificante para ela poder estar novamente contribuindo para o desenvolvimento do município. Engenheira aposentada pela prefeitura em 2009, Isabel participou do processo de criação do novo Plano Diretor. “Viamão já tinha um plano diretor, mas era só urbanístico. O Plano Diretor Participativo estabeleceu normas técnicas e ambientais. A nova diretoria do Concivi não medirá esforços para trabalhar, com base nas leis municipais, estaduais e federais, em prol do desenvolvimento do município”, ressalta.
O Concivi é formado por membros representativos do Executivo, Legislativo, empresários, entidades de classe, movimentos populares, indígenas e quilombolas. Tem por objetivo acompanhar e implantar o Plano Diretor Participativo, deliberar e gerir as aplicações dos fundos de Habitação e de Interesse Social, de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento social e econômico; deliberar sobre casos omissos da lei do Plano; emitir pareceres e sugerir propostas e alteração do mesmo; deliberar sobre processos encaminhados pelo Executivo; e, convocar e organizar as conferências da cidade realizadas a cada três anos.
Fizeram parte da mesa, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, do ex-presidente e da nova presidente do Concivi, o presidente da Câmara de Vereadores, Nadim Harfouche, a promotora da Justiça Especializada de Viamão, Anelise Stifelman, o presidente em exercício do Conselho de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Crea), Moisés Souza Soares, e o novo vice-presidente do Concivi, Túlio de Souza.

Texto: Rose Scherer

Fotos: Kauê Linhares


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CENTELHA DA CHAMA CRIOULA JÁ ESTÁ EM VIAMÃO -


Centelha da Chama Crioula já
está em Viamão/RS





Na manhã desta terça-feira (23/08), chegou ao município de Viamão a Centelha da Chama Crioula. Vinda do município de Taquara, a Centelha ficará no Piquete Legenda Farroupilha até o dia 13 de setembro, onde fará parte da abertura da 52ª Semana Farroupilha do município.
Apesar da chuva e do frio, os tradicionalistas cumpriram com o seu papel, atravessando os cerca de 70 quilômetros que separam os dois municípios. Os cavalarianos foram recebidos pelo prefeito Alex Boscaini e pelo diretor-geral da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Adão Pretto Filho.
No dia 13 de setembro, após a benção aos cavalarianos, terá início a Cavalgada de abertura da Semana Farroupilha, que levará a Chama até o Parque Bento Gonçalves no Bairro Passo do Vigário, na ETA.
A Semana ocorrerá do dia 13 ao dia 20 de setembro, e terá entre as suas atrações as rondas dos CTGs do município, atos de confraternização entre os tradicionalistas e flashes para programa Jornal do Almoço da RBSTV.

Texto: Guilherme Not
Fotos: Markus Vargas


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

GEOLOGIA - ROCHAS

NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA
 – 0178662 - POLO: POA



DISCIPLINA DE GEOLOGIA – REGESD – UFRGS.

Tarefa 02


As questões abaixo deverão ser respondidas com base nos módulos 3, 4 e 5.

1. Como se formam as rochas ígneas ou magmáticas?

Resposta: São resultantes da solidificação de material rochoso fundido, denominado magma.

2. Onde se origina o magma?

Resposta: O magma se origina debaixo da superfície da Terra, precisamente, no manto superior, na base da crosta e zonas de colisão de placas tectônicas.

3. Qual a diferença entre rochas intrusivas ou plutônicas e extrusivas ou vulcânicas?

Resposta: Rochas intrusivas são aquelas que são produzidas pela solidificação do magma no interior da crosta terrestre. Apresenta um resfriamento lento, rochas com granulação grosseira e com minerais visíveis a olho nu.

Ao contrário, as rochas extrusivas são geradas quando o magma atinge a superfície apresentando um resfriamento rápido com granulação fina ou vítrea visíveis ou não a olho nu, com particularidade de vesículas nas rochas (vazios).

4. Explique o processo de formação das rochas sedimentares.

Resposta: São rochas originadas a partir da remoção e acumulação dos produtos resultantes do intemperismo (sedimentos) de qualquer tipo de rocha, bem como da deposição de qualquer material proveniente da atividade animal e vegetal.

Primeira fase:

Ocorre o Intemperismo responsável pela erosão e desgaste das rochas pré-existentes. Pode ser físico, químico ou biológico.

Segunda fase:

Ocorre o transporte de sedimentos pela ação de agentes como a gravidade, rios, oceanos, ventos e geleiras. É responsável pela seleção de tamanho, alteração da forma e do tamanho dos sedimentos de rocha.

Terceira Fase:

Nesta fase acontece a deposição de sedimentos quando não há mais energia suficiente para sustentar o transporte de sendimentos, os mesmos são depositados – ambiente de sedimentação.

Quarta Fase:

Nesse momento ocorre o processo do sedimento em rocha através de transformações lentas ocasionadas por diferenças de pressão e temperatura.

Essa fase envolve as etapas de:

Compactação, Dissolução, Cimentação e Recristalização.



5. As rochas sedimentares podem ser classificadas de acordo com a textura, mineralogia e composição química. Com base nisso, como elas são classificadas? Exemplifique.

Resposta:

a) Clásticas: são rochas formadas pelo acúmulo de sedimentos com tamanhos variados que resistiram a erosão. Exemplo (ARENITOS)

b) Químicas: São rochas originadas pela precipitação e evaporação de sais solúveis, provenientes da alteração química das rochas pré-existentes. Exemplo: (CALCÁRIO).

c) Orgânicas: são rochas derivadas direta ou indiretamente das atividades dos organismos (animais e plantas) . Exemplo (CARVÃO).

6. O que é metamorfismo?

Resposta: é o conjunto de processos que altera a composição mineralógica, estrutural e a textura de uma rocha, que passa a ter características distintas daquelas que apresentava antes.

