quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA –
1 – O que é vulcanismo?

Resposta:

Segundo a Geologia, o vulcanismo é um fenômeno geológico natural que acontece na crosta terrestre e principalmente no fundo dos oceanos, em virtude de alta temperatura e pressão contidas no subsolo que ascende para a superfície, ocorrendo por explosão o extravasamento do magma quente (material magmático) em forma de lava, fumaça e gases.

2 – O que são Gêiseres? Como seformam?

Respostas:

A palavra tem origem islandesa que significa “fonte jorrante” térmicas

Entendem-se como Gêiseres as atividades que ocorrem em área de erupções vulcânicas que acabam originando as fontes subterrâneas que liberam jatos de água quente ou vapor para a superfície do solo com intervalos regulares de tempo, e que pode alcançar mais de 100 metros de altura. Observa-se que o processo desse fenômeno pode ter a duração de segundos ou semanas.

As pesquisas informam que os Gêiseres se formam a partir da água que vem das chuvas ou da neve derretida que se infiltra na terra e se deposita nas fraturas das rochas. Com temperatura de 1.500 ºC o magma de regiões vulcânicas recentes esquenta essa água infiltrada e armazenada nos depósitos subterrâneos até chegar a 200 ºC. Então a água superaquecida começa a se transformar em vapor como se estivesse em uma panela de pressão. Quando atinge o estado gasoso máximo a água pressurizada ocupa um volume de 1 a 500 vezes maior no interior da solo, e por isso explode formando a erupção para fora dos armazenamentos subterrâneos em forma de coluna vertical de água.

3 – Todos os vulcões formam montanhas cônicas?

Resposta: Não

Exemplo: O Vulcão Fissural, não tem forma cônica, pois se forma através de fissuras profundas na crosta terrestre, que permite a ascensão do magma, em geral, de composição basáltica, originando a astenosfera.

4 – O que são terremotos?

Resposta:
Os terremotos, segundo a Geologia, é um abalo sísmico criado por um movimento repentino e brusco de uma rocha que se rompeu no interior da Terra e provocou um série de vibrações sísmicas (ondas elásticas – energia - que se propagam a partir da fratura) resultante de uma deformação causada pelas forças de compressão ou tração que se excedeu no limite de resistência rompendo-se e causando uma fratura na rocha.

5 – Quais as causas dos terremotos?

Resposta: Podem ter 04 origens...

a) Causas por Acomodações de Camadas Rochosas: é associado a construções de barragens, retirada em demasia de água subterrânea e desmoronamentos naturais de cavernas. Esse tipo de terremoto tem pequena intensidade.

b) Causas Vulcânicas: está associada a explosões internas, colapsos e acomodação do magma e rochas encaixantes verificadas na câmara magmática. São de pequena é média escala de tremor. Os tremores antecedem as erupções vulcânicas.

c) Causas tectônicas: são as causas de maior abalo sísmico e produz um terremoto de grande escala que pode se propagar por toda a Terra. Esta associado ao vulcanismo, em áreas tectonicamente instáveis e sujeitas ao choque de placas. As falhas constituem um importante ponto gerador de terremotos.

d) Causas Humanas: A construção de barragem de grande porte, extração de água subterrânea, escavações e outros

6 – O que são tsunamis e como são formadas?

Resposta:

O tsunami é um movimento abrupto e repentino de uma onda marítima gigante carregada de energia que produz uma série de perturbações com origem no fundo do oceano por deslocamento vertical da coluna de água.

São formados pelos movimentos das placas tectônicas causadas por forças endógenas (terremotos)

7 - Que fatores atuam no movimento das placas tectônicas?

Movimento Convergente, Movimento de afastamento, Movimento de colisão e Movimento de deslizamento.

As forças que atuam na movimentação das placas são o atrito e a gravidade.

8 – Pesquise como ocorreu a formação da Cordilheira dos Andes. Qual o tipo de limite de placas está relacionado a este fenômeno?

A Cordilheira dos Andes se originou de um choque ocorrido no interior do Planeta Terra entre duas placas tectônicas intervenientes que levou a formações de vulcões e ocorrência de sismos.
Há 200 milhões de anos a placa Pacífica (localizada no oceano Pacífico) começou a se mover de encontro à placa Sul Americana. Como a placa oceânica é formada por rochas mais pesadas, na hora da colisão ela entrou em baixo da continental fazendo-a subir e dando origem, assim, ao longo encadeamento das elevações que hoje formam a Cordilheira dos Andes.
Então, os movimentos convergentes e divergentes das placas provocam alterações no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subducção.
Neste caso no oeste da América do Su o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes através de movimentos convergentes destrutivos.
No primeiro momento ocorreu um enrugamento da costa oeste da América do Sul, formando a cordilheira. Mas o processo não parou por aí. Quando a placa oceânica entrou sob a continental, a parte que atingiu a astenosfera esquentou e se fundiu. Com isso ela começou a subir para a superfície dos Andes, formando grandes vulcões.



