sábado, 23 de julho de 2011

CRISTINA LIMA DE ALMEIDA: TRABALHO VOLUNTÁRIO É PRAZER - HOSPITAL DE CARDIOLOGIA DE VIAMÃO

TRABALHO VOLUNTÁRIO É PRAZER

CRISTINA ALMEIDA É VOLUNTÁRIA NO HOSPITAL DE VIAMÃO
JORNAL SEXTA DE VIAMÃO
22/JULHO/ 2011

O trabalho voluntário é uma importante prática realizada por muitas pessoas que visam apenas o bem comum do próximo. É definido com um ato realizado sem segundas intenções ou fins lucrativos.

Desempenhar um trabalho voluntário pode fazer muito bem não só as pessoas beneficiadas, mas a si próprio, pois ao ver pessoas recebendo ajuda direta ou indiretamente feitas por você é muito prazeroso.
No Hospital de Cardiologia de Viamão muitas pessoas prestam serviços voluntários, entre elas, Cristina Lima de Almeida, que realiza um trabalho com a finalidade de animar as crianças que estão hospitalizadas, e isso ajuda muito no reestabelecimento delas.
Ela conta que no hospital há um projeto denominado de Brinquedoteca, que é um espaço apropriado com cadeiras e mesinhas, onde as crianças realizam atividades lúdicas. Ora elas brincam com jogos educativos, com bonecas, carrinhos, pinturas, ou ora ouvindo histórias. A criança escolhe o tipo da atividade, e os voluntários ficam orientando e acompanhando.
“Ver o sorriso de uma criança é muito satisfatório e gratificante, e não há qualquer valor em dinheiro que possa ser pago para a gente sentir o prazer da alegria delas”, relata a voluntária.
Segundo ela, esse projeto para sobreviver depende de parceiros cooperantes que doem brinquedos, lápis, tinta para pintura, canetinhas coloridas, folhas de papel e cadernos com desenhos para colorir. “Quando as crianças estão no espaço da Birnquedoteca realizando as atividades, elas esquecem um pouco a sua dor e a doença”, explica.
Infelizmente não são todos que pensam assim, porque se todo mundo ajudasse o próximo com algum tipo de contribuição através de seu trabalho voluntário, muitas coisas mudariam neste país cheio de desigualdade social.
Para desempenhar o trabalho voluntário no hospital as pessoas devem se credenciar fazendo um cadastro e entrevista com a assistente social. “É preciso ter muito profissionalismo e responsabilidade, pois, assim como qualquer outro trabalho, é um compromisso sério”, alerta a voluntária Cristina Almeida.

ARROZ TIO NENÊ DE VIAMÃO - LOMBAS - BOA VISTA - RS - BRASIL

VISÃO EMPREENDEDORA - ARROZ TIO NENÊ
Os orizicultores, Paulo Goulart e seu filho Wagner,  estão investindo em alta tecnologia não só no plantio do arroz irrigado como também no beneficiamento dos grãos.  O arroz produzido é descascado e embalado com a marca comercial "ARROZ TIO NENÊ".
 A Empresa fica situada na região da Boa Vista - Lombas - na Rodovia Tapir Rocha (RS-040), no município de Viamão. Pai e filho cultivam cerca de 500 hectares de arroz irrigado. Neste ano estão investindo forte no arroz beneficiado, com nome comercial "Tio Nenê".

O objeto da empresa é o plantio, colher, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do produto final para os atacadistas e mercadistas. 

O investimento não foi apenas em beneficiamento de arroz, mas também houve aplicação de recursos em um emprendimento moderno, funcional e equipado para atender todas as expectativas do mercado, que não exige apenas um arroz bonito, mas tudo que compõe um produto de excelência e qualidade exigida pelo consumidor final.




