segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO - ETA

ESCOLA TÉCNICA DA SHOW DE ENSINO EM CEM ANOS DE HISTÓRIA

Fundada em novembro de 1910 a Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA), cuja mantenedora é a Secretaria Estadual da Educação, ocupa um Campus de 407 ha, em Viamão/RS. Esta situada entre a Rodovia Tapir Rocha (RS 040) e a antiga estrada RS 01 (atualmente rua José Garibaldi) no bairro Passo do Vigário.
Muitos dos alunos da EETA têm se destacado nos cenários estadual e nacional. A personalidade mais conhecida é o engenheiro Leonel de Moura Brizola, formado na turma de 1938, e que entre diversas funções públicas ocupadas ao longo da carreira destaca-se o cargo de governador do Rio Grande do Sul. Também foi duas vezes governador do Rio de Janeiro, e duas vezes candidato a presidente da república e um grande defensor da escola pública.
Como reconhecimento e distinção pela educação Leonel Brizola foi condecorado pelos professores do ensino agrícola, em Seminário realizado em Caçapava do Sul, como o patrono do ensino agrícola no RS. Também se destacam no cenário estadual os ex-alunos Giovani Cherini, deputado estadual(PDT) formado em 1978, Altemir Gregolin atual Ministro da Pesca e Aquicultura, Ervino Deon atual secretário estadual da educação formado em 1976, e o atual superintendente do ensino técnico do RS, Vulmar Leite.
Um fato que se torna notável quando visitamos os mais de 400 ha da escola é que ela mantém o sentimento característico de uma pequena cidade do interior, onde se observa no seu dia-a-dia a comunidade escolar realizando tarefas pedagógicas, agrícolas, pesquisas agroecológicas, como também as lidas campeiras. Na escola além da produção de carne, leite, frutas, e hortaliças para manter os alunos e a hotelaria também é manufaturado alimentos de origem vegetal e animal como rapadura de leite, iogurt, geléias, mel, queijo e bebida láctea.
Na área de ensino a EETA conta em sua estrutura com uma biblioteca para pesquisa em livros e digital (internet), laboratórios de biologia, física e química, auditório, área poliesportiva (futsal, futcampo e uma pista atlética). Possui 11 mil metros de área construída e um centro de treinamento para cursos de extensão popular.

Museu do EETA
Idealizado pelo professor José Carlos Becker na década de 70, o museu de ciências abriga hoje, também partes do antigo acervo do museu da Faculdade de Veterinária da UFRGS. O museu conta ainda com um mini auditório, revistas cientificas e diversas peças expostas como um tubarão. A peça que chama mais atenção é um terneiro xifópago que nasceu na escola nos anos 70. Além disso, realiza diversas exposições e trabalhos dos mais variados temas, como o solo, rochas minerais e ervas.


PARA VER LOCALIZAÇÃO E MAPA DA ESCOLA CLIC AQUI

PARA VER FOTOS CLIC AQUI

Seguidores