sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ABRAÇO SIMBÓLICO NO LAGO TARUMÃ JÁ TEM DATA

Abraço Simbólico ao Lago da Tarumã


Vamos fazer uma manifestação no dia 14/09 aniversário de Viamão em prol de Nosso Lago da Tarumã, que imaginamos à várias gerações, como lugar de encontro de todo o Viamonense, e orgulho do mesmo. Que desperte tanto nas autoridades como em nós na sociedade o fim desse abandono!
Em 2014 temos Copa do mundo, delegação em Viamão será que não merecemos salvar esse cartão postal?????? mandem idéias sugestões, várias parcerias estão se juntando!!!!!
 
Felipe Peixoto.

VIAMÃO: CONSELHEIROS TUTELARES DIVULGAM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Conselheiros Tutelares se
reúnem para divulgar a Semaneca


CONSELHEIROS UNIDOS PELO ECA

Texto e fotos: Guilherme Not

Na quarta-feira (4/08), os conselheiros tutelares de Viamão se reuniram para divulgar a Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente (Semaneca). Na reunião, foram avaliados os materiais de divulgação, como folders – cuja logo e a arte interna foram feitas por alunos da rede municipal –, por exemplo. A Semaneca envolve as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social e de Educação, e proporciona atividades pedagógicas nas escolas do município, durante o projeto.
Durante os dias 8, 9, 11 e 12 serão realizadas atividades nas escolas do município, sempre tendo como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente. Já no dia 10, serão realizadas as seguintes atividades no Centro de Formação Profissional Walter Graf: no turno da manhã, será feito o credenciamento dos presentes, a abertura oficial do evento e a apresentação do grupo cultural Ritmos da Vida, uma palestra com o integrante do grupo de trabalhos RS Tutelar – entre outras competências -, Andecler Franção, e logo depois um debate.
À tarde, as atividades iniciam-se com a apresentação do grupo cultural da E.M.E.F. Alberto Pasqualini. Em seguida, duas palestras, a primeira com a promotora Daniela de Lucca, com o tema Legislação, e outra com o Doutor Hamilton, que é especialista em políticas educacionais, com o tema Violência Escolar.

VIAMÃO: IMAGENS A ZERO GRAU CASAL DIVIDE COBERTOR COM CÃOZINHO

Estas imagens foram feitas em (5-8-11 as7:10 da manhã- zero grau). Podem serem consideradas comuns nas grandes cidades e já estão ficando visiveis em Viamão.


NA NOITE GELADA CASAL DIVIDE A RUA COM UM CÃOZINHO

MESMO SE UM TELHADO  CASAL DE ANDARILHOS DIVIDE COBERTOR COM SEU CÃOZINHO
Como tudo que sai do controle individual classifico como sendo de responsabilidade Estatal, neste caso a resposabilidade é da Prefeitura de Viamão que tem uma Secretaria de Cidadania e Assistencia Social capacitada para prevenir esta situação deprimente e desumana na qual se encontra este casal que dividem com sua matilha o chão duro da calçada de um prédio comercial na parada 41, a beira da RS 40 que leva o nome de Tapir Rocha importante polÍtico destas terras.
Será que a Secretaria e a sua Secratária sabem quantos moradores de rua existem em Viamão?
Se sabe, qual o programa que esta em curso para retirar estes seres humano desta decadencia, trata-los e reinceri-los na sociedade, devolvendo-lhe a cidadania e a dignidade?
Acredito que são pocos os que estão nestas condições, portanto cabe ao nosso Prefeito Alex agir rapido e garantir dignidade para estas pessoas.

O senhor pode. Companheiro Prefeito DE VIAMÃO!!!!
Saudações!
Itamar Santos.
Trabalhador, de Esquerda e Socialista.

