sábado, 5 de junho de 2010

DESDE QUANDO PEDOFILIA É PRIVILÉGIO?

Desde quando pedofilia é privilégio?

As declarações do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grins, na 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil repercutiu negativamente em diferentes segmentos, quando sustentou de forma generalizada que a sociedade é pedófila. Avalio que o padre foi infeliz quando generalizou em sua declaração.
Para refletir sobre o assunto busquei a definição de sociedade e encontrei que: em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Eu entendo que há alguns indivíduos na comunidade, com desvio de conduta e ética, que podem cometer atos pedófilos contra crianças e adolescentes. Entre esses, podem estar o professor, médico, pai, padrasto, irmão, padre, político, jornalista e, ou empresário. Mas não são todos, e sim partes destes segmentos.
Um indivíduo da sociedade não cientista ao declarar que toda sociedade é pedófila, certamente, não terá repercussão, mas vindo de um religioso cientista, com doutorado e mestrado, a declaração tem um valor muito significativo. Aprendi na vida acadêmica que temos que tomar cuidado ao fazermos generalizações. Feito que Dadeus não observou e acabou ofendendo todo mundo. Nasci na cidade de Viamão e conheço Dom Dadeus desde criança quando ele ainda morava no Seminário Maior de Viamão. Vigário simples, humilde, sensato, respeitado e um religioso com um rol de serviços sociais prestados para sociedade gaúcha. Porém, não posso generalizar afirmando que “todos” os sacerdotes têm as mesmas qualidades de Dom Dadeus, o que seria uma heresia.
No entanto, o que mais me surpreendeu foi a declaração que o arcebispo fez quando disse que “pedofilia não é privilégio da Igreja”. Desde quando pedofilia é privilégio de alguém? Segundo, o dicionário privilégio é uma vantagem concedida a uma ou mais pessoas contra a regra geral. Então, mais uma vez o sacerdote cometeu um deslize de grande envergadura ao tratar a pedofilia como privilégio, enquanto deveria dizer que é um pecado mortal. Será que não existe mais o pecado mortal?
Os seres humanos tendem a serem corporativistas e estão sempre buscando justificativas para sustentar a defesa dos atos não humanizados cometidos por integrantes de seus grupos, e para que essa justificativa tenha repercussão colocam todos numa mesma vala comum.

Vilson Antonio Arruda –
Professor na Escola Técnica de Agricultura de Viamão e graduando em Biologia na UFRGS.

PRESSÃO - EXERCÍCIOS - REGESD - UFRGS



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UFRGS
Disciplina: Fenômenos Físicos I
Professor: José Arthur Martins
Tutor On-line: Igor Luiz Penso
Aluno: Vilson Antônio da Costa Arruda
Matrícula: 0178662



Tarefa: Exercícios sobre Pressão
1) Um aluno aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura abaixo, a cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador. Sejam F(i) o módulo da força e P(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador do aluno. Sobre o polegar, essas grandezas
são, respectivamente, F(p) e P(p).




Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
a) F(i) > F(p) e P(i) = P(p).
b) F(i) = F(p) e P(i) = P(p).
c) F(i) > F(p) e P(i) > P(p).
d) F(i) = F(p) e P(i) > P(p).

RESPOSTA D

Comentário:
Aqui está implícito a base do equilíbrio, pois a tachinha está em repouso entre os dedos. Assim, as forças que os dedos fazem precisam ser iguais: 1ª Lei de Newton. Por outro lado, embora não seja fundamental, podemos lembrar também a importante 3ª Lei de Newton: “a força que o dedo faz na tachinha é igual em módulo à que a tachinha faz no dedo. Confirmando o Princípio da Ação e Reação. Porém, pressão é força distribuída em uma Área: P = F/A
As áreas de contato nos dedos são visualmente distintas. Também se deduz que a pressão é inversamente proporcional à área.
Logo, área menor. Pressão maior.
Conclui-se que a o aluno sente uma Pressão maior no dedo indicador por que este dedo tem área menor que o dedão.



2) A figura abaixo mostra um tijolo apoiado sobre um plano horizontal em três situações:



Considerando cada situação, analise as afirmativas a seguir:
I. A força que o tijolo exerce sobre o plano é a mesma nas três situações.
II. A pressão que o tijolo exerce sobre o plano é diferente nas três situações.
III. Pressão que o tijolo exerce sobre o plano é máxima na situação 1.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I b) I e II c) apenas III d) II e III e) I, II e III

Resposta B

3) Numa aula de física os alunos são convidados a se sentar numa cadeira de pregos dispostos de maneira uniforme. Para espanto de muitos, não ocorre nenhum acidente. A alternativa que corretamente explica essa experiência é:
a) A pressão é inversamente proporcional a força aplicada.
b) A força está distribuída entre todos os pregos, portanto a pressão exercida é pequena.
c) A pressão é diretamente proporcional à área.
d) A quantidade de pregos não exerce influência sobre o resultado da experiência.
e) A força exercida sobre a área independe da distribuição dos pregos.

Resposta B


4) Qual a pressão exercida por um tanque de água que pesa 1000 N, sobre a sua base que tem uma área de 2 m2?

Resolução:
P = F/A = 1000 N / 2m2 = 500 N/m2

Pressão é de 500 N/m2


5) A água contida num tanque exerce uma pressão de 40 N/m2 sobre a sua base. Se a base tem uma área de 10 m2. Calcule a força exercida pela água sobre a base.

P = F/A = P * A = 40 N/m2 * 10 m2 = 400 N

Força = 400 N


6) Um individuo precisa atravessar um lago coberto com uma fina camada de gelo. Em que situação ele tem maiores probabilidades de atravessar o lago sem que o gelo se quebre, andando normalmente ou arrastando-se deitado no gelo? Explique.

Resposta: É mais fácil atravessar um lago coberto de uma camada fina de gelo se arrastando, porque vai haver menor pressão no deslocamento do corpo sobre o gelo. Isto ocorre porque a pressão é diretamente proporcional a área.

7) Um faquir possui duas "camas", do mesmo tamanho, uma com 500 pregos e a outra com 1000 pregos. Baseando-se no seu conceito de pressão, em qual das duas camas você julga que ele estaria mais "confortavelmente" instalado?

Resposta: Acredito que na cama de 1000 pregos.
Concluo assim, porque quando nos deitamos, o nosso peso se distribui por uma área grande e, dessa forma, a pressão de cada prego é pequena, e não nos fere. Se, por outro lado, ficássemos em pé sobre a cama, com certeza iríamos nos machucar, pois agora o nosso peso estaria distribuído por uma área bem menor (dos pés) e, assim, a pressão seria bem maior.

Seguidores