segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MÚSICO CANCIONEIRO E MATIZES ENCERRAM A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO


WAGNER DO CONJUNTO MATIZES ALEGRA O POVÃO



PÚBLICO VAI AO DELÍRIO NA FESTA


CANCIONEIRO FAZ PARTE DO SHOW


O Cancioneiro e Matizes encerram a programação de aniversário do município


A tarde ensolarada e a temperatura agradável de início de primavera foram os ingredientes básicos da animada e tranquila tarde deste domingo (25). Pessoas de todas as idades reuniram-se na Praça Santa Isabel para dar continuidade às comemorações dos 270 anos da cidade de Viamão e desde o início da tarde os presentes aguardavam as apresentações do Cancioneiro e da banda Matizes, responsáveis pela festividade promovida pela prefeitura municipal.

Ao longo do dia, crianças e adultos divertiam-se com amigos ou praticavam esportes no local em uma grande confraternização, enquanto as caixas de som da estrutura dos shows tocavam músicas para todos os gostos. Por volta das 17h, O Cancioneiro subiu ao palco para iniciar sua performance com uma breve homenagem ao município. Sua apresentação, que incluiu sucessos de sua carreira de 21 anos, como a música Estampa do Rio Grande, permitiu o deleite do público.
“É muito bom comemorarmos o aniversário da nossa cidade com músicos que trabalham tão bem as nossas raízes e mantenham em evidência as tradições da nossa terra”, disse Carmem Morais, 32 anos, enquanto aproveitava o embalo das canções tradicionalistas.

Querência Amada foi cantada por todos os presentes pouco antes do encerramento da apresentação do músico, considerado herdeiro musical de Gildo de Freitas, o Cancioneiro.
Um viamonense disse estar feliz com a alegria do grande número de presentes. “É maravilhoso ver que nosso povo sabe apreciar uma bela tarde como essa e prestigia artistas gaúchos tão talentosos”. E acrescenta: “É um prazer estar presente nessa bela comemoração”. Já às 18h15 foi a vez do grupo viamonense Banda Matizes iniciar a animada apresentação, que agitou o público com os grandes sucessos de seu mais recente álbum, e divertidas provocações desde o primeiro instante no palco.
Após dançarem muito a cada música tocada pelo animado grupo, o que incluiu os hinos do grenal, o público teve a chance de ganhar o novo cd da banda, que foi sorteado. E após agradecer ao público pela presença, já em torno das 19h, o conjunto finalizou o show com a música “Eu sou gordinho”.
Mesmo com o fim das apresentações, as pessoas continuaram a aproveitar a noite agradável do domingo de primavera que encerrou a programação de aniversário de Viamão.

ANIVERSÁRIO DO PREFEITO: EQUIPE DE GOVERNO COMEMORA ANIVERSÁRIO DO ALEX



Equipe de governo comemora o aniversário do prefeito


Texto: Tamires Fonseca

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, os secretários, diretores-gerais e chefes de gabinete se reuniram, no Walter Graf, para o famoso café da manhã de integração. O encontro acontece todo o mês, porém, desta vez, com um complemento. Juntamente com a confraternização da equipe de governo, ocorreu a comemoração do aniversário do prefeito Alex Boscaini.

O evento é promovido pela Secretaria de Educação, sob organização da professora Vera Lúcia de Oliveira, a qual faz a arrecadação de R$ 10,00 por participante e compra os alimentos. Na ocasião, os presentes poderiam degustar pães de vários tipos e sabores, bolachas caseiras, cucas, bolos, frios, geleias, frutas, sucos, leite, chá, iogurte e café.

Antes de iniciar o café, Vera passou uma mensagem para a equipe presente, e parabenizou o prefeito por mais um ano de vida. “Viemos aqui para promover uma integração, que é de suma importância para o desenvolvimento de uma equipe que dá certo. Ao nosso prefeito, desejo um ótimo dia”.

Cléia Fontoura, professora do Walter Graf, também expressou suas felicitações. “Pediram-me para escrever um poema, mas preferi vir aqui pessoalmente, para homenagear esse menino que tanto faz por todos nós. Ele foi o escolhido e hoje completa mais um ano de vida”. Sobre a importância do prefeito, ela enfatizou: “A toda equipe de governo aqui presente, digo a vocês que são pessoas de sorte, por ter como comandante o prefeito Alex, o qual deixa seu lazer de lado, para cuidar de nossa cidade, e passa várias noites mal dormidas de preocupação com os viamonenses. A você prefeito, um feliz aniversário”.

