segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MÉTODO CIENTÍFICO

ASSUNTO: MÉTODO CIENTÍFICO

UFRGS 



ACADÊMICO: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA


0178662 – POLO: POA


Distinga as diversas etapas do método experimental

(OBSERVAÇÃO - PROBLEMA - HIPÓTESES -TESTAGEM - VERIFICAÇÃO - GENERALIZAÇÃO).



Claude Bernard descobriu que o sangue de todos os animais contém açúcar, mesmo que não o tenham ingerido (o que contrariava uma idéia comum na época, de que o açúcar existente nos animais provém exclusivamente dos alimentos). Claude Bernard supôs que deveria haver um órgão capaz de armazená-lo sob uma forma particular e restituí-lo quando necessário (esta hipótese foi sugerida por analogia com o mundo vegetal: uma planta transforma a glicose em amido, que é armazenado). Foi dosando a taxa de glicose ao longo de todo o percurso do sangue, partindo do intestino, que Claude Bernard descobriu o órgão regulador, cuja existência supusera: o fígado. Mas durante a dosagem de açúcar em fígados de animais, certa vez, demorando-se para fazer a segunda dosagem, verificou maior quantidade de açúcar e concluiu que "o tecido do fígado vai se enriquecendo com açúcar continuamente, durante certo tempo após a morte". Reiniciou as experiências com fígado lavado e pôde demonstrar que o fígado reserva a glicose sob a forma de glicogênio. (Adaptado de Huisman e Vergez)

1ª Parte:


OBSERVAÇÃO: o sangue de todos os animais contém açúcar mesmo que não o tenham ingerido.

PROBLEMA: como é possível conter açúcar sem que o organismo tenha ingerido pelos alimentos?

HIPÓTESE: supôs que deveria haver um órgão capaz de armazená-lo sob uma forma particular e restituí-lo quando necessário. Conforme a hipótese sugerida por analogia com o mundo vegetal: uma planta transforma a glicose em amido, que é armazenado.

TESTAGEM: Foi dosando a taxa de glicose ao longo de todo o percurso do sangue, partindo do intestino, que Claude Bernard descobriu o órgão regulador, cuja existência ; o fígado.

VERIFICAÇÃO: 1) durante a dosagem de açúcar em fígados de animais, certa vez, demorando-se para fazer a segunda dosagem, verificou maior quantidade de açúcar.

2ª Parte:

 Reiniciou as experiências com fígado lavado.

GENERALIZAÇÃO: O tecido do fígado vai se enriquecendo com açúcar continuamente, durante certo tempo após a morte do indivíduo, e que o fígado reserva a glicose sob a forma de glicogênio.

Seguidores