segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VIAMÃO: PT DE VIAMÃO NÃO PRESTOU CONTA CORRETA E GOVERNO FEDERAL SUSPENDE A MERENDA ESCOLAR

SEM BENS
Os Vereadores empossados no primeiro dia de Janeiro, apresentaram suas Declarações de Bens, sendo que os Vereadores Augusto Giraldo (PSOL), Eliseu Chaves (PP), Marcelo Bittencourt Bororó (PMDB) e
Guguzinho Streit (PTB), informaram não possuir bens, pois não possuem carro e nem casa própria...


EDUCAÇÃO COM SERIEDADE
No próximo dia 27 começam as aulas na rede municipal de ensino. A secretária municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, (foto) reuniu os diretores de escolas quinta-feira, 21 para encaminhar o inicio do ano letivo e, após, recebeu este colunista para um bate-papo informal. Disse que após um levantamento nas escolas da rede constatou que haviam muitas obras suspensas desde outubro de 2012 e um precário serviço de manutenção nos setores de ensino. ”As salas para atendimento as crianças com necessidades especiais apresentava escasso recurso humano” contou.


Segundo ela, a missão do prefeito Valdir Bonatto (PSDB) é garantir uma escola de qualidade para os alunos de Viamão. “Iremos construir a reestruturação curricular do ensino fundamental de nove anos de acordo com as novas diretrizes nacional. Clarice garantiu transporte escolar, no primeiro dia de aula, para os alunos da zona rural que se deslocam para as escolas pólos no município. Disse que haverá um controle rigoroso dos gastos com combustíves na secretaria de educação e para isso o governo municipal irá exigir dos motoristas um diário de bordo. “Temos que garantir sustentabilidade no custo das verbas públicas”, reforçou. Informou que vai manter um canal de diálogo permanente com os conselhos municipal de ensino, alimentação escolar e Fundeb.Explicou que durante o ano letivo haverá a construção dos novos regimentos escolares e a questão da forma como serão indicados os novos diretores, e após aprovação dos vereadores, possível eleição no decorrer do segundo semestre de 2013. “Os atuais gestores estão garantidos até 31 de dezembro”, avisou.


MERENDA ESCOLAR: VERBA ESTÁ SUSPENSA
O governo do ex-prefeito Alex Boscaini (PT) foi uma esculhambação. Isso todo mundo esta careca de saber. Agora, estourou a merenda escolar.


A secretária municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, revelou que quando assumiu a pasta ficou surpresa ao constatar que o Governo Federal suspendeu, em agosto do ano passado, o dinheiro do repasse da merenda escolar. O motivo, segundo ela, foi a não prestação de contas, desde 2009, do governo anterior. “Constatamos a suspensão quando verificamos o extrato da conta no Banco”, disse. O caso se encontra na Controladoria Geral da União (CGU).

Para garantir aos alunos o cardápio de qualidade na merenda escolar, programado pelo Conselho da Alimentação Escolar e pelas nutricionistas, a Prefeitura de Viamão está utilizando os recursos em estoque e um saldo em caixa.

EM TEMPO: Na próxima edição matéria em detalhes sobre o caso.


CÂMARA MUNICIPAL DE VIAMÃO NÃO ABRE NO TURNO DA MANHÃ
Incrível, mas certas coisas só acontece em Viamão.


A Câmara de Vereadores não abre no turno da manhã. As pessoas sobem aquela “BAITA” escadaria e algumas de bengala, quando chegam no topo, batem com nariz na porta. Acredito que isso é desumano. Vergonhoso!!! Porque não abrir as portas da Casa do Povo pela manhã?

Na quarta-feira, 21, pela manhã fiquei num plantãozinho na frente da Câmara. Muitas pessoas que bateram com o nariz na porta, deciam as escadas indignadas. Uma delas, Cláudia Costa, moradora da parada 45, indignada disse que estava procurando o vereador Armando (PT) e que não teve acesso ao seu gabinete. “Na eleição foram lá em casa pedir voto, e agora impõe horário para nós ser atendidas.

VEREADORES A FAVOR DA ABERTURA PELA MANHÃ

Os vereadores Guguzinho, Zé do PV, Dilamar Machado, Joãozinho da Saúde, Nadim, Bororó, Leco e professor Jeferson são a favor que a Câmara abra também no turno da manhã.


SAÚDE EM VIAMÃO SEM FOCO

Nesta semana conversei por telefone com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ione Marcon.


Perguntei para Ione: O prefeito Valdir Bonatto (PSDB) e a secretária municipal de saúde, Vera Sperotto, já teriam visitado a diretoria do Conselho?

Ione respondeu: Não.

Em quatro anos o Conselho não aprovou O Plano Municipal de Saúde do ex-prefeito Alex Boscaini (PT). Para nossa surpresa aprovaram só agora em 2013.

Perguntei a Ione: Por que aprovaram o Plano Municipal de Saúde do ex-prefeito, somente, agora em 2013.

Ione respondeu: Foi um pedido via ofício do atual prefeito Bonatto, e resolvemos dar um voto de confiança para o novo prefeito.

Perguntei a Ione: A secretária da saúde teria ido a Brasíla na reunião dos secretários municipaiscom o Ministro da Saúde para liberação de verbas?

Ione Respondeu: Pelo que sei ela não foi.

Perguntei a Ione: A sala do Conselho ainda é aquela indeseja e sem condições de trabalho?

