terça-feira, 16 de outubro de 2012

FESTA DE SANTA TEREZINHA NO CAPÃO DA PORTEIRA/VIAMÃO 2012

FESTA SANTA TEREZINHA NO CAPÃO DA PORTEIRA


A festa em homenagem a Santa Terezinha foi marcada pela presença de centenas de fieis, presença do Bispo Dom Jaime (Arquidiocese de Porto Alegre), sol radiante e vento norte soprando nos campos verdejantes do Capão da Porteira distrito de Viamão/RS. Os festejos iniciaram no sábado,13, com um movimentado Show Bingo. No domingo, 14,pela manhã houve a tradicional missa. Ao meio-dia, churrasco. Á noite as festividades encerraram com o show animado da dupla Juliam e Juliano.




GOVERNADOR TARSO FERE EDUCADORES NO PEITO

Governador Tarso desrespeita mais uma vez os educadores!


Segundo o CPERGS/Sindicato, ao anunciar o envio do projeto de reajuste salarial para a Assembleia Legislativa em regime de urgência, o governo Tarso Genro comete dois crimes: um contra a categoria, que foi iludida e enganada com a promessa do pagamento do piso salarial; e outro contra a democracia, pois mesmo que a primeira parcela de sua proposta seja para o distante mês de maio, coloca em regime de urgência para tentar impedir o debate e a apreciação da categoria em assembleia geral marcada para o dia 9 de março.

Tarso Genro deixa clara a sua opção de massacrar os educadores e governar para as elites. Afinal de contas, o governo tem anunciado seus excelentes resultados econômicos e a consequente ampliação de benesses para o empresariado. Enquanto para professores e funcionários de escola apresenta uma proposta salarial insuficiente e mentirosa, cujo reajuste médio em 2012 não será maior do que 7%!

Comprando páginas inteiras dos jornais da Capital e do Interior para tentar consolidar suas mentiras o governo pensa que irá iludir a categoria. Mas os educadores já não se enganam mais. Mesmo vivendo uma situação de miséria, a categoria sabe que ao tentar aprovar esta proposta em regime de urgência o que o governo quer é fugir da negociação proposta pelo CPERS/Sindicato para o pagamento do piso.

Neste sentido, a direção do sindicato reafirma a decisão do Conselho Geral de debater com os educadores e com a sociedade a proposta de calendário de pagamento do piso para ser negociada com o governo após a assembléia geral do dia 9 de março.

Contra o autoritarismo e a covardia de quem governa por decretos e com projetos em regime de urgência visando exclusivamente impedir o debate (inclusive no Legislativo) e desconta salário de quem luta por seus direitos, a direção do CPERS/Sindicato dispensará o mesmo tratamento que dispensou a outros governos que atacaram os nossos direitos.

DIREÇÃO DO CPERS/SINDICATO

VIAMÃO: PREFEITURA TERÁ´PAGO HORA-EXTRA INDEVIDA PARA COMPANHEIROS DO PT

HORA-EXTRA INDEVIDA PARA COMPANHEIROS DO PT


Desgoverno e conluio são apontados como requisitos para suposto pagamento indevido de adicional noturno e hora-extra.

A transparência parece que não é um requisito ético da Direção do Departamento de Vigilância pública na Prefeitura de Viamão. Uma Comissão de Funcionários do Município entregou ao vereador Joãozinho da Saúde (PMDB) um dossiê denunciando que alguns vigilantes da Prefeitura de Viamão têm recebido, supostamente, de forma ilegal uma enorme quantidade de horas-extras, sem terem realizadas essas horas suplementares. No pacote de denúncias consta que há casos de funcionários que estão atuando em desvio de função em outros departamentos da prefeitura, com autorização do prefeito Alex Boscaini (PT), e vem recebendo esses benefícios de forma não legal.

No documento que a Comissão entregou ao vereador consta uma lista oficial de efetividade da secretaria municipal da administração, e assinada pelo ex-secretário, Jussemar da Silva (PT), e rubricada pelo Diretor do Departamento de Vigilância, Hélio Duarte. Na planilha de efetividade consta o pagamento em excesso de horas-extras e de adicionais noturnos sem que os vigilantes denunciados tenham realizado essas horas, após o horário do expediente ou trabalhado em horário noturno.

