quarta-feira, 28 de abril de 2010

INFORMATIZANDO A SECRETARIA DA ESCOLA - GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS



UFRGS
Disciplina: Gestão da escola e planejamento educacional
Professora: Ms Lezilda Maria Teixeira
Tutor On-line: Rogério Antônio Rosa


Acadêmicos Integrantes do grupo:
Deise dos Santos Leote, Rejane Maria Chaves da Silva, Sandra Paula Ferrari e Vilson Arruda.

OS ALUNOS DEVEM FAZER PROJETO SIMULADO (PLANO DE AÇÃO) PARA INFORMATIZAR A SECRETARIA DA ESCOLA RIO VERDE



INICIO DO PROJETO (capa)

ESTADO DO CAXARERÊ
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
28ª COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RIO VERDE
Rua Almeida Peri, 132 , Bairro dos Carunchos – Agreste/CAXARERÊ
Fone: (53) 3456-0244



TÍTULO DO PROJETO:


Gestão Eletrônica de Documentos

“Através da inclusão digital a escola vai integrar na comunidade virtual os pais, professores, alunos, funcionários e mantenedora com dados atualizados”

Município de Agreste, 2010



1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Escola: Estadual de Ensino Médio Rio Verde
Parceria: Fundação Banco Um, ONG Club Internacional 2 e Curso Souza de Informática.
Gestores do Projeto: Deise dos Santos Leote, Rejane Maria Chaves da Silva, Sandra Paula Ferraria e Vilson Arruda.
Público Alvo: Comunidade Escolar da Escola Rio Verde
Tempo estimado de implantação: 07 meses
Início: 07 de maio
Término: 20 de novembro

2- PALAVRAS CHAVE
Secretaria, controle administrativo, aluno, escola, informação e atualização.

3-PROBLEMATIZAÇÃO
A Escola Rio Verde tem matriculado, nos dois turnos, 900 alunos. Os serviços de registros dos alunos e professores são realizados de forma manual no setor da secretaria, onde a única secretária tem carga horária de 40 horas, e que além das suas atribuições rotineiras ainda atende telefone, abre a porta para visitas, registra dados, completa tabelas, históricos escolares, atende alunos, recebe e envia correspondências. Ao visitarmos a sala da secretaria constatamos que os registros de dados e correspondência são realizados ainda por papel impresso e de forma mecânica, o que torna o serviço principal de registros de dados dos alunos e o envio de correspondência desorganizado, lento e desatualizado.
A desorganização do setor foi constatada quando a mantenedora - Secretaria Estadual de Educação - solicitou da escola num certo dia, por telefone, com certa urgência, que lhe seja enviado até o final da tarde uma relação atualizada de todos os alunos da escola que estão frequentando centro ocupacionais, no turno inverso, pois receberam verba e irão oferecer um passeio aos alunos.
Na escola existia uma listagem, mas nem a diretora, nem a supervisora, nem a orientadora e nem a secretária saberiam informar se estava atualizada, pois não lembravam quando tinham realizado, e se os alunos matriculados naquela semana estavam incluídos. Então, passaram a procurar os dados e fazer a tal lista de forma manual, que ficou pronta, mas, no entanto, uma reunião que estava programada com os professores teve que ser adiada.

4-JUSTIFICATIVA:
Pensando em melhorar o aproveitamento das informações e organização dos dados, num primeiro momento, propõe-se na Escola Rio Verde implantar um sistema de informática em rede com um software para a melhoria da gestão escolar e consequentemente para a melhoria da qualidade dos serviços. Com o software os serviços da secretaria tornam-se mais dinâmicos e as informações fidedignas. O sistema propõe qualificar o acompanhamento do ensino e traz subsídios para a gestão escolar. A idéia é automatizar os trabalhos rotineiros da escola. Uma vez cadastrados os dados pessoais escolares no sistema é possível, em instantes, obter documentos importantes, de forma rápida e eficaz. Além de garantir a agilização da informação, a Gestão Eletrônica evita os papéis que se deterioram com o tempo. Na escola Rio Verde não há como obter informações imediatas, como número total de alunos, relação de número de alunos por sexo, por raça ou idade, nome de alunos que devem documentos à escola, número de alunos por série entre outras informações que são solicitadas pela direção da escola para planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas e também carece do envio da atualização de dados periódicos para Secretaria Estadual de Educação.
Com a implantação deste sistema pretendemos interligar os setores de apoio pedagógico a gestão escolar e com a internet enviar dados periódicos para a mantenedora.
Num segundo momento pretende-se implantar um laboratório de informática para uso pedagógico de professores e alunos com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino.