VIÃMÃO: BRIGADA MILITAR INAUGURA NOVO POSTO NO CENTRO DA CIDADE


Novo posto da Brigada Militar é inaugurado


AUTORIDADES PRESTIGIARAM A BRIGADA MILITAR

BANDA DA BRIGADA MILITAR ANIMOU O EVENTO

(E) CORONEL ABREU E PREFEITO ALEX DESCERRAM PLACA DE INAUGURAÇÃO

COMANDANTE GERAL DA BRIGADA MILITAR, CORONEL ABREU, DO RS DISCURSA PARA SO PRESENTES

Texto: Guilherme Not
Fotos: Kauê Linhares

Com a presença de várias autoridades municipais, militares e presença da imprensa, foi inaugurado na quarta-feira (3/08) o novo posto da 1ª Companhia do 18º Batalhão da Brigada Militar, no centro do município. O local conta com uma ampla área, dotada de sargeamento, vestiários, estacionamento, entre outros espaços. O valor gasto na reforma do prédio, feita pela Prefeitura Municipal de Viamão, foi em torno de 14 mil reais; um grande investimento em segurança para o município.
O evento começou com a Banda da Brigada executando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o tenente-coronel Alfeu Freitas Moreira recebeu uma honraria do comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu – que representou o comando metropolitano da Brigada. Em seguida, foram entregues medalhas para os soldados que se destacaram na prática do policiamento extensivo. As condecorações foram entregues pelo Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, e pelo prefeito Alex Boscaini.
Em seguida, Boscaini e o tenente-coronel Moreira descerraram a placa de inauguração do novo posto. Em sua fala, Moreira destacou a importância desse novo espaço e o trabalho realizado pela Brigada Militar: “Nós agradecemos pelo espaço antigo que nos foi cedido. Mas essa nova sede está localizada em um ponto onde se torna referência para a população. O nosso trabalho é grande e difícil, mas seguiremos sempre com total empenho”. E acrescenta, “todos os dias, nós procuramos ser a força da comunidade. Contem sempre com o nosso trabalho”, completa.
Já o coronel Abreu ressaltou a melhora que o novo posto trará ao serviço da BM e o trabalho em conjunto da instituição. “A Brigada aqui se estruturou para proporcionar um serviço cada vez melhor, sempre com muito trabalho. Esse posto é conectado à grande instituição que é a BM, que sempre estará presente para ajudar a comunidade”. E encerrou dizendo que “esse espaço vai proporcionar uma maior proximidade da população, o que ajuda a cumprir o objetivo final do trabalho da Brigada, que é garantir o bem-estar da população”.
Encerrando as falas, o prefeito enfatizou os esforços feitos por parte da prefeitura em proporcionar um espaço de qualidade: “Nós precisávamos desse espaço aqui no Centro, para atender à população. Portanto, nós conversamos com o Coronel e nos comprometemos em fazer todo o processo de reforma do prédio, que é muito bem estruturado”. Além disso, Boscaini se disse muito contente com o novo local e reforçou o compromisso de sempre buscar um trabalho de maior qualidade. “Estamos felizes com esse trabalho, e sabemos ainda que há muito para ser feito, e vamos seguir trabalhando, tomando todas as medidas para sempre divulgar as coisas positivas da cidade”, encerra.
Finalizando a cerimônia, a Banda da Brigada executou o Hino Rio-Grandense, e foi servido um coquetel aos convidados.

VIAMÃO: ENCONTRO MUNICIPAL DO TURISMO TRATA DA COPA DO MUNDO DE 2014

Encontro de Turismo
reúne grande público

(E) DIRETOR DE TURISMO, MARCUS OLIVEIRA; PREFEITO ALEX; SECRETÁRIA ESTADUAL DE TURISMO, ABGAIL PEREIRA E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, RICARDO GROSS


APÓS OS TRABALHOS OS PARTICIPANTES COMEMORARAM NO CAFÉ DA PRAÇA

Texto: Natália Maciel
Fotos: Kauê Linhares

Promovido pela Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o  Encontro de Turismo “Viamão e a Copa do Mundo 2014” ocorreu na quarta-feira (3). O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve como convidada especial a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira.
Destinado a agências de viagem, representantes de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, empresas de lazer e educação, o Encontro de Turismo reuniu um grande público. Estiveram presentes representantes da Quinta da Estância Grande, Sítio Vô Rangel, Vila Ventura, Parque Estadual de Itapuã, Prepara Cursos Profissionalizantes, operadoras de turismo, entre outros empreendedores.
O evento foi conduzido pelo diretor do Departamento Municipal de Turismo de Viamão (Detur), Claudio Montano, que compôs a mesa do plenário Tapir Rocha juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, o prefeito Alex Boscaini, e a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira.
De acordo com Ricardo Gross, o evento é a prova de que Viamão está se empenhando em busca do seu desenvolvimento. “A presença de todo esse público é a prova maior disso”, afirmou.
Abgail também reforçou a importância do encontro. “É uma iniciativa privada que conseguiu reunir o poder público, o terceiro setor e a comunidade para discutir essa pauta positiva e com grandes oportunidades, o que mostra a mobilização da sociedade”, destacou. Para a secretária, é preciso colocar o turismo no rumo do desenvolvimento da região metropolitana. “Nós precisamos mostrar a capacidade turística do Rio Grande do Sul, o seu mosaico de culturas”, disse.
Segundo Abgail, cabe ao poder público garantir o acesso ao turismo, a melhorar a estrutura. “A Copa somos todos nós. O prefeito Boscaini é como o técnico da seleção: deve escalar o time, que por sua vez são os responsáveis pelo turismo (donos de hotéis, de bares, etc), e armar a sua tática. Cabe a nós qualificarmos e capacitarmos nossa gestão para o bem receber dos turistas, a fim de que a Copa do Mundo nos sirva também para nos deixar um legado.
A secretária explicou que o turista não virá apenas para assistir aos jogos, mas também pra desfrutar de toda nossa hospitalidade. “Eles voltarão para casa falando de nós, e o que queremos que eles falem?”, questionou. Abgail ainda informou que serão realizadas 11 conferências de turismo até dezembro. “Essas ocasiões serão abertas ao público, portanto, todos, sem exceção, poderão opinar a respeito do setor. Se eles não participarem e não opinarem, é por decisão deles, e não por falta de oportunidade”, ressaltou a secretária.