O limite de placas é chamado de convergentes destrutivos

DEFORMAÇÃO DÚCTIL E FRÁGIL - TIPOS DE ROCHAS PREDOMINANTES NAS PROVÍNCIAS GEOLÓGICAS DO RS

Atividade Aula 3 REGESD - UFRGS



NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA – 0178662 –


POLO POA


DISCIPLINA DE GEOLOGIA.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

As questões abaixo deverão ser respondidas com base nos módulos 6 e 7 e texto complementar.

1. Diferencie as deformações dúctil e frágil.

Resposta:

As deformações dúctil é a alteração na rocha devido a alta pressão e temperatura. Ocorre no interior da Crosta terrestre, em profundidades intermediárias a profundas

Ao contrário da deformação dúctil a deformação frágil de uma rocha é ocasionada por baixa pressão e temperatura e ocorre em regiões próximas a superfície.

2. Cite as estruturas resultantes para cada tipo de deformação.

Resposta:

a) Deformação Dúctil: é responsável pela formação de dobras, zonas de cisalhamento, foliações e lineações.

b) Deformação Frágil: é responsável pela formação de fraturas (juntas e falhas, ou seja, descontinuidade da rocha. Tipos Falha normal, Falha inversa; Desligamento, falha oblíqua, falha em charneira e vertical.

3. Analise o mapa geológico do Rio Grande do Sul abaixo e indique o tipo de rocha predominante em cada uma das Províncias Geológicas:

Resposta:

a) Província do Escudo Sul-riograndense: Rochas predominantes são as Ígneas Plutônicas (granitos) e metamórficas. Secundariamente podem apresentar sedimentares e vulcânicas.

b) Província da Depressão Central: Rochas predominantes são as sedimentares (arenitos, argilitos, siltitos, congloramentos e carvão.

c) Província do Planalto: Nessa região existem um conjunto de rochas ígneas vulcânicas. A formação da Serra Geral é caracterizada por duas sequencias de rochas vulcânicas: as Ácidas (riolitos, riodacitos, vidros vulcânicos e brechas. Já as Básicas (basalto e brechas vulcânicas).

d) Província de Planície Costeira: Diferente das demais províncias é desprovida de rochas. A região é formada por sedimentos (areia, argila, turfas entre outros...). Caso ocorra a presença de algumas rochas é devido o restos de outras províncias como a ocorrência de rocha de basalto na Praia de Guaritas na cidade de Torres.

4. Cite características da planície costeira do Rio Grande do Sul. Resposta:

Além dos tipos diferenciados de rochas, a Planície Costeira tem características singulares como:

Recursos hídricos: formado por uma grande quantidade de lagos, lagoas e lagunas.

O solo é constituído por diferentes classes predominando os Planossolos, Chernossolos e Gleissolos.

A planície é revestida por escassos morros isolados (Torres).

Os recursos minerais apresentam areias para construção civil com granulometria fina a muito fina. Tem turfas e argilas.

A idade geológica estimada é formada entre 500 mil anos a o presente.

Representa a parte emersa da Bacia Sedimentar de Pelotas

Segundo, estudos geológicos a planície costeira do RS, remonta ao Período Quaternário.

ROCHAS: ORIGEM - PROCESSO DE FORMAÇÃO - TIPOS - MAGMA EXRCÍCIOS RESOLVIDOS

DISCIPLINA DE GEOLOGIA – REGESD – UFRGS.
NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA


 1. Como se formam as rochas ígneas ou magmáticas?

Resposta: São resultantes da solidificação de material rochoso fundido, denominado magma.

2. Onde se origina o magma?

Resposta: O magma se origina debaixo da superfície da Terra, precisamente, no manto superior, na base da crosta e zonas de colisão de placas tectônicas.

3. Qual a diferença entre rochas intrusivas ou plutônicas e extrusivas ou vulcânicas?

Resposta: Rochas intrusivas são aquelas que são produzidas pela solidificação do magma no interior da crosta terrestre. Apresenta um resfriamento lento, rochas com granulação grosseira e com minerais visíveis a olho nu.

Ao contrário, as rochas extrusivas são geradas quando o magma atinge a superfície apresentando um resfriamento rápido com granulação fina ou vítrea visíveis ou não a olho nu, com particularidade de vesículas nas rochas (vazios).

4. Explique o processo de formação das rochas sedimentares.

Resposta: São rochas originadas a partir da remoção e acumulação dos produtos resultantes do intemperismo (sedimentos) de qualquer tipo de rocha, bem como da deposição de qualquer material proveniente da atividade animal e vegetal.

Primeira fase:

Ocorre o Intemperismo responsável pela erosão e desgaste das rochas pré-existentes. Pode ser físico, químico ou biológico.

Segunda fase:

Ocorre o transporte de sedimentos pela ação de agentes como a gravidade, rios, oceanos, ventos e geleiras. É responsável pela seleção de tamanho, alteração da forma e do tamanho dos sedimentos de rocha.