O encontro contou com um bolo de aniversário, e dois parabéns, o tradicional e o gaúcho. Além de várias outras homenagens, como a do vice-prefeito Atidor da Cruz, o qual agradeceu a parceria no governo e disse se sentir lisonjeado por fazer parte de um governo comandado por Boscaini. O secretário de Cultura e Esporte, Alexandre Godoy, comparou o prefeito ao Tapir Rocha, o qual fez muito por Viamão, mas Alex fez muito mais.

Diante de muita emoção, Boscaini agradeceu as homenagens. “Quero que vocês saibam que fico muito feliz por esta surpresa”. E ressalta dizendo: “Eu é que tenho sorte de ter uma equipe de governo como esta, a qual me valoriza e me ajuda na melhoria de nosso município. Obrigada a todos!”

PROJETO DE LEI FEDERAL SOBRE INDISCIPLINA NA ESCOLA

LEI FEDERAL SOBRE INDISCIPLINA NA ESCOLA. . .


Projeto de Lei 267/11
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. Indisciplina De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  




   







--

QUILOMBOLAS: ENCONTRO PROMOVE INTEGRAÇÃO COMUNIDADES

ENCONTRO REÚNE QUILOMBOLAS EM VIAMÃO



Encontro promove integração entre comunidades quilombolas

Foi organizado no sábado (24), um encontro envolvendo quatro comunidades quilombolas: Macaco Branco (de Portão), Manoel Barbosa (de Gravataí), Chácara das Rosas (de Canoas) e Peixoto dos Botinhas (de Viamão). A reunião visou integrar as comunidades e promover uma pequena oficina de artesanato. O evento, que ocorreu no quilombo Peixoto dos Botinhas, foi acompanhado pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Lucia Noronha.

O evento também visou promover uma valorização e divulgação do trabalho feito pelos quilombolas, como afirma a agente de economia feminina, Isabel Cristina Genelice. “Orgulha-nos o apoio e a presença do governo, representado pela secretária Lucia, às ações de produção local. Nós procuramos gerar um olhar diferenciado aos produtos quilombolas”. E acrescenta: “Queremos ampliar ainda mais o empreendimento das mulheres quilombolas e a economia solidária”.
Na ocasião, a vice-presidente do quilombo Peixoto dos Botinhas, Idegi Maria Gener, ensinou os presentes a produzirem artesanatos feitos com materiais retirados da bananeira. São feitos bonecas, ornamentos de garrafas, panos de prato, entre outros materiais. Por enquanto, esses produtos são usados somente como ornamento, mas, segundo a presidente, no futuro serão comercializados em feiras, gerando renda para as comunidades.
Idegi também falou sobre o processo de extração da matéria prima e confecção dos produtos: “Quando o cacho está perto de amadurecer, nós cortamos o tronco a dois palmos de distância do chão. Depois descascamos a bananeira, cortamos e tiramos de dentro do tronco as fibras usadas nos artesanatos. A primeira é a linha; depois a bainha, que é usada para fazer tranças e acabamentos; em seguida, retiramos a seda, que é a parte nobre da bananeira, utilizada para fazer laços e revestimentos. Por último, vem a renda, que serve para fazer laços e tranças. Já a fibra de fora do tronco é usada para fazer o suporte do revestimento, por ser uma fibra mais forte e resistente”, explica. Ela também ressalta que além de bananeiras, materiais recicláveis (vidro, garrafas PET, entre outros) também são utilizados na confecção dos artesanatos.
E para que essa atividade ganhe valor comercial e gere renda e benefícios para a comunidade, a integração entre quilombos e governo municipal é fundamental. Segundo a secretária Lucia, “essa não é só uma visita, é a integração de um projeto, para que juntos possamos desenvolver esse trabalho, que deve ser reconhecido e valorizado. Nós queremos divulgar essa ação, que é importante não só pelo seu potencial comercial, mas também por ser uma manifestação cultural”.

Texto e fotos: Guilherme Not

EMANCIPAÇÃO DE ITAPUÃ - 2011

 Companheiros Emancipacionistas:

                Reiteramos aos amigos, de que tivemos a Audiência na Subchefia da Casa Civil, do Governador Tarso Genro, no dia 15/09, às 15horas e  fomos bem recebidos, como foi nosso primeiro contato formal quando encaminhamos o ofício do pedido de Audiência com o Governador, estamos no aguardo para sermos recebidos, na próxima oportunidade iremos com os demais representantes das areas emancipandas, portanto, nem tudo esta ao nosso alcance mas estamos vencendo as barreiras a nossa frente. A AGAEA, desde 1999, vem trabalhando incessantemente na busca das nossas emancipações, infelizmente NEM TODOS participaram e sabem do trabalho desenvolvido por nós da AGAEA, que procuramos estar sempre vigilantes em todo o cenário nacional, no que diz respeito as emancipações.