Copa do Mundo deve acelerar
o desenvolvimento do município

Para o prefeito Alex Boscaini, o pensamento deve ir muito além da Copa do Mundo. “Não devemos pensar nela por si só. Ela deve servir para melhorarmos a nossa logística, nossa infraestrutura. Mas, antes de tudo, devemos preparar o município para recebê-la. É importante que nós nos valorizemos, pois a cidade está completando 270 anos e, muitas vezes, nem nós mesmos nos respeitamos. Temos que ter consciência do nosso potencial”, explicou.
Conforme Boscaini, os municípios que receberem uma seleção terão muitos investimentos públicos, principalmente do governo federal. O prefeito acredita que, se Viamão for consolidada como uma das cidades que serão centro de treinamento da Copa, terá um desenvolvimento bastante acelerado. “Nós já estamos vivendo um momento muito bom, onde Viamão está recebendo a instalação de inúmeras empresas. Fazer parte da Copa do Mundo seria um avanço ainda maior”, destacou.
O diretor de Indústria e Comércio, William Rodrigues, acredita que a Copa irá passar por Viamão. “Nós mostraremos que estamos preparados para isso e os turistas levarão muitas coisas boas daqui”. Ele também reforça a fala de Boscaini, destacando o fortalecimento no comércio. “Estamos com a economia aquecida, com a vinda de muitas empresas”, relatou Rodrigues.
Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, que apresentaram aos empreendedores as formas de financiamento na área do turismo. Também prestigiaram o evento, representantes da Prefeitura de Viamão, da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Viamão (Acivi), da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, e o ex-secretário estadual de Turismo, Antônio Ávila.
Depois de encerrado, o público que participou do Encontro de Turismo “Viamão e a Copa 2014” se reuniu no Café da Praça, onde usufruiu de coquetel e assistiu ao desfile de roupas turísticas do município, promovido pela Viamão Souvenir.

VIAMÃO: UNIDOS DA VILA ISABEL MOSTRA AO PREFEITO CRONOGRAMA DO CARNAVAL 2012

Unidos de Vila Isabel apresenta
ao prefeito cronograma do carnaval 2012


JUAREZ DE SOUZA (BARBA) E AO LADO PREFEITO ALEX

Texto: Tamires Fonseca
Fotos: Markus Vargas

Em reunião no Gabinete do Prefeito, na manhã desta terça-feira (2), o presidente da Unidos de Vila Isabel, Juarez de Souza, apresentou ao prefeito Alex Boscaini o cronograma de desfile do carnaval 2012. O objetivo do encontro foi proporcionar uma exposição de ideias entre a Prefeitura de Viamão e a Unidos de Vila Isabel, referente ao desfile, que terá como tema-enredo os 270 anos do município.
Segundo Souza, os preparativos já começaram, e todos estão empenhados para que a escola vença em 2012. “Viemos até o prefeito para mostrar nossas ideias e ver o que se pode melhorar. Por mais que a gestão seja nossa, a Prefeitura de Viamão tem um papel muito importante, pois é o município que brilhará na avenida. Nossa proposta é os 270 anos de Viamão representado com muita festa e diversidade de raças,” completa. Além do já citado, as alas contarão com festas típicas da cidade, danças, esportes, e a própria história de Viamão.
O prefeito Alex Boscaini mostrou-se satisfeito com as idéias colocadas e feliz por ter Viamão como tema para o desfile de 2012. “É importante para a população viamonense assistir à sua cidade sendo homenageada na avenida.”
Também estiveram presentes, o secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, o carnavalesco Sandro Rauly, o compositor e intérprete, Arizinho, e o designer gráfico, João Fernando Blitz.

