terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

AGRICULTURA ORGÂNICA

A agricultura orgânica evita amplamente o uso de fertilizantes, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos de rações animais, todos elaborados sinteticamente.
Os sistemas agrícolas orgânicos dependem de rotações de culturas, de restos de culturas, estercos animais, de leguminosas, adubos verdes e resíduos orgânicos de fora das fazendas, bem como o cultivo mecânico, rochas e minerais de aspectos de controle biológico de pragas e patógenos, para manter a produtividade e a estrutura do solo, fornecer nutrientes para as plantas e controlar insetos, ervas não desejadas e também outros organimos que venham a competir com a culturas prefeirdas.
A base para o sucesso do sistema orgânico é um solo sadio, bem estruturado, fértil (macro e micronutrientes disponíveis às plantas em quantidades equilibradas). Bom tor de húmus, água e ar de boa atividade biológica. O solo deve estar sempre coberto para eviter a erosão.

SERRA DO RIO DO RASTRO É POLUÍDA





SERRA DO RIO DO RASTRO É POLUÍDA POR ESGOTO SEM FOSSA SÉPTICA
No dia 11 de fevereiro (2009) fui visitar a Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina, (BR), e fiquei perplexo com o esgoto fétido que corre à céu aberto originado nos banheiros localizados no Mirante principal da Região. Sem a devida fossa séptica o esgoto regado a urina e fezes desemboca no kenion espalhando poluição para todos os lados das corredeiras do rio.Informado pela pessoa que cuida e cobra dos sanitários, ela informou que a responsabilidade da manutenção do local é o Governo do Estado de Santa Catarina que já foi informado e até agora não fez nada para solucionar o problema do agente poluidor das águas. Como pode um lugar tão lindo contrastando com a poluição que já chegou forte para sujar a maravilha da serra?
Dê a sua opinião.

Seguidores