5- OBJETIVO GERAL:
- Informatizar a secretaria da escola integrando em rede com atualização e rapidez os setores do administrativo, supervisão e orientação pedagógica de forma que as informações circulem facilmente – com as restrições de acesso necessárias -, para visualizar qualquer informação que precisamos checar ou para fazer as previsões.

5.1-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Implantar em curto prazo um sistema informatizado em rede para viabilizar a consulta imediata a vida escolar do aluno e ex-aluno, melhorando a qualidade do atendimento;
- Atualizar os dados dos alunos e ex-alunos, mapas de frequencia, notas, históricos escolar e folhas de chamada através de programas de computador;
- Envolver a secretária, os professores e serviços de apoio para que todos se tornem comprometidos em definir as ações do projeto;
- Promover curso de informática para qualificar os atores que participarão do projeto;
- Estender o processo de inclusão digital criando um Laboratório de Informática para alunos e professores em 2011.

6-METAS
-Atingir, a curto prazo, novembro de 2010 os objetivos propostos.
-Implantar, em médio prazo, até 2011 um laboratório digital com 20 micros para acesso pedagógico de professores e alunos.

7- ESTRATÉGIAS

7.1- METODOLOGIA
O projeto será realizado em duas etapas;
Na primeira etapa, em curto prazo, implantação da inclusão digital para qualificar o serviço de secretaria. Os equipamentos e instalações serão doados pelos parceiros Fundação Unibanco, Rotary Club Internacional e Objetos Informática.
A segunda etapa da inclusão digital, em médio prazo, prevê a criação de um laboratório de informática para atender as necessidades pedagógicas dos alunos e professores. Para esta etapa temos que buscar novos parceiros.

PRIMEIRA ETAPA
Ação 1: Reunião com a comunidade escolar para encaminhar e discutir a implantação do projeto;
Ação 2: Apresentação do projeto aos parceiros e apoiadores;
Ação 3: Reunião com os parceiros para distribuir tarefas e responsabilidades;
Ação 4: Curso de qualificação para os recursos humanos;
Ação 5: Lançamento do projeto à comunidade escolar, população em geral e imprensa;
Ação 6: Instalação da rede elétrica;
Ação 7: Entrega dos equipamentos eletrônicos e mobília;
Ação 8: Inicio da implantação de dados na informatização digital;
Ação 9: Avaliação do projeto será realizada com participação da comunidade escolar, parceiros e apoiadores.
Ação 10: Reunião com professores para viabilizar a segunda parte do projeto.

7.2. CRONOGRAMA ATIVIDADES e DATA
- Reunião com professores e funcionários para apresentar e discutir o projeto.
Local: sala 212
07 de maio 2010
09h ás 11h30min
- Reunião com alunos e pais para apresentar e discutir o projeto.
Local: sala 212
10 de maio - 2010
10h ás 12 horas
- Reunião com parceiros para distribuição de tarefas e responsabilidades.
Local: Gabinete da equipe diretiva
19 de maio –
10 horas às 12 horas
- Curso de qualificação dos recursos humanos. 4 horas seman
24 de maio a 30 de agosto
Local: Na escola Souza Informática
Horário a combinar
- Lançamento do projeto para população e imprensa
Local: Sala dos professores
30 de maio - 2010
09 horas
- Instalação da rede elétrica
Responsabilidade: Direção da escola
30 de maio a 11 de junho 2010

- Entrega e instalações dos Equipamentos eletrônicos e mobilia
Responsabilidade: Fundação Banco 1 e ONG Club
14 de junho 2010
10 horas
- Início da implantação dos dados na informatização da secretaria em rede com setores de apoio pedagógico
16 de julho 2010
- Avaliações do projeto. Será em duas ocasiões
Local: Sala dos professores
02 de agosto e 01 de setembro 2010
10 horas
Reunião com professores para viabilizar parceiros para implantar a segunda parte do projeto.
Local: sala 112

02 de dezembro
15 horas

8- RECURSOS

8.1- RECURSOS HUMANOS:

Uma secretária com qualificação digital

8.2- RECURSOS FÍSICOS:
Área física 12 m², na sala da secretaria, dotada de rede elétrica com 220 volts.