PAULO GOULART, FILHO WAGNER E INVESTIDOR

(E) PAULO GOULART, PROFESSOR VILSON ARRUDA FILHO  E WAGNER


Paulo Goulart explica que garantir alimentos seguros se constitui num desafio e numa obrigação que somente poderá ser alcançada se todos os envolvidos na Cadeia “AGROALIMENTAR” estiverem sintonizados no mesmo objetivo.
Nós trabalhamos visando a Produção Integrada (PI) do arroz que é uma exigência mercadológica em todo o mundo, rigoroso em requisitos de qualidade e sustentabilidade, e enfatiza o monitoramento de todo o sistema produtivo e o uso controlado de produtos fitossanitários para obtenção de Alimento Seguro, promovendo a Proteção Ambiental, as Condições Dignas de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores Rurais, Viabilidade Econômica e a Rastreabilidade dos Alimentos.

VIAMÃO: REGINA FROTA É CIDADÃ VIAMONENSE

CÂMARA MUNICIPAL CONCEDE
TÍTULO DE CIDADÃ
VIAMONENSE A PROFESSORA
REGINA FROTA.

Por iniciativa do vereador Romer Guex (PSOL) a professora Maria Regina Frota recebe o título de cidadã viamonense.

MARIA REGINA FROTA FOI SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO
NO GOVERNO TAPIR ROCHA (PDT)

Maria Regina Frota de Oliveira Siqueira (Regina Frota), nascida em Porto Alegre na Sta. Casa de Misericórdia, em 26 de março de 1941, filha de Orion Frota de Oliveira e Dalila Machado de Oliveira (ambos falecidos). Mãe de Carlos Orion, sogra de Viviane Quadros e avó de João Ped...ro Viegas Siqueira. Seus irmãos são Orion Frota de Oliveira Filho, Maria Rejane Frota dos Santos e Mário Frota de Oliveira (falecido).
Começou suas atividades profissionais em 1962 no SEDEP (Serviço de Expansão Descentralizada do ensino Primário), na Escola Municipal São Jorge, na Vila de mesmo nome, na parada 39 em Viamão, onde foi nomeada diretora pelo Prefeito Municipal Frederico Diehl, em 12 de março de 1962, permanecendo no cargo por cinco anos. O SEDEP foi trazido à cidade por Tapir Rocha e Laís Therezinha Sica da Rocha e naquela época não se fazia necessário a formação no Magistério, bastava o “ginásio”. Após, Regina estudou no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, tornando-se assim, professora do ensino Primário.
Em 1972, por intermédio de Satut Allem da Veiga, foi contratada pelo Estado, na Escola Minuano, onde lecionou e elegeu-se diretora.
Em maio de 1973 assumiu no Grupo Escolar Setembrina. Nesta escola lecionou, foi vice-diretora da professor Maria Eloi Angelin, onde permaneceu até 1983.
Ainda 1983 foi nomeada pelo prefeito Tapir Rocha (PDT) ao cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura. Como Secretária, Regina desenvolveu trabalhos muito importantes, como a regularização das escolas criadas pelo SEDEP.
Em 1980, enquanto trabalhava como secretária da Associação Comunitária do Brasil (ACOBRA), surgiu a idéia de implantar na Escola Setembrina o Ensino Supletivo à distância, em nível de Ensino Médio (na época 2º  grau). Na época, a ACOBRA era presidida pelo Sr. Isaac Iesbich e foi então que iniciou-se o trabalho, sendo aprovado em 1988, sob a prefeitura de Jorge Chidem.
Na Escola Setembrina foi secretária e logo diretora até 1985. Após foi trabalhar no Ginásio Farroupilha, tempo em que foi cedida à Escola Setembrina para trabalhar no processo então implementado pela ACOBRA, no Ensino Supletivo, até 1988. Depois disto, retorna ao Farroupilha, onde permanece até 1996, seguindo então, sua aposentadoria.
Atualmente, realiza trabalhos comunitários na paróquia da Igreja Matriz, em Viamão, juntamente às diversas pastorais e é representante do Consulado do Sport Clube Internacional, recebendo em 2009, por iniciativa da Vereadora Belamar Pinheiro, Moção parabenizando-a por ser Torcedora Símbolo do Internacional no município.
Tem formação em licenciatura curta, plena e pós-graduação em Administração Educacional.

Seguidores