sexta-feira, 31 de agosto de 2012

VIAMÃO: ESCOLA ENTREGA BOLETIM AOS ALUNOS COM BIZARROS ERROS DE PORTUGUÊS


No Boletim Escolar o parecer descritivo da Disciplina de Lígua Estrangeira (Inglês) foi redigido, supostamente, pelo professor da disciplina com oito erros gritantes de português, o que coloca sob suspeita o modelo de gestão escolar empregado nas escolas municipais de Viamão

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte de Setembro, na Vila Cecília, entregou aos alunos, no mês de agosto, o Boletim de aproveitamento e avaliação escolar com a escrita do parecer do desempenho dos estudantes apresentando gravíssimos erros de Língua Portuguesa como ortografia, concordância nominal e verbal. O fato curioso causou insatisfação nos pais e alunos que procuraram a reportagem do Jornal Sexta. Na escola o clima entre os professores e funcionários é de desconfiança.


No Boletim Escolar o parecer descritivo da disciplina de Língua Estrangeira (Inglês) foi redigido, supostamente pelo professor da disciplina, com oito erros gritantes de português, o que coloca em “xeque-mate” o modelo de Gestão Escolar empregado nas escolas municipais de Viamão.

Veja como o suposto professor de Língua Inglesa, escreveu com erros no parecer descritivo de alguns alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA): “Demostrou interece nos trabalhos proposto na diciplina, adquerindo os requisito para o desenvouvimento na comunicação na língua estrangeira”.

“Como os boletins oficial da escola saiu sem uma verificação prévia da Diretora?”, questiona o aluno Sachin

A diretora da Escola, Miriam Silva Estabel, só ficou sabendo dos bárbaros erros de português no Boletim de Avaliação Escolar, após a reclamação de alguns alunos que se preocuparam com o caso bizarro.

“A Coordenação Pedagógica estava chupando bala quando não revisou os boletins com esses erros vergonhosos”, avalia Sapiranga.

Muito se tem discutido, pesquisado e refletido sobre os fatores de risco da qualidade do ensino público no município de Viamão. A cada encontro formativo de professores retomam-se as questões norteadoras do ensino-aprendizagem e dos entraves relacionado à consolidação do adequado ambiente pedagógico. Cada vez que acontece um fato estranho nas escolas do município, as desculpas e os desabafos da administração da prefeitura são sempre os mesmos: “Os professores estão mal preparados”.

“Os nossos professores nos cobram o português correto, no entanto, os boletins que nos entregaram têm vários erros de português”, declara a aluna Xaxá.

“Os professores devem dedicar-se mais para escola. Ficamos sabendo que além dos salários que receberam em 2011, ganharam décimo-terceiro e mais um abono no final do ano, que somados, só no mês de dezembro, chegou a cerca de R$ 15 mil.”, disse Samarita, mãe de um aluno.

O pedagogo Leonardo Boff, em sua palestra aos educadores de Viamão, disse que dentre os elementos e os aspectos que impedem a qualidade do ensino-aprendizagem na escola pública, destaca-se um que é considerado primordial: o papel do gestor escolar.

Entenda o caso: Nas escolas do município de Viamão a digitação das notas e pareceres dos alunos é realizada de forma “online” pelo próprio professor. Após acessar o “Site” da escola, através de uma senha sigilosa, o professor municipal descreve os conceitos e pareceres avaliativos de cada aluno em uma planilha individual que consta no “Site”. Após, o serviço de secretaria imprime o documento (boletim) e entrega aos estudantes, que deveria antes, passar por uma leitura do serviço de supervisão escolar, o que acabou não acontecendo na Escola Municipal Vinte de Setembro. A recomendação da secretaria municipal da educação (SME), as direções das escolas, é que antes de entregar os boletins aos alunos ou responsáveis, a coordenação pedagógica e direção deveriam fazer a devida revisão, o que não aconteceu na Escola Vinte de Setembro.

Em Viamão, cerca de trinta por cento dos Diretores das escolas do município não passaram pelo crivo da gestão democrática (eleição). Não é o caso da escola Vinte de Setembro. Essa gama de Diretores chegou ao poder por indicação política a contento do poderoso prefeito Alex Boscaini (PT). Inclusive, essa quantidade de diretores não-eleitos foi à Câmara de Vereadores de Viamão fazer “lobby” para que os vereadores aprovassem um projeto ditador do executivo propondo, neste ano, não-eleição para diretores nas escolas municipais de Viamão. Na época da votação o vereador Joãozinho da Saúde (PMDB), disse que os diretores não-eleitos, supostamente, queriam perpetuar-se nos postos de comando da gestão escolar e garantir uma polpuda Função Gratificada ao cada final de cada mês, sem passar pelo processo de eleição.

A Diretora da escola, Mirian Estabel, ao ser procurada por nossa reportagem não quis se manifestar.

O secretário municipal de educação, Gilnei Leite, disse que tão logo a escola identificou o problema, através da reclamação de um aluno, encaminhou o caso até a secretaria. Ele custa a acreditar que foi o professor que escreveu o parecer com os graves erros de português, e entende que o ocorrido é um fato com conotação eleitoral realizado por um funcionário que supostamente queira boicotar a Direção da Escola. “Nós acreditamos que isso foi um fato isolado e proposital de alguém na escola que quer criar um caso com o propósito eleitoral. Já abrimos uma sindicância para apurar o ocorrido e, em cerca de sessenta dias já teremos a conclusão de como ocorreu tal fato”, declarou Leite.

Os alunos da Escola Municipal Vinte de Setembro com medo das represarias não autorizaram a nossa reportagem divulgar os seus nomes. Então, utilizaremos os nomes fictícios em suas declarações.





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