7. Quais são os principais agentes do metamorfismo?

Resposta: Temperatura, pressão e os fluidos de circulação quimicamente ativos

8. Quais os tipos de textura/estruturaencontradas nas rochas metamórficas?

Resposta:

Xistosidade, Granular e Gnáissica,



FISIOLOGIA ANIMAL - EXCREÇÃO

UFRGS - REGESD
Disciplina de Fisiologia Animal
Acadêmico: Vilson Antonio Arruda

TAREFA O1

1. Quais os três princípios básicos para a produção de urina?

A. Filtração, reabsorção e secreção

B. ? Filtração, reabsorção e excreção

C. ? Secreção, reabsorção e excreção

D. ? Absorção, secreção e filtração

2. Qual a estrutura excretora dos insetos?

A. ? Protonefrídios

B. ? Metanefrídio

C. ? Glândula antenal

D.  Túbulos de Malpighi

3. Assinale a alternativa que corresponde ao princípio básico para a formação de urina que não ocorre nos insetos:

A. ? Secreção

B. ? Reabsorção

C. ? Absorção

D. ? Filtração

4. Quais vertebrados são capazes de produzir urina mais concentrada do que os líquidos corporais?

A. ? Anfíbrios e répteis

B. ? Aves e mamíferos

C. ? Mamíferos e peixes

D. ? Peixes e aves

5. As excretas nitrogenadas dos mamíferos e das aves são, respectivamente:

A. ? Uréia e amônia

B. ? Ácido úrico e uréia

C. ? Uréia e ácido úrico

D. ? Amônia e ácido úrico


sábado, 20 de agosto de 2011

VIAMÃO RECEBE CERTIFICAÇÃO DE REGULARIDADE PREVIDENCIÁRIA

Viamão recebe Certificação
de Regularidade Previdenciária



Depois de muita luta o secretário da Fazenda, Diomar Neumann, entregou ao prefeito Alex Boscaini, na manhã desta segunda-feira (15), a Certificação de Regularidade Previdenciária (CRP), que é necessária para a captação de recursos junto ao governo federal.

Segundo Boscaini, a CRP atesta a regularidade do Regime Previdenciário dos servidores municipais de Viamão, e é de suma importância para a população viamonense. “Com essa certificação estamos aptos a buscar as compensações previdenciárias devidas ao INSS, referente ao Regime Próprio de Previdência, e isso só contribuirá, cada vez mais, para nossa gestão à frente do município de Viamão”.
A certificação dá ao município a situação de regularidade em relação ao disposto no decreto 3.788, de 11 de abril de 2001. O regime cobre os seguintes casos: a realização de transferência voluntária de recursos pela união; a celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União. Além da liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social em razão dos dispostos na lei nº 9.796, de 5 de maio de 1999.

EMPREENDEDORES MIGUEL EJOSÉ ALLEM FAZEM EXIGÊNCIAS AO PREFEITO PARA INSTALAÇÃO DO NOVO SHOPPING EM VIAMÃO

Prefeito tem reunião com empreendedores


Texto e fotos: Guilherme Not

Os empreendedores Miguel Allem (Posto Seminário) e José Allem foram recebidos pelo prefeito Alex Boscaini, em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (18/08). Também participaram da reunião o secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross. O tema do encontro foi debater questões sobre o futuro shopping do município que será localizado na Rodovia RS 040 (Tapir Rocha), em frente ao campus do Seminário e PUC/Viamão.
Na ocasião, foram discutidas algumas medidas técnicas para a construção do shopping. Os empreendedores deixaram os membros do governo informados sobre todo o processo, e solicitaram que a Prefeitura cumpra seu papel de intermediário entre os empreendedore e o Daer, visando a execução do projeto do shopping, pela empresa Matricial Engenharia e Construções Ltda. Eles querem que no local seja liberado um acesso na Rodovia para melhor atender os consumidores do novo empreendimento.

Ficou acordado que uma alternativa de sinalização viária será feira (22/08). O discurso adotado pelos secretários e o prefeito foi o mesmo: muito otimismo, além do compromisso de fazer todos os esforços para o sucesso do empreendimento.

MIGUEL E JOSÉ ALLEM E) E
PREFEITO ALEX (C) DUARTE, RICARDO GROSS

CAMAPANHA DO AGASALHO EM VIAMÃO SUPEROU ARRECADAÇÃO DE 2010 -- 22 MIL PEÇAS

CAMPANHA DO AGASALHO
SUPEROU 22 MIL PEÇAS

SECRETÁRIA LÚCIA NORONHA DESCATA,
AO MICROFONE, DESTACA SUCESSO DA CAMPANHA

A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CAMPANHA DO AGASALHO
OCORREU NO CAFÉ DA PRAÇA CENTRO, VIAMÃO
O encerramento oficial da 5ª edição da Campanha do Agasalho, que acontece desde junho, foi nesta sexta-feira (19), no Café da Praça. Na ocasião, as empresas que contribuíram como postos de arrecadação receberam certificados da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).

A secretária da pasta, Lucia Noronha (PTB), anunciou que o número de doações superou o de 2010, mas que ainda não é o bastante. “Este ano nós tivemos duas mil doações a mais, chegando a 22 mil peças, no entanto ainda não me sinto vitoriosa. Muitas pessoas ainda passam frio e necessitam de agasalho, por isso iremos trabalhar para que, a cada ano, superemos as expectativas”, ressaltou.
Para a secretária, a ação é um ato de amor ao próximo. “Vocês não imaginam como é gratificante entregar os agasalhos nas mãos de quem precisa e ver a alegria em seus olhos”, afirmou. Lucia ainda destacou a importância do trabalho unido da secretária e das empresas que participaram da campanha. “Todos vocês contribuíram para que conseguíssemos chegar a esse resultado”, agradeceu.

No total, 35 locais foram contemplados, distribuídos entre abrigos, entidades, associações, escolas, aldeias indígenas, quilombos e centros de referência. Além de agasalhos, a população também recebeu calçados, cobertores e roupas de cama.

A cerimônia de encerramento também contou com a presença dos secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e da Fazenda, Diomar Neumann, dos diretores-gerais da SMCAS, Michele Ferreira, e do Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, e do chefe de gabinete, Ronaldo Selau.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VIAMÃO: PREFEITO ALEX BOSCAINI MENTIU NA ENTREVISTA AO JORNAL SEXTA

PREFEITO
CARA DE PAU
MENTIU PRO TIO

PREFEITO ALEX (D) MENTIU NA ENTREVISTA
 PARA O COLUNISTA ARRUDA FILHO (E) DO JORNAL SEXTA


A entrevista que o prefeito Alex Boscaini (PT) concedeu com exclusividade ao Jornal Sexta, na edição da semana passada, gerou muita polêmica na cidade. O comentário geral é que o prefeito pipocou nas respostas das perguntas mais picantes na entrevista.