A Comissão questiona que, neste caso, o dinheiro público dos contribuintes de Viamão está sendo gasto de forma indevida e gerando custos adicionais para a secretaria municipal da fazenda. Eles, inclusive, avisam que irão fazer a denúncia no Ministério Público (MP).

A denúncia do pagamento de horas-horas ilegal veio a público na sessão legislativa, no dia 12, quando o vereador Joãozinho (PMDB) divulgou na tribuna da Câmara de Vereadores uma lista com os nomes dos funcionários municipais que receberam ilegalmente o pagamento.. “O que me espanta é o fato de quem recebe a hora-extra, ilegal, são os companheiros do PT”, disse o vereador.

O artigo 59º da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) diz que todo o funcionário tem direito a receber um adicional de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal, caso o trabalho seja efetuado de segunda a sábado e de 100% aos domingos e feriados, e mais os valores dos adicionais noturnos se realmente o funcionário trabalhou, respectivamente, após a jornada de trabalho ou no turno da noite. “A lei manda pagar os benefícios somente para quem realmente faz as horas-extras. Mas pelo que verifiquei muitos tem recebido sem ter o direito no pagamento”, observa Joãozinho.

Analisando a denúncia o vereador reforça que constatou uma série de irregularidades, entre elas, observou na listagem do mês de abril, em anexo, ao dossiê, o nome da vigilante petista, Leonise Michele Pereira, que, inclusive, está em desvio de função na secretaria municipal de desenvolvimento econômico (SMDE), e atuando conforme planilha no horário diurno, das 07 h às 19 horas, como Coordenadora da Feira Solidária. “Se a Coordenadora da Feira Solidária, em desvio de função, trabalha de dia na SMDE, e cumpre horas relógio de 8 horas/dia, como pode, então, receber de forma padronizada, todos os meses, 56 horas-extras a 50% e 36 horas a 100%? questiona Joãozinho. “Isso cheira a maracutaia”, exclama o vereador. O vereador explica que a vigilante coordenadora da Feira Solidária trabalha na SMDE das 8h30min às 17 horas e não cumpre às doze horas como consta na planilha de efetividade da vigilância.

Na lista da efetividade consta também o caso do vigilante, Gilmar da Silva Pereira, que recebeu na folha de abril e maio uma quantia de 105 horas de adicional noturno, mas trabalha somente durante o dia, gerenciando a guarda municipal no entorno da praça da prefeitura, no centro da cidade.

O vereador relata que a Comissão denunciante questiona também os casos dos vigilantes Alexandre Farias Valejo (não filiado ao PT), Clóvis Miguel da Silva Oliveira e Luiz da Cruz Rodrigues que recebem, mensalmente, 175 horas de adicional noturno de forma padronizada na efetividade, rubricada pelo Diretor, Hélio Duarte (PT), e assinada pelo secretário da administração Jussemar da Silva(PT). “Isso é uma conta difícil de entender, pois mesmo eles trabalhando no mês cheio, 30 dias, não é possível completar essa carga de adicional noturno. Será que o prefeito não sabe fazer conta?”, conclui Joãozinho.

Outro fato que causa estranha a Comissão denunciante é o fato de o vigilante Leandro Chicon Pereira ter recebido no retorno das férias 40 horas-extras a 50% e 09 horas-extras a 100%, como consta na folha de efetividade da secretaria da administração. “Esse fato é estranho por que qualquer vigilante em retorno de férias atinge no máximo 20 horas a 50%, enquanto o funcionário especificado recebeu, ilegalmente, 40 horas”, argumenta o vereador. Quem pode explicar esse descontrole na folha de pagamento da prefeitura? pergunta Joãozinho. “Isso é um caso específico de livro-ponto amigo”, afirma o vereador.

Para verificar, realmente, se há outros casos de pagamento indevido de horas-extras e adicional noturno, em outras secretarias do governo municipal, o vereador Joãozinho encaminhou ao prefeito Alex Boscaini (PT) um pedido de informações em caráter urgente. O prefeito tem 15 dias para responder a solicitação, sob pena de improbidade administrativa.



Seguidores