Ione respondeu: Sim. é mesma.


NOTAS MIÚDAS


 O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) fará convenção municipal no dia 24 de março (domingo), a partir das 09 horas, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Viamão.

 Os petistas de ocasião estão abandonando a sigla e esperando convites “Vip” para assinar ficha com os tucanos.

Dia nove de março tem festa do PT no Cantegril. Quando estavam no poder as festas reuniam mais de 2 mil pessoas. E agora? Vamos esperar prá ver.

O ex-prefeito Ridi (PT) ficou oito anos no cargo de prefeito e mais oito de vereador e declarou não possuir bens. Então a poupança deve estar gorda?

 Se o seu filho ainda não foi matriculado nas escolas de Viamão, nãp perca tempo, procure a Central de Vagas. Fone 3446-6226.

 A Secretaria Municipal da Saúde ainda não funciona a contento da população.

 Vereador não é profissão, portanto não tem direitos assegurados pela CLT.

 Hoje fui visitar alguns dos nossos novos vereadores. Alguns tem projetos. Outros nem sabem por que foram eleitos. As respostas nas perguntas de entrevista são evasivas e muitos nem sabem o que estão dizendo. Será que não vão se qualificar?


A POLÊMICA DA MERENDA ESCOLAR EM VIAMÃO

O governo Federal suspendeu as verbas da merenda escolar para a prefeitura de Viamão desde agosto do ano passado pelo motivo de ter encontrado irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito Alex Boscaini (PT).


Na semana passada a atual secretária municipal de educação, Maria Clarice Oliveira, se disse surpresa quando se deparou com o problema, mas entrou em contato junto ao MEC/FNDE, para resolver as pendências nas prestações de contas a fim de liberar os recursos suspensos.

Nesta semana conversamos com o professor, Carlos Fernando Oliveira da Silva, presidente do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) - foto acima - que confirmou a suspensão das verbas , e que segundo ele, o problema já vem se arrastando desde 2005.

Ele informou a essa página que a Prefeitura de Viamão recebe em média cerca de R$ 153 mil, por mês, para aquisição da merenda distribuída nas escolas municipais.

Segundo Silva são atribuições do Conselho acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar em especial zelar pela qualidade dos alimentos.

Perguntamos ao presidente se o Conselho tinha aprovado as contas do prefeito Alex Boscaini (PT)? Oliveria disse que sim, mas sem examinar todos detalhes do processo, pois o prefeito sempre enviava na última hora e não tinha como os conselheiros examinarem todos os detalhes dos gastos.

O presidente do Conselho também denunciou que o Conselho não aprovou o cardápio elaborado pela prefeitura, mas mesmo assim o prefeito Alex (PT) autorizou a aplicação do cardápio nas escolas do município, nos últimos quatro anos de governo, por sua conta e risco.

Perguntamos ao presidente do CAE se havia possibilidade das crianças ficarem sem receber a merenda escolar nesse primeiros meses do ano letivo? Silva respondeu que a Prefeitura de Viamão programou uma cardápio alternativo utilizando um escasso estoque e um saldo de dinheiro em caixa, porém ressaltou que essas quantidades existentes de de alimentos só dá para dois meses de aula.

O ex-prefeito Alex Boscaini (PT) que se explicou dizendo que segundo informações do ex-secretário da educação, Gilnei Leite, e repassadas a atual secretária Maria Clarice, o motivo da suspensão da verba da merenda escolar foi pelo fato do MEC ter mudando o programa de prestação de contas, via internet, e enquanto estiver ocorrendo as novas adaptações haverá essas dificuldades nas prestações de contas.

Nota do colunista: Se o problema nas prestações de contas já vem se arrastando desde 2005 como pode o prefeito tentar se penitenciar culpando o serviço de informatização do MEC?    

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SME DE VIAMÃO


A secretária municipal de Educação, Maria Clarice Rodrigues de Oliveira, vem esclarecer matéria publicada no jornal Sexta, na edição nº 103, datada de 22 de fevereiro de 2013, página 3, na coluna de Arruda Filho, intitulada “Educação com seriedade”, com chamada na capa do referido jornal intitulada “Governo do PT de Viamão não prestou contas da merenda escolar desde 2009: Dilma trancou repasse”:

1- Cabe ressaltar que NÃO houve a afirmação por parte da secretária municipal de educação de que “[...] o governo anterior, do PT, não prestou contas da merenda escolar desde 2009. Por isso, o Governo Federal suspendeu o dinheiro desde agosto [...]”, como publicado. A secretária Maria Clarice informou ao referido colunista que no mês de janeiro havia SIM pendências nas prestações de contas de anos anteriores. Tais prestações de contas encontravam-se em análise pelo MEC/FNDE, inclusive o ano de 2009, com apontamentos da CGU;

2- Também foi informado que durante os meses de janeiro e fevereiro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação trabalhou conjuntamente com o Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) para resolver, junto ao MEC/FNDE, tais pendências nas prestações de contas a fim de liberar os recursos suspensos;

3- Por último, informo que parte das pendências já foi resolvida junto aos órgãos competentes. No momento, a Secretaria Municipal de Educação está aguardando a liberação dos recursos da alimentação escolar, o que ainda não ocorreu.

Atenciosamente,

Maria Clarice Rodrigues de Oliveira

Secretária Municipal de Educação.





Seguidores