Muitos acham que o prefeito Alex não convenceu com as explicações evasivas que deu ao colunista Arruda Filho.

A vereadora Belamar Pinheiro (PP) avaliou que algumas respostas do prefeito foram contraditórias e citou, por exemplo, o caso em que o prefeito petista negou na entrevista que não pagou os R$ 7 mil reais a Banda Matizes para realizar um show de uma (01) hora na inauguração da Praça São João Wianey, no Bairro Santo Onofre, parada 45.

A vereadora questiona as explicações do chefe do executivo com base num pedido de informação que fez a prefeitura de número 010/2011, com data de 22 de março, solicitando que o prefeito informasse quanto a contabilidade da prefeitura teria pago pelo show da Banda Matizes na inauguração da praça São João Wianey?

Em resposta ao pedido de informação o Gabinete do Prefeito  enviou um ofício, de número 145/2011, com data de 12 de abril, e assinado pelo prefeito Alex informando que pagou os R$ 7 mil reais para a Banda Matizes animar o ato de inauguração na dita Praça. Estes dados, caro leitor, você pode conferir, ao lado, na reprodução do documento original encaminhado pelo prefeito Alex Boscaini(PT) a Câmara, que está assinalado no item três (03) do ofício.

“Ou o prefeito Alex mentiu, ou omitiu a verdade na entrevista, ou faltou com a verdade no pedido de informações que respondeu a Câmara”, avaliou Belamar. O presidente da casa legislativa, Nadim Harfouche, aconselha a vereadora a refazer o pedido de informações e, se o prefeito modificar a informações prestadas anteriormente, cabe aos vereadores constituirem uma CPI para apurar a verdade.

O vereador Dédo (PT) declarou indignado que o chefe do executivo não disse a verdade quando respondeu sobre a dispensa das verbas do Pronasci para qualificar a segurança pública em Viamão. “Quem desconhece o assunto é o prefeito Alex que rejeitou uma verba do governo federal de R$ 2,6 milhões para garantir a melhoria da segurança na cidade”, alfinetou.

O vereador Joãozinho (PMDB) ironizou a resposta do prefeito Alex sobre o caos na secretaria da saúde. “Tenho pena do vereador Serginho (PT) que, segundo o prefeito, indicou a secretária de usa tendência para gerenciar a saúde pública em Viamão, e agora o prefeito entende que tem que dividir com ele a responsabilidade do ônus com os problemas da saúde”, cutucou Joãozinho.

PROFESSORES APOSENTADOS DE VIAMÃO SÃO HOMENAGEADOS

Professores aposentados
da rede municipal são homenageados



Professores aposentados forma prestigiados em Viamão
 A tarde de quarta-feira (17) foi de confraternização para os professores aposentados da rede municipal de ensino. Trata-se do Chá dos Mestres, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a fim de reunir os educadores e prestar uma homenagem pelo trabalho realizado durante todos esses anos.

O diretor-geral da secretaria de Educação, Belini Romanzini, representando o secretário Gilnei Leite, falou sobre a iniciativa. “O objetivo deste evento é resgatar a história do município e valorizar o trabalho dos professores. É um momento muito significativo, pois é através da educação que nós construímos todos os tipos de relações sociais. Há alguns anos, já realizamos uma ocasião como esta, e agora queremos transformar em um evento anual”, explicou.

Heróis. Essa é a definição que o prefeito em exercício, Atidor da Cruz, atribui aos professores presentes. “Antigamente tudo era muito mais difícil. Muitas vezes, vocês compravam giz com o próprio salário. Inclusive, a estrutura das escolas não era como hoje. Era tudo muito precário, por isso os considero heróis”, ressaltou.

O evento foi guiado pela assessora pedagógica da secretaria, Índia Guaraçaí Teixeira, que conduziu o momento de forma animada e descontraída. As atividades culturais já se mostraram presentes na recepção, onde os professores foram recebidos ao som de trombone e saxofone. O público também pôde usufruir de apresentações de dança do ventre, com o Grupo Mãos Dadas e o grupo do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, além de uma peça de teatro com professores e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Querência.

O encerramento contou com distribuição de brindes e chá entre os participantes. Abraços, risadas, lembranças e reencontros marcaram a tarde da quarta-feira, que fez os professores saírem da Secretaria de Educação sentindo-se valorizados e com o trabalho reconhecido.

O primeiro Chá dos Mestres

Realizado em 2006, na gestão da professora Vera Oliveira, o primeiro

Chá dos Mestres já veio com a intenção de tornar o evento anual. “Na época, eu era secretária de Educação e um dos meus projetos era resgatar a história desses professores e valorizar a contribuição que eles deram à educação do município”, ressaltou Vera.

Ela explicou que naquele mesmo ano se afastou por problemas de saúde. “Devido a isso, não tive tempo de colocar o evento no calendário da SME”, afirmou a professora. Há pouco tempo, Vera retornou às atividades e foi uma das principais organizadoras da 2ª edição do Chá dos Mestres. “É um momento para fortalecer a ideia de realizar o evento uma vez por ano e uma forma de agradecer a esses grandes mestres”.

De acordo com a educadora, a aposentadoria é uma etapa muito difícil, na qual muitas pessoas se veem impossibilitadas. “Nós queremos mostrar para esses professores a importância do trabalho deles, o tamanho da contribuição que eles deram. Eles não são valorizados só pelo que foram, mas pelo que ainda são, pois se temos hoje uma das melhores redes municipais de ensino é graças a eles”, destacou. Para Vera, “não existe presente nem futuro se esquecermos do passado”.
A fim de demonstrar a gratidão que o município tem pelos professores, a Secretaria de Educação, através da professora Vera, está organizando um passeio turístico pelas escolas do município, previsto para outubro. “O nosso intuito é mostrar como as instituições estão hoje, o que mudou e, principalmente, fazer com que os educadores saibam que tudo isso é fruto do trabalho deles e que fazem parte dessa história”, encerrou.