Sem mais para o momento Saudações Emancipacionistas!

 Ederaldo de Araujo,
Presidente da AGAEA.
 Cel. 51- 9813. 7684 – 8534.8791




ESCOLAS MUNICIPAL GLÊNIO PERES É TERCEIRO NAS OLÍPIADAS MENTEINOVADORA

Escola de Viamão conquista 3º lugar nas Olimpíadas Menteinovadora


Três escolas do município de Viamão participaram das Olimpíadas Menteinovadora, no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Dr. Glênio Peres, Monte Alegre e Jardim Viamar competiram com mais quatro escolas, particulares e públicas. E a instituição Dr. Glênio Peres conquistou o terceiro lugar. Como prêmio, recebeu ,medalhas, troféus e jogos.

O projeto Menteinovadora, da Mind Lab, foi implantado no município no ano de 2010, na escola Viamar. Devido aos resultados positivos, mais três escolas (Dr. Glênio Peres, Castelo Branco e Monte Alegre) receberam o Menteinovadora este ano.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver a aprendizagem e habilidades cognitivas, sociais e éticas, como o raciocínio, solução de problemas, estratégias, colaboração, cooperação dentre outras.

Escola de Viamão conquista 3º lugar nas Olimpíadas Menteinovadora

Escola de Viamão conquista 3º lugar nas Olimpíadas Menteinovadora





Três escolas do município de Viamão participaram das Olimpíadas Menteinovadora, no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Dr. Glênio Peres, Monte Alegre e Jardim Viamar competiram com mais quatro escolas, particulares e públicas. E a instituição Dr. Glênio Peres conquistou o terceiro lugar. Como prêmio, recebeu ,medalhas, troféus e jogos.
O projeto Menteinovadora, da Mind Lab, foi implantado no município no ano de 2010, na escola Viamar. Devido aos resultados positivos, mais três escolas (Dr. Glênio Peres, Castelo Branco e Monte Alegre) receberam o Menteinovadora este ano.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver a aprendizagem e habilidades cognitivas, sociais e éticas, como o raciocínio, solução de problemas, estratégias, colaboração, cooperação dentre outras.

VIAMÃO: GOVERNISTAS REJEITAM "VOTO DE CENSURA" AO PREFEITO ALEX BOSCAINI (PT)

MOÇÃO DE REPÚDIO
Governistas rejeitam "voto de censura" ao prefeito
A moção de repúdio à polêmica declaração do prefeito Alex Boscaini (PT) que em uma rádio comunitária teria se referido aos vereadores como um "bando de cachorros" foi rejeitada pela maioria dos vereadores. O documento que encaminhava a moção foi uma iniciativa do vereador Nadim Harfouche (PP) e era assinada não só pelo autor, mas por outros parlamentares. Ele foi analisado pela primeira vez na quinta-feira passada e, por solicitação da bancada governista, teve sua votação adiada para a terça-feira passada, quando novamente foi pedido o adiamento da decisão de encaminhar repúdio ao chefe do Executivo municipal. Na sessão desta quinta-feira o presidente do Legislativo novamente colocou o requerimento em pauta e este foi rejeitado por nove votos a cinco, mostrando que a situação contou com um voto da oposição para derrubar a intenção de Nadim. "Os vereadores que votaram a favor da moção de repúdio não estão fazendo oposição pura e simplesmente ao prefeito Alex. Estamos preocupados é com o respeito às relações institucionais e com esta Casa Legislativa. Ninguém aqui é cachorro, como disse o prefeito. Ele desrespeita não só os vereadores, mas toda a comunidade, já que ataca os seus representantes legítimos. É uma pena que os demais vereadores não entenderam desta maneira", lamentou Nadim.
Entenda o caso
Contrariado com as denúncias de irregularidades no pagamento de diárias ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, levantadas por Nadim, e com as recorrentes críticas à construção do pórtico da parada 31, o prefeito Alex Boscaini, em uma rádio comunitária, há duas semanas, se referiu aos vereadores como "um bando de cachorros". Também utilizou o mesmo termo para classificar aqueles que na cidade são contrários aos seus projetos. Boscaini também teria sugerido àqueles que "estão insatisfeitos" que se mudassem de Viamão. A oposição não gostou nem um pouco das declarações e nas redes sociais, centenas de viamonenses também manifestaram seu descontentamento com as afirmações do prefeito. "Há um entendimento da comunidade e de algumas lideranças de que o prefeito começa a mostrar a sua verdadeira face. Já sabíamos de seu temperamento dentro da prefeitura e de sua forma autoritária de exercer o poder, até nas relações com esta Casa, mas agora ele deixa isso transparecer à comunidade", explica Nadim.