VIAMÃO: INICIA OFICIALMENTE CURSO BÁSICO DE DEFESA CIVIL

Começa oficialmente o Curso Básico
de Defesa Civil de Viamão



Texto e fotos: Tamires Fonseca

Com o objetivo de formar e informar representantes da Prefeitura, Corsan, CEEE e escoteiros do Grupo Alencarino Scarpetti de como reagir em um momento de risco, iniciou nesta quarta-feira (3) o Curso Básico de Defesa Civil. O evento, que teve a abertura oficial no dia 25 de julho, foi realizado no Centro de Formação Profissional Walter Graf.
As aulas estão sendo dadas pelo 1º Sargento do Corpo de Bombeiros de Viamão, Luiz Lima da Luz, o qual relatou sobre o assunto. “É de suma importância para o município de Viamão que as pessoas envolvidas na gestão da cidade tenham uma orientação de como se deve agir em momentos de tragédias, pânico, perigo”. E ainda acrescentou: “O mundo mudou, agora já não é mais um susto ver um alerta de furacão. Lembremos do furacão Catarina, que abalou, no início de 2004, os habitantes da região Sul. Eles se depararam com um fenômeno que desconheciam, e isso é o que mais assustou a todos, e é daí que vemos a importância do curso de defesa civil”.
Dos temas que serão abordados, nessas quatro quartas-feiras seguidas, 3,17, 24 e 31, os principais são: primeiros socorros; operacional e defesa civil; inspeções de áreas de risco; comunicação; dinâmicas; entre outros assuntos. Lembrando que é indicado a todos os participantes da capacitação, tomar as vacinas recomendadas pelo instrutor.
Estiveram prestigiando o evento, os representantes da sociedade civil, do município de Viamão, e da Câmara dos Vereadores, além das entidades já citadas.

ACESSO A BIBLIOTECA DA UFRGS TEM NOVIDADE

ACESSO A BIBLIOTECA DA UFRGS
Neste momento em que iniciamos mais um semestre letivo, queremos dar boas vindas e divulgar algumas informações sobre o acesso às bibliotecas da UFRGS. Lembre-se, seu cartão de identificação é seu passaporte para uso das bibliotecas.
Acesse o catálogo on-line SABi em http://www.sabi.ufrgs.br/ para localizar documentos no acervo das bibliotecas, fazer reservas e renovar o prazo de documentos emprestados. No mesmo endereço consulte informações sobre o serviço de empréstimo de documentos e seus prazos nas bibliotecas. A Universidade oferece a possibilidade de consulta a diversas bases de documentos eletrônicos em texto completo.
No site http://www.biblioteca.ufrgs.br/ você acessa: Lume – repositório de teses e dissertações, trabalhos de conclusão e outros documentos produzidos na UFRGS, portal de periódicos CAPES, portal de periódicos da Universidade, livros, jornais e outros recursos eletrônicos.
O Sistema de Bibliotecas da UFRGS tem uma novidade em implantação neste semestre: a emissão de comprovante de devolução de documentos e recibo de pagamento de taxas por atraso na devolução. Você deve guardá-los, pois sua apresentação é imprescindível para dirimir eventuais dúvidas junto às bibliotecas.

VIAMÃO: PREFEITURA FAZ COMPRA DE SEMÁFOROS PARA ENTRONCAMENTO DA MORTE NA RS 118

Prefeito assina termo de
compra de semáforos


Texto: Guilherme Not
Fotos: Markus Vargas

Na tarde desta terça-feira (2/08), o prefeito Alex Boscaini assinou, em seu gabinete, um termo de autorização de compra para semáforos, que serão instalados no entroncamento da ERS 118 com a rua José Garibaldi. De acordo com o diretor de Transporte e Trânsito da prefeitura, Mauro Alves, o investimento é em torno de 52 mil reais.
A instalação desses equipamentos fica a cargo do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer).
Essa medida é de grande importância, já que tem o objetivo de diminuir o número de acidentes que ocorrem neste trecho, um dos mais perigosos da estrada. Alvo de um grande número de manifestações por parte da população, esse trecho da ERS 118 possui um grande volume de tráfego de veículos, logo, a instalação das sinaleiras proporcionará maior segurança tanto para condutores quanto pedestres.

(E) MAURO ALVES E PREFEITO ALEX BOSCAINI (PT)

Seguidores