Texto: Natália Maciel
Fotos: Natália Maciel e Kauê Linhares


VIAMÃO: SECRETARIA DE CULTURA E ESPORTES CORRE ASSOCIAÇÃO DE BOTONISTAS DO GINÁSIO

O desrespeito com que o secretário municipal de cultura de Viamão, Alexandre Godoy (PDT) vem tratando  os simpatizantes da cultura e do esporte é incrível.
O pior de tudo isso é que o prefeito Alex Boscaini (PT) sabe disso e não intervém para dar um basta na situação caótica da gestão.
O fundador da Associação dos Botonistas de Viamão, Rodrigo Arruda Fraga, indignado disse que o secretário de cultura e esportes, Alexandre Godoy, correu com a Associação dos Botonistas do Centro de Cultura. "Ele não é acessível e parece que é dono do Ginásio de esportes da cidade. O mesmo dizem as agremiações esportivas que participavam do campeonato municipal de futsal que foi extinto do calendário da cidade.
Os 52 bontonistas estão sem local para realizar as atividades esportivas.

BUSTO DO EX-DEPUTADO TAPIR ROCHA (PDT) É REVITALIZADO

BUSTO DE TAPIR FICOU NOVINHO
Busto do saudoso líder viamonense está localizado
 na Praça Julio de Castilhos no centro de Viamão
O Busto do ex-prefeito e ex-deputado eleito por Viamão, Tapir Rocha (PDT), foi restaurado a pedido do seu genro Gilberto Marçal Garrafa. A solicitação foi feita ao prefeito Alex Boscaini (PT), em abril, através da coluna do Arruda Filho no Jornal Sexta.

O secretário de Cultura, Alexandre Godoy (PDT), mesmo sendo presidente do PDT de Viamão tinha se negado a fazer o reparo, conforme informações dos familiares de Tapir.
Agora, pressionado pelo prefeito foi obrigado a fazer, mesmo a contra-gosto, a restauração.
O busto que homenageia o ex-prefeito Tapir Tabajara Canto Rocha (PDT) passou por uma restauração nesta sexta-feira (12 agosto 2011). O monumento está exposto desde 2008 na Praça Julio de Castilhos , localizado no centro de Viamão, e pode ser visto por qualquer morador viamonense que passe pelo local.

A restauração foi realizada pelo artista plástico Itamor Rodrigues. Os materiais utilizados pelo artista foram: pasta de ouro, resina de poliéster, grafite e tinta dourada.



HOSPITAL DE CARDIOLOGIA DE VIAMÃO DESMORALIZA CÂMARA DE VEREADORES

 HOSPITAL DE VIAMÃO DESMORALIZA
CÂMARA DE VEREADORES
Romer  ironiza resposta do Hospital de Vaimão
 

 “Os vereadores de Viamão estão desmoralizados”, ironizou o vereador Romer Guex (Psol) na tribuna da Câmara, na terça-feira, 16. Segundo, Romer a Câmara fez um pedido de informação ao Diretor do Hospital Viamão solicitando o número de médicos, de enfermeiros por turnos contratados pelo SUS e suas especialidades, bem como a cópia do contrato da Prefeitura com o Hospital.
     Os vereadores ficaram furiosos e desmoralizados porque a resposta do pedido de informação não contemplou a solicitação. “Isso é uma vergonha”, lascou o vereador Joãzinho (PMDB)

CÂMARA MUNICIPAL DE VIAMÃO GASTA DINHEIRO PÚBLICO ACIMA DO LIMITE

  

Em pé atrás: Maninho Fleury, Romer, Armando, Silvana leal, Antonio Gutierres, Nadim. Na fila da frente: Zilmar Rocha, Serginho, Belamar, Dédo, Russinho, Eraldo, Joãozinho e Jorginho Batista.

 No ano passado, na gestão do vereador Russinho (PMDB), a Câmara de Vereadores de Viamão gastou mais do que podia (limite) com a  folha de pagamento.   A irregularidade foi constatada pelo Tribunal de Contas (TCE).
 Os valores ficaram acima do limite legal estabelecido pela Constituição Federal e pela lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2010, a Câmara gastou 71,37%, com salários, ao invés de 70%, como determina a Constituição Federal. Ou seja, os vereadores gastaram R$ 85 mil a mais do que deveriam com salários e obrigações sociais.
   Os vereadores deveriam dar o exemplo, pois são eles que devem fiscalizar os gastos do prefeito e fazer cumprir a lei.
  “O dinheiro público não é para qualquer pessoa administrar sem um curso de gestão”, explica o constitucionalista Eduardo Carrion.


FARRA DA GASTANÇA
Quando o TRIBUNAL DE CONTAS DO RS julgar as contas do ex-presidente da Câmara, Valdir Elias Russinho (PMDB), ele poderá ser condenado a devolver o dinheiro, como também ficar inelegível por oito anos.
Os vereadores nomeiam cabos eleitorias como CCs, e o contribuinte e o eleitor é quem pagam a conta.
Embora tenham extrapolado os gastos com pessoal em 2010, os atuais edis, já decidiram abrigar mais 07(sete) vereadores, totalizando 21, a partir da próxima eleição. Essa circunstância deveria servir de alerta para os novos aumentos nas despesas criadas com mais vereadores.
O prefeito Alex Boscaini já disse que R$ 8.000,00 mil de salários para os futuros 21 vereadores é muito dinheiro. Certamante,  a prefeitura. não vai resistir a farra da gastança.
A Câmara gastou no ano de 2010,  R$ 4,4  milhões com a folha de pagamento dos 14 vereadores e funcionários. Imagine quanto vão gastar com 21 edis?
Já, o hospital de Viamão recebeu da Prefeitura, em 2010, só R$ 3 milhões para atender 240 mil habitantes. Alguma coisa está errada nesse Viamão. Vocês não acham..?

VIAMÃO: VEREADORES RECEBEM VALE REFEIÇÃO DE R$ 350 REAIS

    
VEREADORES TERÃO DE 
DEVOLVER O VALE BÓIA DE R$ 350,00

O Tribunal de Contas também apontou como irregular o recebimento retroativo do vale refeição nos meses de novembro e dezembro de 2010, quando o vereador Russinho ocupava o cargo de presidente do legislativo viamonense e autorizou o pagamento.
O vale bóia dos 14 vereadores gera um custo no orçamento do legislativo de R$ 4.900,00.
   Três vereadores não serão obrigados a devolver o dinheiro do vale refeição retroativo- Nadim (PP), Romer Guex (PSOL) e Serginho(PT) - porque nunca utilizaram o vale bóia.

