terça-feira, 21 de abril de 2009

A TERRA ESTÁ MUITO TRISTE NO SEU DIA

DIA DA TERRA
DIA 22 DE ABRIL
Será que a Terra é o único planeta com vida na Via Láctea? Os cientistas entendem que isto será verificado brevemente. Enquanto isso, o que se sabe é que aqui neste planeta tem muitos ecossistemas formados por seres abióticos e bióticos. Os seres vivos (bióticos) precisam desta Terra saudável para viver. Não podemos poluí-la. Temos que gerenciar com sustentabilidade os recursos naturais que ela nos oferece com muita pertinência.
Sustentabilidade quer dizer duradouro. Por muito tempo. Então devemos utilizar esses recursos com sabedoria para não comprometer as gerações futuras.
O homem do campo depende da Terra para produzir alimentos para sua subsistência e o excedente vender para os atacadistas ou diretamente para os consumidores,
Hoje, dia 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.
O professor Vilson Arruda que também é Técnico Agrícola formado em 1978 na Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - disse "que sempre aprendeu com os professores da ETA que o meio ambiente deve ser preservado com práticas alternativas de produção ecológica".
Há 39 anos aconteceu nos Estados Unidos, o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então Senador norte-americano Gaylord Nelson organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente.
Hoje, na contra-mão da história, os Estados Unidos não assinaram, o Protocolo de Kioto, que estabelece a proposta, pelos países industrializados, de redução das emissões de gases ... neoliberalismo, ou capitalismo.
Aqui em Viamão os alunos da Escola de Ensino Médio Açorianos, no bairro Jardim Krahe, estão desenvolvendo um projeto ambiental no sentido de conscientizar os moradores de um dos afluentes do arroio Fiúza a não poluir a água do riacho com lixo. Uma das ações do projeto é fazer a limpeza do lixo nas margens do arroio e realizar o plantio de 300 mudas de Ipê Rocho).

DEIXE A TERRA VIVER









No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas. Há 39 anos aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson organizou eventos para discuss ão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente.

RODEIO CRIOULO DE VIAMÃO -ETA - É SUCESSO


A Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - está realizando a 30ª edição do Rodeio Crioulo de Viamão, em parceria com o CTG Vaqueanos da Cultura, que vai ocorrer de 24 a 26 de abril no Parque Bento Gonçalves que fica localizado dentro do campus da escola, no bairro Passo do Vigário. A arrecadação do rodeio é revertido para os projetos pedagógicos e laboratórios das unidades produtivas em prol do ensino. A organização do evento é por conta dos professores, alunos e funcionários que se empenham com dedicação e hospitalidade. O rodeio é um evento tradicional e faz parte do calendário turístico do estado e município. Segundo o Diretor da escola, Evandro Minho, o evento terá praça de alimentação para servir cerca de 25 mil pessoas. O churrasco é o prato principal. Entre as atrações campeiras haverá gineteda e provas de tiro de laço, além do concurso artístico em várias modalidades. Para quem gosta de acampar os espaços serão gratuitos.
Os bailes serão à noite. Na sexta-feira, 24, o baile será animado pela Banda Surungaço e no sábado, 25, será a vez do Grupo Matizes.

Seguidores