domingo, 7 de março de 2010

DISCURSO DE FORMATURA DO DIRETOR EVANDRO CARDOSO MINHO - ETA - 2009

Discurso de Formatura do Diretor
da Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA Dez/ 2009

Boa noite a todos !!!!!

Senhores Formandos e suas famílias, demais autoridades presentes já citados pelo cerimonial, ilustres convidados, membros do Conselho Escolar, professores, funcionários, ex-professores, ex-alunos, alunos, amigas e amigos.
Hoje é uma noite de alegria e de festa, pois é com muito orgulho que estamos aqui participando de mais uma solenidade de formatura de técnicos em agricultura e pecuária na Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão.
Mais uma vez nos vemos diante de um grupo de jovens formandos, entusiasmados com a perspectiva de uma carreira profissional promissora.
Toda solenidade de formatura é o momento mais especial no âmbito da nossa Escola, pois este ato representa a gratificante sensação da missão cumprida. A EETA sempre tem muitas linhas de ação, abriga as mais diversas vertentes de pensamento, mas tudo isto encontra seu ponto de convergência na formação do estudante. Por isso a formatura para nós é ato muito significante, pois é o fruto colhido de uma semente plantada, tutoriada, aguada e cuidada com amor e atenção, ao longo dos últimos três anos. Por isso, somos semeadores e não podemos fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a semente, a terra e o tempo. Nossa missão é semear ensino técnico de qualidade para desenvolver ainda mais a agropecuária no RS e no Brasil.
Neste ano esta cerimônia tem um significado especial, um tempero diferente para todos nós. Estamos na véspera de completarmos 100 anos de atividade no ensino técnico, a partir da primeira aula ministrada neste campus em novembro de 1910. Para muitos dentre vocês, que hoje colam grau, pode parecer um passado distante, mas a verdade é que ainda podemos ouvir o eco das vozes emitidas naquela primeira aula!!!! Por isso gostaria de marcar este pronunciamento com o mais autêntico espírito de gratidão por me elegerem mais uma vez como diretor desta Escola, do qual também fui aluno, e não decepcionarei, pois no próximo ano vamos fazer na comemoração dos cem anos um calendário festivo com muito glamour.
A vocês, formandos da ETA, desejo que possam se realizar profissionalmente e que este seja apenas o início de uma grande e profícua caminhada.
Tenham sempre em mente que o exercício ético e responsável da profissão de técnico é indispensável para a verdadeira cidadania.
Agradeço e parabenizo aos pais que confiaram a nós a educação dos seus filhos. Feliz Natal
Parabéns a todos, saudando também com um forte abraço fraternal cada um de vocês!
Evandro Minho
Diretor da ETA
Viamão
19/12/2009


Discurso da Aula Inaugural do Diretor
março/2010

Boa tarde a todos !!!!

Senhor Eliezer Moreira Pacheco, secretário da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, demais autoridades presentes citados pelo cerimonial, ilustres convidados, membros do Conselho Escolar, professores, funcionários, ex-professores, ex-alunos, alunos, amigas e amigos.
Hoje é um dia de alegria e de festa pedagógica, pois é com muito orgulho que estamos aqui para reiniciar nossas atividades letivas nesta aula inaugural.
Os alunos que já são filhos desta casa, certamente, retornam à Escola remoçados, após um período de merecidas férias. Desejamos que tenham sucesso no ano que se inicia.
Ao mesmo tempo, a Escola recebe mais uma turma de novos alunos, os quais cumprimentamos e desejamos um ótimo período de adaptação e a certeza de que a dedicação de vocês, aos estudos, será recompensada no final do ano.
Nós, do corpo docente e os funcionários da ETA, passamos, a partir de agora, a fazer parte de suas vidas. A viagem é curta. Sejam Bem-vindos.
Hoje é o dia internacional da mulher que deve servir de reflexão sobre os inúmeros problemas que a camada feminina enfrenta na sociedade, pois, a data significa que se devem resolver as questões que ainda impedem a emancipação progressiva e harmoniosa das mulheres. Cumprimentando a deputada federal Maria do Rosário faço homenagem a todas as mulheres aqui presentes.

Vivemos, hoje, um momento marcante na vida desta instituição por que neste ano estamos comemorando o seu centenário, o que muito nos orgulha. É cem anos de história pedagógica formando técnicos em agricultura e pecuária, cujos frutos colhidos é ter contribuído significativamente para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária que elevou o nível produtivo rural do Rio Grande do Sul.
Os alunos sonham e nós dirigentes e políticos temos a obrigação de realizar o sonho dessa juventude. Por isso estamos sempre em alerta e qualificando o corpo docente.
Para melhorar e qualificar ainda mais o ensino na ETA nos credenciamos junto a Programa Brasil Profissionalizado com vários projetos, no qual fomos contemplados com uma verba do Governo Federal que beira a casa dos R$ 4 milhões. Agradeço ao professor Eliezer Pacheco por ter nos proporcionado obras, justamente no ano do centenário desta escola, onde por aqui passou grandes figuras ilustres como o grande político Leonel de Moura Brizola.
Em nome dos corpos docentes e discente cumprimento a todos os presentes e desejo, mais uma vez, boas vindas e boa sorte aos novos alunos.

Evandro Minho
Diretor da ETA


Discurso do Diretor na ocasião do encerramento da FECITP 2009 e agradecendo a indicação da ETA para sediar a edição 2010, quando a escola estará completando 100 ANOS.

Boa Noite !!!!!

Autoridades presentes nomeadas no cerimonial, Senhoras e Senhores

A FECITEP é uma importante Feira, pois busca aprimorar a interação e a troca de experiências entre as escolas que oferecem a Educação Profissional no Rio Grande do Sul, oportunizando a amostra de projetos didático-pedagógico de novos saberes tecnológicos exigidos pelo mundo do trabalho e desenvolvidos no âmbito das escolas técnicas.

A Feira também é importante porque fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados, estabelecendo uma interação entre os membros da comunidade escolar e dessa com a comunidade externa, ao mesmo tempo, em que possibilita, por meio desse diálogo, uma oportuna e exitosa troca de experiências.

Enquanto, diretor da EETA sempre incentivei e oportunizei aos alunos e professores a participação nesta e em outras Feiras de Iniciação Científica, porque acredito que o crescimento social, educacional e econômico de um país está fundamentalmente sedimentado nos investimentos que se fazem no ensino e na pesquisa.

Parabenizamos a iniciativa da SUEPRO porque entendemos que este evento vem incentivando e valorizando os alunos e professores no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, buscando contribuir com o desenvolvimento da educação e mostrando para os visitantes e autoridades a pujança do ensino técnico no RS.

A comunidade escolar da Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão, se sente honrada em sediar a 4ª FECITEP, principalmente, por ser tratar do aniversário do seu centenário, pois é a escola técnica mais antiga no segmento Agropecuário no RS, e a segunda, mais antiga no Brasil.

Agradecemos a Instituição Educacional Evangélica pela acolhida e o carinho, pois nos sentimos como se estivéssemos em nossa própria casa.
Muito obrigado!!!!!

Evandro Cardoso Minho

03/10/2009
.

Seguidores