PERGUNTA: Se a Câmara não funciona no turno da manhã, tem sentido os vereadores receberem
$ 350, 00 de Vale Bóia, mensalmente, para almoçar?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CÂMARA DE VEREADORES DE VIAMÃO APROVA MOÇÃO DE REPÚDIO E AGRAVO AO MÉDICO IVO NESRALA


CÂMARA APROVA MOÇÃO
 DE REPÚDIO E AGRAVO

VEREADOR BARBAROTI (PMDB) NÃO POUPOU 
AS DECLARAÇÕES DO MÉDICO NESRALA NA IMPRENSA


Atendendo o encaminhamento do vereador Barbaroti (PMDB) a Câmara Municipal de Vereadores de Viamão aprovou "Moção de Repúdio e Agravo" ao médico Ivo Nesrala, Diretor do Instituto de Cardiologia. Segundo o vereador, o médico Nesrala teria dito no programa Pampa Boa Noite que: "O povo de Viamão é muito mal educado e que nenhum profissional médico gosta de trabalhar na unidade de Viamão (hospital), porque os médicos são agredidos pela população quando vão ao hospital da cidade"
O único voto contrário da “Moção de Repúdio e Agravo” ao médico Nesrala foi do vereador Serginho (PT).

O público presente na sessão não entendeu porque o vereador não defendeu a proposta de repúdio dos viamonenses.
O colunista explica: Serginho (PT) não se ofendeu com a agressão verbal do médico Nesrala, porque não é natural de Viamão. Serginho nasceu em Chapada. Certamente, se o médico tivesse ofendido os chapadenses ele teria se ofendido.

EM TEMPO: O médico Nesrala não teve oportunidade de defesa na tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Viamão para se explicar sobre o episódio antes da votação da Moção de Repúdio e Agravo.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

VIAMÃO: ESCOTEIROS TERÃO ISENÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL

LEI INÉDITA PARA OS ESCOTEIROS

O prefeito Alex Boscaini sancionou, nesta sexta-feira (12), um projeto que concederá aos escoteiros isenção da tarifa de ônibus na rede municipal de transporte público. O benefício será válido nos finais de semana, e o escoteiro deve estar fardado a rigor para receber a concessão gratuita da tarifa (passagem gratuita).

O projeto é idealizado pelo vereador Russinho (PMDB), e visa dar ao escoteiros uma maior liberdade para realizar as suas respectivas atividades, através da isenção da tarifa. O benefício também será concedido em datas especiais, como feriados nacionais, por exemplo.
O projeto é uma solicitação do grupo de escoteiros Alencarino Scarpetti de Viamão.

VIAMÃO: PREFEITO ASSINA PROJETO DE LEI PARA INÍCIO DAS OBRAS DO PARQUE EÓLICO

ENERGIA EÓLICA SERÁ
IMPLANTADA NA PIMENTA EM VIAMÃO

PREFEITO ALEX (E) ASSINA PROJETO DE ENERGIA EÓLICA EM VIAMÃO
O prefeito Alex Boscaini assinou no final da tarde desta segunda-feira (15) o projeto de lei 075/2011, que concede isenção do ISSQN às obras de construção civil para instalação de parques eólicos no município. Serão implantados dois parques eólicos próximos à Lagoa dos Patos, na localidade da Pimenta, pelo grupo industrial gaúcho Oleoplan, que já produz biodiesel no interior do Estado. O complexo terá uma capacidade instalada de 10,8MW, totalizando um investimento de R$ 130 milhões.

Hoje, a Oleoplan é a maior indústria brasileira de biodiesel, produzindo 1.057 metros cúbicos de biodiesel por dia. Com isso, o Estado passará a gerar cerca de 1,55 MW de energia proveniente dos ventos, cerca de 45% da demanda média de energia do Estado até 2013.
De acordo com o prefeito, a empresa estava esperando este projeto de lei para iniciar as obras do complexo. “Agora entraremos no ranking de produção de energia eólica do Estado e o município só terá a ganhar com a instalação deste empreendimento”, explica Boscaini.

A SAGA DOS GEMINIANOS - PAULO SANT'ANA - ZH

Precisei colocar esta crônica aqui, porque em cada linha e palavra me encontro e acredito que qualquer um de gêmeos também se encaixe em algum aspecto.


A saga dos geminianos

Sou geminiano. E nós, geminianos, somos seres muito especiais. Orgulhamo-nos de que são ou foram geminianos Chico Buarque de Holanda, Garcia Lorca, Fernando Pessoa – o mais geminiano de todos os geminianos, usou uma dúzia de heterônimos – , Marilyn Monroe, Paul McCartney, Jean-Paul Sartre, John Kennedy, Machado de Assis, Che Guevara, Bob Dylan, Miles Davis.Um time de respeito.

Uma característica básica dos geminianos é que nascemos para sermos reféns. As pessoas nos amam, mas agem conosco como se nos odiassem. Da mesma forma, nós começamos amando e logo em seguida ficamos definitivamente aprisionados a tudo e todos que odiamos. Os geminianos se deixam escravizar com extrema facilidade. Porque nós disputamos com os ingênuos a supremacia da bondade e com isso nos tornamos presas fáceis logo após a aproximação.

Os geminianos não gostam de ficar em casa à noite, mas logo em seguida aparece alguém em suas vidas, escalado para obrigá-los a não sair para a rua. Os geminianos detestam qualquer compromisso e por isso nutrem medo pânico por formar família. Esse receio parece que os atrai terminantemente para o meio familiar, nunca mais se livrando dos tentáculos da afetividade, restando pregados para sempre às cruzes do sentimentalismo.

Forçoso é reconhecer que os geminianos são dados a trair, faz parte da sua herança genética a pluralidade amorosa. Seus corações têm catedrais imensas, onde abrigam todos que se magnetizam com sua larga capacidade afetiva. Por outro lado, o inverso, os geminianos possuem uma invulnerabilidade para a traição. Ninguém tem coragem de ser infiel a eles, tão imensa é a sua capacidade de conquistar para sempre a quem por eles é tocado. Mas essa fidelidade tributa o geminiano com pesados impostos de submissão, tão terríveis que talvez tivesse sido melhor para ele ter sido atingido pela traição, desde que isso significasse o que mais almeja o geminiano, a liberdade, benesse obviamente inatingível para ele.