HOMENAGEM PÓSTUMA
Câmara presta homenagem à Lírio Bittencourt
Os vereadores observaram na sessão desta quinta-feira, um minuto de silêncio em homenagem ao empresário Lírio Pinto Bittencourt, um dos mais antigos e tradicionais comerciantes do Centro de Viamão. 'Seu' Lírio, como era conhecido, foi por muitos anos barbeiro e depois proprietário da Loja Ida, que iniciou como uma tabacaria e se transformou na mais conhecida loja de artigos eletrônicos e importados de Viamão. O corpo de Lírio foi velado no Plenário Tapir Rocha, após a sessão e o sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) no Cemitério Municipal Dois de Novembro.
Lírio Bittencourt deixa viúva e três filhos. Ele era pai do secretário executivo do Ministério da Cultura, o viamonense Vitor Ortiz e do ex-secretário municipal de Cultura, Hélio Ortiz.

PÓRTICO DA RS-040
Romer rebate críticas à atuação da promotora pública
O vereador Romer Guex (PSOL) rebateu críticas dirigidas à atuação da promotora pública  de Viamão, Anelise Stifelman, insinuando que ela estaria promovendo os interesses da oposição, ao solicitar informações a respeito da construção do pórtico da parada 31, na RS-040. "É muita maldade fazer este tipo de acusação. A promotora se mostrou sensível às críticas da própria população, que não aceitou de bom grado a construção do pórtico. Pelas ruas e nas redes sociais a comunidade se mostrou desgostosa com esta despesa absurda, em uma cidade tão carente de outros tantos serviços", defendeu o vereador.
Romer citou o próprio documento emitido pelo Ministério Público, onde a promotora justifica a abertura de inquérito cível para examinar as contas relativas à construção do pórtico. "O documento já demonstra o pensamento geral da população, pois a promotora sintetizou o entendimento por não parecer justificável a construção de um pórtico na entrada da cidade, tão carente de recursos em outros serviços nas áreas de urbanismo, saúde, meio ambiente, entre outros. O inquérito é a melhor forma de verificação dos fatos. Não há pré julgamento neste momento. O inquérito é que vai mostrar a verdade sobre a construção do pórtico, porque muito se diz, mas pouco se comprovou, até agora", concluiu.
-- 
Eduardo Escobar
MTb nº 13.657
Fone 51 - 8442.0917
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Viamão - RS



--
Vilson Antônio Arruda
Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA
Professor de Administração Rural
Professor no Lab de Biologia
Professor no Ensino Médio
Técnico Agrícola
Acadêmico em Biologia - UFRGS - REGESD
Fone (51) 98454422


PAPO ENTRE EX-ALUNO E PROFESSOR

Encontrei um ex- aluno, Luciano Vargas, no Facebook e olha que papo-legal e que me encheu de vaidade:
Luciano: Grande professor Arruda de ciências do tempo do castelo. Um abração.
Arruda: Olá meu povo!! como está meu velho. Eu estou trabalhando. Agora, estou lecionando só na ETA.
Luciano: Eu estou no meio do radio. Estou na Rádio Guaíba bom saber que o sr esta bem um forte abraçao.
Arruda: Tens algum programa na rádio
Luciano: Sou operador de mesa estou no ar das 7 as 13 horas
Arruda: Legal rapaz parabéns. sempre é bom a gente saber que os nossos ex-alunos estão se dando bem na vida. Fico feliz por vocês, só assim faço avaliação do meu trabalho e vejo que não foi em vã o a nossa amizade.
Luciano: Verdade professor vc foi referência na minha educação e na minha vida e tento passar para meus filhos.

JORGE CHIDEN -EX-PREFEITO DE VIAMÃO LANÇA LIVRO - PDT DE VIAMÃO FUNDAÇÃO E GOVERNO

LIVRO CONTA HISTÓRIA DO PDT DE VIAMÃO

Julio Rocha


AMIGOS, O LIVRO DO CAMARADA JORGE CHIDEN ESTÁ PRONTO. O LANÇAMENTO SERÁ EM VIAMÃO, EM LUGAR E DATA A SER DEFINIDO EM BREVE, DENTRO DO MÊS DE OUTUBRO.
ESTAREI LÁ...E GOSTARIA DE REVER TODOS OS NOSSOS VELHOS COMPANHEIROS E AMIGOS NESSE MOMENTO ESPECIAL.
DIVULGUEM EM SEU MURAL, VAMOS FAZER UMA GRANDE FESTA!!!



CAPA E CONTRA-CAPA DO LIVRO ESCRITO PELO EX-PREFEITO  JORGE CHIDEN

Seguidores