quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ESCOLA ESPAÇO SOCIOCULTURAL

A escola como espaço sociocultural
*Silvana Gonçalves da Rosa
*Sandra Paula Ferrari
*Vilson Antônio Arruda

Nos dias atuais podemos observar que a escola é um local onde se humaniza, se transmite mensagens de amor, esperança, compreensão e se obtém sucesso e compromisso ativo diante da realidade educacional e social, mas também é o espaço que se comete as injustiças, as desigualdades, as situações desesperadoras e tristes de final de ano. A escola não é uma ilha, mas sim um arquipélago de diferenças sociais.
A escola como espaço sociocultural pode ser entendida como um local de espaço social próprio. Como instituição através de normas e regras que unificam e dão limites as pessoas. No cotidiano, com as relações sociais entre os sujeitos da escola (pais, alunos, professores, funcionários, parceiros e mantenedor).
Analisando as instituições de ensino de uma forma ampla percebemos que a escola tornou-se centrada na transmissão de conhecimentos, na homogeneidade dos conteúdos, esquecendo a diversidade, que cada sujeito trás para o âmbito da escola com experiências vividas em diferentes espaços, como: família, amigos, religião, grupos de convivência, vizinhos, política, entre outros...
O professor deste século tem que entender que a escola de hoje precisa encontrar seu caminho para a diversidade, engajando as crianças no mundo das diferenças, preparando-as para serem legítimos cidadãos. Todos nós sabemos que na sala de aula encontramos alunos de diversas culturas, como a européia, a africana, a italiana, a alemã, a japonesa, a indígena, os deficientes, homossexuais, desempregados, empregados, sem teto, com teto e a violência permeando nosso ambiente, e isto requer cada vez mais do professor um olhar diferenciado para seu planejamento, bem como para o currículo escolar, através de adaptações aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula. Os professores não podem esquecer que cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem e isto deve ser respeitado. Sendo assim é evidente a importância de pesquisar a história dos alunos e visitá-los em suas residências para que o conteúdo a ser estudado esteja adaptado aos seus interesses, ritmos e realidade. Gadotti (2000, pg. 56) salienta que somente uma educação multicultural pode dar conta desta tarefa.
Nesse sentido a educação deve ser compreendida, além dos muros da escola, num sentido mais amplo. Nenhum indivíduo nasce homem. A educação é o processo de produção de homens. Um determinado momento histórico (DAYRELL, 1992, p.2).
Nosso grupo (Esôfago) entende que a escola é um espaço coletivo de relações de grupo e de humanização dos indivíduos, onde a dialocidade é uma ferramenta constante e importante para o crescimento do ser humano: na sala de aula, no laboratório, na sala de informática, nas relações (no pátio, na cantina, nos corredores no refeitório), nas datas comemorativas e nas saídas de campo. Nesse ambiente de total interação existe a possibilidade de debates de idéias, sentimentos, confronto de valores e visões de mundo que interferem positivamente no processo educativo.
Na maioria das vezes o professor não percebe a importância dessas relações sociais, que pode ser potencializada a favor da aprendizagem. Ao invés disso, vê o aluno de forma homogênea e ensina os conteúdos não respeitando essas diferenças, pensando assim que está cumprindo seu papel, mas na verdade está contribuindo com os elevados índices de repetência e evasão.
O professor moderno deve planejar suas aulas voltadas para a Pedagogia Crítica e respeitadora das diferenças do “Outro”. Esta pedagogia não vê a escola apenas como espaço de reprodução das desigualdades sociais, mas como esferas públicas abertas à luta política visando o respeito e a democracia. Em outras palavras, os professores podem desempenhar uma função transformadora a partir dos referenciais dos seus alunos.
O primeiro passo em direção á uma atitude crítica diante da escolarização e do mundo, é refletirmos sobre a nossa experiência, a nossa prática enquanto educadores. Para isso, é preciso que nos façamos algumas perguntas básicas e simples:
“Por que este conhecimento esta sendo ensinado?” (MCLAREN, p. 201, 1997)
“Este conhecimento serve aos interesses de quem? Quem é excluído como resultado? Quem é marginalizado?” (MCLAREN p. 203, 1997)
Concluindo, podemos afirmar que somente através da prática transformadora e formadora crítica é que poderemos construir uma sociedade mais justa, que inclui e não exclui, e que perceba a escola como espaço de construção, através da valorização das individualidades, do respeito para com as diferenças, com a cultura de cada um, onde a educação é o elemento essencial para um mundo melhor e não reprodutora de exclusão social.
Queremos uma educação sustentável.

*GRUPO ESÔFAGO
UFRGS - REGESD EAD
Licenciatura em Biologia


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.
DAYRELL, Juarez T. A educação do aluno trabalhador: uma abordagem alternativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, n15, p.21-29, jun. 1992.
MCLAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 353 p., 1997.

"ESCOLA É..." (Paulo Freire)

Escola é
... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Seguidores