8.3- RECURSOS MATERIAIS:
Computadores – monitores LCD – Scanner – tomada – disjuntor – fios – Impressora – mesas – cadeiras - tomadas.

8.4 – RECURSOS FINANCEIROS:
Produto
Micro computador servidor c/ 4 GB dual core. Monitor de LCD 15’. Sistema Operacional: Windows XP PRO SP1. 4 GB. Softwares: Account, Adobe Acrobat Reader, HP12C, Microsoft Internet Explorer,Microsoft Office 2003, Microsoft Office Front Page 2003, Microsoft Office Project 2003. Adobe Acrobat Reader, gravador de CD e DVD.

Micro computador c/ 4 GB dual core. Monitor LCD 15’. Sistema Operacional: Windows XP PRO SP1, 2 GB. Softwares: Account, Adobe Acrobat Reader, HP12C, Microsoft Internet Explorer, Adobe Acrobat Reader, Microsoft Office 2003, Microsoft Office Front Page 2003, Microsoft Office Project 2003.

Impressora laser jacto de tinta p/b e colorido

Mesas para PC e Scanner e Impressora

Cadeiras

Fio duplo, nº 5

mão de obra para instalação da rede elétrica
-
Modem para internet banda larga instalado

Total dos custos para implantação do projeto
11.700,00

9 – TERMO DE RESPONSABILIDADES DOS PARCEIROS
Primeiro Etapa
A Fundação Banco 1 se compromete em doar os computadores, Impressoras e Scanner.
A ONG Club se responsabiliza pela mobília (cadeiras e mesas).
O Curso Souza Informática se compromete em qualificar cinco pessoas que irão atuar no projeto.
A escola Rio Verde se responsabiliza pela instalação da rede elétrica. Esta despesa é por conta da verba de material permanente que a escola recebe da SEC.

10-PONTOS FORTES (3)
1- Ação 2: apresentação do projeto aos parceiros e comunidade escolar;
2- Ação 3: Reunião com parceiros para discutir tarefas e responsabilidades;
3- Ação 4: Curso de qualificação para recursos humanos.

11 – PONTOS FRACOS (3)
1- Ação 7: Os parceiros podem não entregar os equipamentos e mobília no prazo acertado;
2- As pessoas podem não estar comprometidas com a proposta da mudança;
3- A segunda parte do projeto pode não acontecer, porque depende de novos parceiros.

12- C0NCLUSÃO
Este projeto teve como objetivo principal a discussão da importância da função do secretário escolar no âmbito da instituição Rio Verde, considerando seu papel na organização político-técnico-administrativo e posição na estrutura organizacional da instituição de ensino. Partindo da premissa de que o secretário escolar deveria ser um dos atores da equipe diretiva, atuando como co-gestor educacional, haveria a necessidade de uma redefinição de seu papel no âmbito escolar, hoje visto como um auxiliar administrativo. Busca-se através deste projeto redimensionar a visão organizativa da secretaria ao propor a comunidade escolar a criação de um CPD para agilizar e atualizar os dados dos alunos, pois acreditamos ser este setor a base da gestão educacional.

13 -REFERÊNCIAS:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htmescola21.com.br/
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CA4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fweb03.unicentro.br%2Fespecializacao%2FRevista_Pos%2FP%25C3%25A1ginas%2FEscola%2520de%2520Governo%2FEdi%25C3%25A7%25C3%25A3o%25205%2FPDF%2F4-Ed5_EG-Gesta.pdf&rct=j&q=gest%C3%A3o+da+secretaria+de+uma+escola&ei=-1DYS5-rMYS8lQfeyq2aBA&usg=AFQjCNEKC8VfZTVEzxSlbkCLe8ultYTw_w


14 - ANEXOS

Nos anexos devem ser colocados fotos do material ( equipamentos) e do interior da sala da secretaria.

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