São assim os geminianos, suas atribulações são devidas a que eles não sabem ser competentes para traduzir em gestos, ações e palavras o quanto se atiram a abnegados esforços de amor e amizade, o que inspira fatalmente os outros à desconfiança. Não é permitido aos geminianos serem felizes. Haverá sempre dedos acusadores a apontar para eles, o que lhes causa um desespero aterrador em face da consciência clara de que na maioria das vezes estão sendo injustiçados. Na verdade, a missão dos geminianos na Terra não é serem felizes, é fazer os outros felizes, embora estes assim nunca se considerem.


Paulo Sant’ana
ZH


Os geminianos para a alma


By sua-mente on agosto 26th, 2008 Todos nós, enquanto Espírito, escolhemos a data do nosso nascimento. E todos temos um mapa astral. Um dos aspectos mais salientes do nosso mapa astrológico é a escolha que fazemos onde deve estar o Sol num dos 12 signos do zodíaco. Se escolhemos vivenciar este signo em contreto, para além de todos os aspectos indicados na carta, há sempre uma razão muito forte para tal para tal.
As coisas que nos estão destinadas, formam parte de nós, desde sempre, dentro da estrutura cósmica a que pertencemos. Foram escolhidas por nós, como potencial para o desenvolvimento pessoal, evolução espiritual, elevando assim os níveis de consciência que somos nesta reencarnação.
Todos os signos podem ser vividos em 3 níveis evolutivos diferentes. No entanto, a maioria de nós, por motivos que não vêm ao caso, escolhem vibrar apenas as experiências do primeiro e segundo nível evolutivo.
Tenham em atenção que o que aqui lerem fala apenas das características puras deste signo. Mas o seu Sol faz aspectos a outros planetas, além de que existe o resto do seu mapa, podendo dar-se o caso de não se identificar com todo o texto… ou talvez não o queira.

As pessoas nascidas entre 21 de Maio e 21 de Junho pertencem ao signo Gémeos.
Este signo tem como regente: Mercúrio.
O regente da Alma (esotérico) deste signo é Vénus.
A frase que melhor define este signo: “Eu penso”.
O signo Gémeos apresenta estas características positivas básicas:
Curiosos, adaptável, expressivo, inteligente, perspicaz.
O lado menos luminoso do Gémeos pode apresentar-se assim:
Mutável, estouvado, inquieto, sem concentração, intrigante.

Acção luminosa de Gémeos:
O intelectual, a mente desperta.
Acção sombria de Gémeos:
O céptico, a pessoa instável.
Pensamento luminoso de Gémeos:
O filósofo.
Pensamento sombrio de Gémeos:
A pessoa superficial.
Sentimentos luminosos de Gémeos:
Vivacidade.
Sentimentos sombrios de Gémeos:
Medo emocional.
Nascer com este signo significa que a pessoa vem aprender a cultivar e desenvolver estas características:
Fé e o Amor como sendo a força curadora na vida.
Uma visão demasiado generalista de Gémeos:
Símbolo (glifo): O algarismo romano II
Ilustração popular: É representado por um par de gémeos ou por um casal de amantes.
Regência: Mercúrio
Elemento: Ar
Qualidade: Mutável
Casa correspondente: 3 (III)
Frases: Eu penso – Eu comunico – Eu aprendo.
Palavra-chave: Versatilidade.
Signo oposto: Sagitário
- Gémeos é um signo do elemento ar, regido pelo planeta Mercúrio — nome do mensageiro dos deuses — que lhe concede as características da velocidade, dos extremos, da leveza, da rapidez de raciocínio e da mudança.
- Os nativos de Gémeos são dominados por dois pólos completamente diferentes, o que pode levar situações confusas.
- A dualidade da natureza dos nativos deste signo faz com que sejam impacientes, precipitados, imprevisíveis, multifacetados e mal-humorados.
-Dado que são governados por dois extremos, há uma falta de união, de dependência e de consistência no comportamento, e, frequentemente, reagem de uma maneira totalmente estranha à das pessoas dos outros signos.
- Num momento estão alegres, enérgicos, amigáveis, prestáveis e ternos, e no outro letárgicos, frios, inacessíveis e indiferentes, deixando a outra pessoa confusa e perturbada.
- Normalmente, têm mais de um foco de interesse em simultâneo, e conseguem distinguir-se em áreas completamente diferentes.
- Os nativos de Gémeos são flexíveis, adaptando-se facilmente a novas situações — uma característica da sua natureza que adora extremos e mudanças.
- Gostam do desafio de um problema ou de uma situação embaraçosa, mas, em vez de encontrarem uma solução lógica, improvisam.



– Possuem uma capacidade intelectual superior e têm sede de conhecimento.
- São pessoas artísticas e normalmente demonstram uma grande aptidão literária.
- A curiosidade de um número infindável de assuntos e experiências que o mundo lhes oferece é insaciável.
- Não intimidados pelos desafios intelectuais, conseguem atingir o pico mais elevado do conhecimento. No entanto, só o farão se o respectivo interesse se mantiver.
- Quando perdem o interesse, ou as coisas não correram da forma que queriam, ficam aborrecidos, letárgicos e desinteressados — até deprimidos.
- Não têm uma capacidade de persistência e de perseverança, o que resulta numa superficialidade em termos de conhecimento e de comportamento.
- O mote é “A mudança condimenta a vida”, e sem ela — o campo intelectual ou pessoal — aborrecem-se com facilidade.



- Os nativos de Gémeos são conhecidos pela sua eloquência e poder de comunicação.
- As capacidades comunicativas e aptidões verbais torna-os perfeitos para profissões de comunicação social, como por exemplo, rádio, televisão, jornalismo, edição, publicidade e relações públicas. Infelizmente, as aptidões verbais fazem deles uns tagarelas; são incapazes de guardar segredos — quer sejam seus quer sejam dos outros.
- O instinto financeiro manifesta-se na capacidade de negociar.
- O único interesse que têm no dinheiro é a segurança que proporciona.
- Outras profissões adequadas são o direito, o ensino, as finanças, a vigilância, o corpo diplomático e a corretagem. Adoram viajar, o que significa que deviam escolher profissões em que estejam constantemente de um lado para outro, recebendo novos estímulos e novos interesses.



