sábado, 5 de junho de 2010

PRESSÃO - EXERCÍCIOS - REGESD - UFRGS



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UFRGS
Disciplina: Fenômenos Físicos I
Professor: José Arthur Martins
Tutor On-line: Igor Luiz Penso
Aluno: Vilson Antônio da Costa Arruda
Matrícula: 0178662



Tarefa: Exercícios sobre Pressão
1) Um aluno aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura abaixo, a cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador. Sejam F(i) o módulo da força e P(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador do aluno. Sobre o polegar, essas grandezas
são, respectivamente, F(p) e P(p).




Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
a) F(i) > F(p) e P(i) = P(p).
b) F(i) = F(p) e P(i) = P(p).
c) F(i) > F(p) e P(i) > P(p).
d) F(i) = F(p) e P(i) > P(p).

RESPOSTA D

Comentário:
Aqui está implícito a base do equilíbrio, pois a tachinha está em repouso entre os dedos. Assim, as forças que os dedos fazem precisam ser iguais: 1ª Lei de Newton. Por outro lado, embora não seja fundamental, podemos lembrar também a importante 3ª Lei de Newton: “a força que o dedo faz na tachinha é igual em módulo à que a tachinha faz no dedo. Confirmando o Princípio da Ação e Reação. Porém, pressão é força distribuída em uma Área: P = F/A
As áreas de contato nos dedos são visualmente distintas. Também se deduz que a pressão é inversamente proporcional à área.
Logo, área menor. Pressão maior.
Conclui-se que a o aluno sente uma Pressão maior no dedo indicador por que este dedo tem área menor que o dedão.



2) A figura abaixo mostra um tijolo apoiado sobre um plano horizontal em três situações:



Considerando cada situação, analise as afirmativas a seguir:
I. A força que o tijolo exerce sobre o plano é a mesma nas três situações.
II. A pressão que o tijolo exerce sobre o plano é diferente nas três situações.
III. Pressão que o tijolo exerce sobre o plano é máxima na situação 1.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I b) I e II c) apenas III d) II e III e) I, II e III

Resposta B

3) Numa aula de física os alunos são convidados a se sentar numa cadeira de pregos dispostos de maneira uniforme. Para espanto de muitos, não ocorre nenhum acidente. A alternativa que corretamente explica essa experiência é:
a) A pressão é inversamente proporcional a força aplicada.
b) A força está distribuída entre todos os pregos, portanto a pressão exercida é pequena.
c) A pressão é diretamente proporcional à área.
d) A quantidade de pregos não exerce influência sobre o resultado da experiência.
e) A força exercida sobre a área independe da distribuição dos pregos.

Resposta B


4) Qual a pressão exercida por um tanque de água que pesa 1000 N, sobre a sua base que tem uma área de 2 m2?

Resolução:
P = F/A = 1000 N / 2m2 = 500 N/m2

Pressão é de 500 N/m2


5) A água contida num tanque exerce uma pressão de 40 N/m2 sobre a sua base. Se a base tem uma área de 10 m2. Calcule a força exercida pela água sobre a base.

P = F/A = P * A = 40 N/m2 * 10 m2 = 400 N

Força = 400 N


6) Um individuo precisa atravessar um lago coberto com uma fina camada de gelo. Em que situação ele tem maiores probabilidades de atravessar o lago sem que o gelo se quebre, andando normalmente ou arrastando-se deitado no gelo? Explique.

Resposta: É mais fácil atravessar um lago coberto de uma camada fina de gelo se arrastando, porque vai haver menor pressão no deslocamento do corpo sobre o gelo. Isto ocorre porque a pressão é diretamente proporcional a área.

7) Um faquir possui duas "camas", do mesmo tamanho, uma com 500 pregos e a outra com 1000 pregos. Baseando-se no seu conceito de pressão, em qual das duas camas você julga que ele estaria mais "confortavelmente" instalado?

Resposta: Acredito que na cama de 1000 pregos.
Concluo assim, porque quando nos deitamos, o nosso peso se distribui por uma área grande e, dessa forma, a pressão de cada prego é pequena, e não nos fere. Se, por outro lado, ficássemos em pé sobre a cama, com certeza iríamos nos machucar, pois agora o nosso peso estaria distribuído por uma área bem menor (dos pés) e, assim, a pressão seria bem maior.

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