quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VIAMÃO: 8ª MOSTRA DE TERNEIRAS LEITEIRAS EM 2011

8ª Mostra de Terneiras Leiteiras
 na Costa do Ouveiro

A oitava edição da Mostra de Terneiras Leiteiras, realizada na Costa do Oveiro, região da zona rural de Viamão, ocorreu no domingo (16) outubro, no pavilhão do Centro de Formação de Produtores. Antes do julgamento das terneiras, a comunidade participou de um churrasco preparado no salão paroquial da Igreja Santo Antônio,
Os produtores de leite da região estavam presentes, participando do concurso que premiou as melhores terneiras leiteiras das raças Holandesa e Jersey, divididas em três categorias: de 3 a 5 meses, de 6 a 8 e de 9 a 12 meses de idade. Também teve o prêmio destaque produtor rural. Todos os produtores receberam homenagens e medalhas de participação. Além de troféus, idealizados pelo artista plástico Itamor Rodrigues, a premiação foi de uma carga de saibro para as campeãs das categorias da raça Holandesa, e kit de medicamentos para as vice-campeãs. A grande campeã recebeu uma carga de cevada, e a reservada foi premiada com uma carga de calcário. Na categoria Jersey, foi premiada com carga de saibro a grande campeã, e com uma carga de calcário a vice. Gilberto Cunha, jurado da mostra, ganhou uma placa de reconhecimento pela participação como jurado.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, e o chefe do escritório da Emater de Viamão, Aluísio Terra, falaram a respeito do evento. “É muito gratificante poder fazer parte da realização dessa mostra, sempre com muita alegria. A festa já está na oitava edição, e tem como objetivo promover, cada vez mais, a união entre a comunidade viamonense e os produtores rurais do município”, enfatizou Terra. O secretário Oliveira comemorou o sucesso do evento, e cumprimentou a todos pela presença. “Tudo que realizamos é sempre com muita dedicação, e o que estamos vendo aqui é resultado de um trabalho que é estruturado com base na produção leiteira de Viamão, e na valorização de nossos produtores.”
O prefeito Alex Boscaini parabenizou a organização do evento e agradeceu a presença de todos. “Sem os produtores, não teria porque realizar essa mostra, pois nosso intuito é divulgar e desenvolver mais o trabalho de todos eles. Além disso, queremos com essas festas, movimentar a economia e a cultura viamonense. Parabéns a todos os envolvidos.” E ainda salientou: “Desejo que nos próximos anos o público aumente mais e mais”, encerrou.
A Escola Técnica de Agricultura de Viamão-ETA- também participou expondo 4 terneiras da raça Holandesa.
Além da mostra, havia uma feira de artesanato com produtos diversificados: bolachas; biscoitos; geleias; pé-de-moleque; docinhos, compotas; toalhas, mantas de crochê, etc.

Resultado Final

Raça Holandesa

Categoria de 3 a 5 meses:

Campeão – Oscar Sanhudo (brinco 43)

Vice – Vladimir da Silva (brinco 62)

Categoria de 6 a 8 meses:

Campeã – Adroaldo da Silva (brinco 87)

Vice – Gustavo Vieira (brinco 40)

Categoria de 9 a 12 meses:

Campeã – Antomar Daniel (brinco 54)

Vice – Euniro da Silva (brinco 64)

Grande Campeã – Antomar Daniel (brinco 54)

Reservada – Oscar Sanhudo (brinco 43)

Raça Jersey

Grande Campeã – Alcione Rubinato (brinco 27)

Vice – Tuiuti Roman (brinco 52)

Destaque Produtor Rural – Deneci Nunes Ferreira








Seguidores