sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ARTRÓPODOS: EXOESQUELETO VANTAGENS E DESVANTAGENS

ARTRÓPODOS:
EXOESQUELETO: VANTAGENS E DESVANTAGENS


Pesquisando sobre o tema proposto observei que alguns animais, a sustentação do corpo é garantida por estruturas rígidas localizadas na região externa do corpo.
Após, ler textos e observar fotos e vídeos sobre o exoesqueleto dos artrópodos verifiquei que essa estrutura reveste o corpo destes animais invertebrados como se fosse uma armadura agregada a peças articuladas. As peças do exoesqueleto são unidas por juntas flexíveis, de modo a permitir que o artrópodo realize os mais diversos tipos de movimento.
Também aprendi que o exoesqueleto desses animais é secretado pelas células da epiderme e constituído em alguns animais de quitina (polissacarídeo) e, em outros de silicato de cálcio. Observei que a quitina forma fibras que, mergulhadas em uma matriz protéica, originam um material semelhante à fibra de vidro, combinando resistência e flexibilidade. A pesquisa me levou a crer que a rigidez do exoesqueleto dos artrópodos resulta da impregnação de determinadas substâncias, que podem ser quinonas, como ocorre nos insetos, ou cálcio como ocorre nos siris, caranguejos e lagostas. Já a flexibilidade das articulações é garantida pelo fato de nessas regiões o exoesqueleto conter apenas quitina e proteínas.

Vantagens:
Incluem sustentação, proteção mecânica para o corpo e proteção
contra dessecação (evita a desidratação).

Desvantagem:
A maior desvantagem é que o exoesqueleto precisa ser periodicamente mudado (ecdise) à medida que o inseto cresce, deixando o inseto temporariamente fraco e vulnerável ao ataque dos predadores.
Em muitos casos esta cobertura dura impede a passagem de oxigênio para o animal

Seguidores