- Atraem pessoas com o seu sorriso amigável, e gostam da popularidade, devido aos brilhantes e argutos talentos de conversadores, bem como aos poderes intuitivos, que lhes permitem julgar rápida e correctamente as pessoas. Em consequência, ganham todas as discussões.
- São diplomáticos, conseguem observar determinadas situações de uma forma objectiva, e normalmente, põe-se no lugar das outras pessoas.
- Embora sejam simpáticos e atenciosos, isto não passa de um capricho temporário, ou seja, não é a sua verdadeira natureza; comportam-se desta maneira quando convém comportar.
- No amor, são inconstantes e aborrecem-se com facilidade, e têm a tendência para traírem os companheiros a não ser que haja novidades e surpresas constantes na relação.
- Não são dominados por uma grande paixão, nem tendem a ligar-se muito a pessoas, lugares ou a compromissos. No entanto, quando, finalmente, se apaixonam, é a sério.
- A natureza típica de Mercúrio necessita de uma âncora proporcionada por um lar terno e carinhoso, por isso esforçam-se bastante para o alcançar.
– São pessoas independentes, detestam que lhes dêem conselhos. Este facto conduz a erros, mas não se importam, pelo contrário, aprendem com os erros.
- Os nativos de Gémeos não são nada ingénuos.
- Ninguém os consegue enganar debaixo dos seus próprios olhos, pois, normalmente, são mestres nisso!
- Não os tente enganar ou ridicularizá-los, pois tal terá um efeito contrário desastroso.
- Os nativos de Gémeos detectam uma armadilha ou um engodo à distância, e, como tal, sabem como oS evitar.
- Os tipos inferiores dos Gémeos são, por vezes, ladrões e condenados que conseguem sempre livrar-se da rede.
- Na saúde, as zonas vulneráveis são os ombros, os braços, as mãos e os pulmões; é nestas zonas que podem sofrer acidentes ou ferimentos. No entanto, o sistema nervoso é a zona mais nevrálgica, é o calcanhares de Aquiles em termos de saúde.
- Normalmente, são pessoas nervosas, que, devido à forma como o sistema nervoso funciona, não são abençoadas com uma serenidade mental nem física.
- Devem tentar manter-se calmas e evitar preocupações o mais possível, caso contrário, sucumbirão de exaustão nervosa, tensão mental, irritabilidade, entre outras.
- No Zodíaco, os nativos de Gémeos estão situados no lado oposto do Sagitário, fazendo com que a sua leveza e superficialidade contraste com a profundidade da ampla perspectiva filosófica do Sagitário.
Que são os níveis evolutivos?
Todas as reencarnações têm como objectivo a passagem da negatividade para a positividade. É experimentar, na prática, a dualidade do ser humano. Todos os signos possuem os seus lados luminosos, assim como os seus lados sombrios. O que o ser humano vem fazer é aprender a dominar melhor os seus instintos mais básicos e primários, conseguindo sublimá-los em atitudes de maior elevação.
Damos a seguir um exemplo significativo. Se alguém é sistematicamente rude com os outros, obviamente que vem aprender a crescer para um outro nível evolutivo. Vem claramente aprender a não ser rude, a aprender a ter consideração pelos demais. Vem aprender (habitualmente com muito esforço) a ter uma atitude menos violenta. O fala-barato vem aprender a ser comedido. O egoísta vem aprender a amar os outros. Enfim, poderíamos aqui eternizar-nos em exemplos, que penso já serem da vossa compreensão.
Aceitem-se a amem-se como são. Gostem de vocês como são. Essa é a vossa experiência nesta reencarnação. Mas se puderem fazer algum esforço de trabalharem questões que vos inatas, só têm a ganhar com isso, pois significa que ao escolherem o signo que têm nesta vida, tinham consciência que poderiam melhor imenso todas essas questões.
Níveis evolutivos de Gémeos
aprender a utilizar os dois lados do cérebro, equilibrando a intuição e a lógica.
Depois do Touro vem o Signo de Gémeos.
É o Ar do 1º Nível. Simboliza a forma mais imediata e abstracta e comunicação.
Gémeos é a passagem de informação. Ainda indiscriminada, esta informação contém em si a dualidade do signo. É a informação pela informação: a pequena notícia, o dizer do dia-a-dia. Informação quantitativa e não qualitativa.
Gémeos é a primeira forma de aprendizagem, aquilo que imediatamente se pode saber. Em Gémeos ainda há interrogação sobre o valor do conhecimento.É a mente jovem, o prazer de descobrir as coisas.
 Os Gémeos são curiosos, leves, mutantes, duplos como o seu próprio signo. Querem tudo saber, tudo relacionar. São a ponte verbal, o Ar em movimento, a dinâmica do relacionamento inteligente.
Em Gémeos o pensamento não nasce da emoção, encontra-se dissociado do mundo interior. Entre o pensar e o sentir ainda não há diálogo nem compromisso.
Regente: Mercúrio
Mercúrio é a primeira expressão da inteligência sobre a terra, a ligação abstracta entre duas realidades. A mente que pensa de fora-para-fora, espontânea, ainda não interiorizada, extrovertida, não reflexiva, não psíquica.
Na Casa 3:
1º nível de evolução: É a área da comunicação imediata. O dia a dia das relações, o mundo quotidiano como campo de troca verbal. Exprime a relação com os irmãos, a pequena informação dada à pessoa mais próxima, a forma como respondemos aos encontros casuais. É a esfera de relação mais prosaica do Zodíaco.
2º nível de evolução: Revela-se o intelecto, a mente concreta, a aprendizagem, o ensino. Neste nível define-se a forma como apreendemos inteligentemente o real e o sabemos revelar aos outros. É o campo do estudo primário e secundário. Na Casa 2, o signo que abre esta casa informa sobre o tipo de energia que activamos ao aprender e comunicar. Neste nível situa-se o jornalismo como via imediata de informação, a capacidade de relações públicas, a facilidade de verbalização em qualquer sítio ou lugar.
3º nível de evolução: Informa sobre a qualidade que se desenvolve ao aprender e que se expande ao ensinar. É o nosso poder mental. O modo como cada um assimila e transmite o conhecimento. O que o ensino pode trazer como valorização do Eu, como auto-descoberta. O tipo de confiança mental que o estudo nos pode despertar como valorização intelectual.
Conheça os homens e mulheres deste signo

