segunda-feira, 19 de setembro de 2011

LAGO TARUMÃ É ABRAÇADO PELOS VIAMONENSES EM PROTESTO AO DESCASO DO PREFEITO ALEX

Matéria do Jornal Sexta " LAGO TARUMÃ ESTÁ MORRENDO", editada no dia 05 de agosto de 2011, pelo professor Vilson Arruda Filho, chamou atenção da população de Viamão.
Preocupados os Moradores de Viamão fazem um abraço simbólico para pedir as autoridades a recuperação do mais lindo cartão-postal da cidade.
 No aniversário de 270 anos, na última quarta-feira, população reivindicou a despoluição do Lago da Tarumã . . . Mais de 600 pessoas compareceram ao ato que segundo organizadores, será o primeiro de muitos que ainda virão . . .


Foi a primeira vez que a população se uniu em prol da recuperação do Lago Tarumã para fazer um protesto pacífico. Essa solidariedade partiu de uma matéria editada pelo acadêmico em Biologia na UFRGS, Vilson Arruda, que também é professor na Escola Técnica de Agricultura de Viamão.

Na comemoração de seu 270º aniversário, Viamão recebeu uma homenagem diferente. Na ensolarada tarde da quarta-feira, os parabéns foram cantados em tom de manifestação. Abraçados, cerca de 600 viamonenses dedicaram o tempo livre para sensibilizar a população e o governo local para a recuperação de um antigo cartão-postal da cidade: o Lago da Tarumã.
Pelo Facebook, a reunião virtual agendava o encontro real para as 14h desta quarta-feira. .
Além do abraço, foi realizada uma caminhada simbólica ao redor do Lago. Uma forma de mostrar o que realmente gostaríamos de fazer no nosso dia-a-dia: aproveitar este espaço para lazer.
O professor de Educação Física Marco Aurélio Tavares lembra da infância ao redor do Lago da Tarumã com nostalgia. Na década de 1950, quando morava próximo às águas limpas do Lago, aproveitava com amigos a infraestrutura que o local oferecia. "Era um ponto de referência para Viamão. Com a falta de manutenção, a população perdeu as quadras de esportes, o restaurante e a possibilidade de se encontrar com amigos em um lugar preservado", lamenta Tavares.
Segundo o professor, o Lago da Tarumã tem aproximadamente 1,3 mil metros de diâmetro. Para abraçá-lo, seria necessária a presença de mais de mil pessoas. Na tarde da quarta-feira, os braços conseguiram contornar apenas uma parte da extensão do lago. Mas a mobilização deve continuar:
"Para início de trabalho, foi um evento muito importante. O que precisamos é dar sequência à esse acontecimento, sensibilizando não apenas a população, mas também o poder público", destaca Tavares.
O professor e acadêmico em Biologia na UFRGS, Vilson Arruda, disse que os prefeitos que já passaram na gestão do município nunca se preocuparam em revitalizar aquela área de preservação permamente que é de rara beleza e vívero para a fauna e flora da região que ali habitam. "É um ecossistema urbano que tem que ser conservado para garantir a sustentabilidade das gerações futuras", argumentou  Arruda (professor na Escola Técnica de Agricultura de Viamão).

O ORGANIZADOR -
Felipe Peixoto é um conhecido publicitário da cidade, diretor presidente da agência Web9. Foi dele a ideia de iniciar o movimento via Facebook:
"Depois o negócio tomou força por si só e o movimento é de todos. Estão de parabéns estas mais de 600 pessoas que vieram até aqui nosso lindo Lago Tarumã", finaliza Peixoto
Os organizadores do "flash mob"  prometeram não ficar parados e estipulam novas investidas de protesto ainda este ano.
O abraço simbólico é só um demonstrativo de quanto as pessoas de Viamão prezam pelo lago. "Nem imagina tanta gente presente", exclama Peixoto.

VEJA COMO INICIOU A MOBILIZAÇÃO ... LEIA MAIS EM...
 http://vilsonarruda.blogspot.com/2011/08/viamao-lago-taruma-esta-morrendo-e.html









































































Texto e foto: Daniel Jaeger


































Seguidores