O que esperar do homem Gémeos:
Os nativos Gémeos pertencem à classe dos que viajam pelo mundo inteiro, mesmo que se vejam confinados ao seu próprio bairro. São incansáveis e dinâmicos e possuem alguns traços maravilhosos.
São detentores da rara qualidade que lhes permite lançarem-se a fundo ao trabalho e, no entanto, desligarem-se dele por completo para se dedicarem completamente à folia. Às vezes, depois de uma noite de boémia, o despertador está a tocar no preciso momento em que regressam a casa após a festa.
Isso não constitui problema para estes nativos: tomam duche, barbeiam-se e seguem para o emprego com o seu entusiasmo habitual.
São assim, igualmente, com as mulheres. E quando “não está perto da mulher que ama, ama a que está perto dele”. Se uma mulher conseguir aceitar este facto, as coisas correrão bem. Caso contrário, prepare-se para uma certa turbulência.
As palavras são os seus preliminares eróticos e as suas favoritas para depois do acto, e surpreendentemente, as suas fantasias verbais no decorrer do mesmo revelam-se uma experiência extraordinária.
Se sair uma noite com um nativo de Gémeos não se arrependerá. A vida deste nativo está cheia de mudanças. Uma porção de mulheres vêm e vão no seu desfilar de encontros. Possui uma forte atracção por pessoas de origens diferentes.
Aprecia a variedade no que toca à comida e à experiência. Sendo um comunicador nato, é um amante da arte, da ciência e da literatura. Consegue brilhar em qualquer uma dessas profissões.

O que esperar da mulher Gémeos:
A nativa de Gémeos tem algo de deliciosamente infantil. Fala como uma tagarela, bamboleia-se, sacode-se.
Não é capaz de se sentar sossegada por muito tempo a menos que esteja a falar ao telefone. Animada, é muitas vezes a melhor anfitriã, organizando festas extraordinárias.
O seu entusiasmo é contagiante, e o seu charme ofusca os sentimentos mais relutantes em relação ao seu provocante olhar.
Um homem possessivo será pura e simplesmente levado à loucura pela irrequieta natureza que a geminiana possui. Tratando-se da melhor companhia que se poderia ter, conta com uma série de amigos. A nativa deste signo nasceu para a diversão e a aventura.

É esperta e consegue mantê-lo acordado toda a noite a conversarem. A família é importante para ela, e está presente em tempo de crise.
O seu dinheiro é gasto em acção, viagens, diversão e prazeres da vida. O homem que a atrair terá de ser enérgico, sociável, inteligente, e estar empenhado numa ideia ou numa causa.
Grandes flutuações na sua situação financeira pessoal, uma ética e uma moral peculiares, a sua adoração por crianças, e vários compromissos amorosos aguardam a nativa de Gémeos.
Pessoas com grandes diferenças em termos de formação são atraídas ao seu círculo de amigos íntimos.
Desenvolve vários tipos de actividades na vida, combinando a excitação com a aventura em todos os momentos em que está acordada.
Ascendente em Gémeos
A primeira abordagem à vida é feita através do Ar Mutável: aprendizagem, comunicação e experimentação no plano mental. Com Ascendente Gémeos, abordamos a vida de forma ligeira, curiosa e um tanto dispersa.
Há uma forte necessidade de compreender as coisas mentalmente e de apreender todas as faces da realidade. A diversidade da vida diária, com todos os seus pequenos e variados acontecimentos, é um elemento-chave para a expressão imediata da individualidade. Há uma tendência natural para se identificar com as ideias (“sou aquilo que penso”), embora estas possam estar continuamente em mudança.
A comunicação é também uma importante via de expressão pessoal. Quando aprende a seguir um rumo de pensamento, entre a multiplicidade dos seus apelos mentais, o indivíduo com ascendente Gémeos começa a manifestar o que de mais elevado existe no signo: a capacidade de relativizar e de compreender, no plano mental, todas as faces de um assunto ou situação.
Os factores físicos geralmente associados ao Ascendente Gémeos são uma figura ágil e um tanto andrógina, que tende a manter o aspecto juvenil até muito tarde. As mãos e braços podem estar em evidência, tanto pelo gesticular contínuo como pela sua elegância e delicadeza.
O rosto pode ser vivo, móvel, expressivo e marcado por um ar de eterna adolescência. Revela disposição amável, complacente, humana, intelectual e expressiva. O destino melhora quando tiver superado a inquietação e a dispersão.
Toda a vida progredirá por meio da educação e dos ganhos intelectuais. O nativo exibirá muita curiosidade e desejo de aprender e dará provas de inteligência com faculdades inventivas, as quais poderão utilizar-se ou abusar delas segundo o horóscopo.
Predisposição psico-física do signo
Transtornos sexuais e inflamações dos órgãos reprodutores. Nalguns casos tendência para golpes no osso nasal e hemorróidas; espasmos urinários, fístulas, intoxicações. Doenças nervosas e pulmonares.
Anatomia: Pulmões, clavícula, mãos, braços, ombros, sistema nervoso.



Fonte: www.nova-lis.com


sábado, 13 de agosto de 2011

PREFEITO JAIRO JORGE DE CANOAS DÁ AULA NA ESCOLA FUNDAMENTAL VILA VENTURA EM VIAMÃO

ESCOLA FUNDAMENTAL VILA VENTURA
EM   VIAMÃO/RS

Enquanto, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (E), dá aula de administração pública na Escola de Ensino Fundamental Vila Ventura, no Bairro Fiúza, o prefeito Alex de Viamão, ao invés de ficar prestando atenção na aula prática do professor para aprender ficou brincando com joguinho no celular.

Na avalição dos presentes  o prefeito Alex ficou em recuperação, pois saiu mais cedo perdendo parte da aula.

Seguidores