Terceira Fase:

Nesta fase acontece a deposição de sedimentos quando não há mais energia suficiente para sustentar o transporte de sendimentos, os mesmos são depositados – ambiente de sedimentação.

Quarta Fase:

Nesse momento ocorre o processo do sedimento em rocha através de transformações lentas ocasionadas por diferenças de pressão e temperatura.

Essa fase envolve as etapas de:

Compactação, Dissolução, Cimentação e Recristalização.



5. As rochas sedimentares podem ser classificadas de acordo com a textura, mineralogia e composição química. Com base nisso, como elas são classificadas? Exemplifique.

Resposta:

a) Clásticas: são rochas formadas pelo acúmulo de sedimentos com tamanhos variados que resistiram a erosão. Exemplo (ARENITOS)

b) Químicas: São rochas originadas pela precipitação e evaporação de sais solúveis, provenientes da alteração química das rochas pré-existentes. Exemplo: (CALCÁRIO).

c) Orgânicas: são rochas derivadas direta ou indiretamente das atividades dos organismos (animais e plantas) . Exemplo (CARVÃO).

6. O que é metamorfismo?

Resposta: é o conjunto de processos que altera a composição mineralógica, estrutural e a textura de uma rocha, que passa a ter características distintas daquelas que apresentava antes.

7. Quais são os principais agentes do metamorfismo?

Resposta: Temperatura, pressão e os fluidos de circulação quimicamente ativos

8. Quais os tipos de textura/estruturaencontradas nas rochas metamórficas?

Resposta:

Xistosidade, Granular e Gnáissica,

FISIOLOGIA ANIMAL -

EXERCÍCIO RESOLVIDO
1. Assinale a alternativa correta em relação aos tipos de difusão:


A. ? A água atravessa a membrana por uma proteína transportadora

B. ? Uma molécula de glicose é capaz de atravessar a membrana sem o auxílio de um transportador

C. ? A difusão simples é quando uma substância atravessa a membrana por de uma proteína transportadora

D. ? Os íons atravessam a membrana por de canais proteicos

2. Assinale a alternativa correta:

A. ? As partes apolares (hidrofóbicas) dos lipídios da membrana ficam voltadas para os líquidos intra e extracelulares.

B. ? Os carboidratos da membrana estão sempre associados com proteínas ou com lipídios.

C. ? Uma das funções dos carboidratos da membrana plasmática é o transporte transmembrana.

D. ? Os três principais componentes das membranas plasmáticas são os lipídios, os colesteróis e as proteínas.

3. Considere as seguintes afirmações:

I - Nos peixes a concentração osmótica intracelular é igual à concentração osmótica extracelular.

II - A concentração osmótica corresponde à concentração de todos os solutos na célula.

III - Os líquidos corporais de um peixe possuem a mesma concentração iônica da água do mar.

Assinale a alternativa correta:

A. ? Somente a III está correta;

B. ? Somente a II está correta;

C. ? Somente a I está correta;

D. ? Somente a I e a II estão corretas;

E. ? Todas estão corretas.

4. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:

Um animal é _osmoconformador quando seus líquidos corporais são isosmóticos com o ambiente. Um animal é Osmoreguladores quando ele regula a osmolaridade de seus líquidos corporais de uma forma independente da osmolaridade do meio. Em água doce, os osmorreguladores são ________________ em relação ao ambiente, e em água salgada, os osmorreguladores são ________________ em relação ao ambiente.

A. ? osmoconformador, osmorregulador, hiperosmóticos, isosmóticos.

B. ? osmoconformador, osmorregulador, hiperosmóticos, hiposmóticos.

C. ? osmorreguador, osmoconformador, isosmóticos, hiperosmóticos.

D. ? osmorregulador, osmoconformador, isosmóticos, hiposmóticos.

E. ? osmoconformador, osmorregulador, hiposmóticos, hiperosmóticos.

5. A alternativa correta, em relação a regulação osmótica dos peixes ósseos de água doce:

A. ? São osmoconformadores.

B. ? São hiperosmóticos em relação ao meio.

C. ? Perdem água por osmose.

D. ? Ganham íons por difusão.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO EXERCÍCIO RESOLVIDO

UFRGS
ACADÊMICO: VILSON ARRUDA

TAREFA DE GEOLOGIA
1. Caracterize uma atitude científica e diga em que sentido essa se difere do conhecimento do senso comum?


RESPOSTA: Diferentemente do senso comum que tende a dar-se por satisfeito com as explicações dos fenômenos e da realidade de uma maneira geral, a atitude científica problematiza essa mesma explicação, tornando-a objeto de investigação. Desconfia da adesão imediata das coisas, da falta de crítica diante de determinadas definições tidas como verdadeiras. Não se contenta com as verdades postas e cria obstáculos à assimilação acrítica dessas verdades.


2.Quais são as características do conhecimento científico?
Escolher uma resposta.

a. heterogêneo (senso comum)
b. é objetivo (CCientífico)
c. quantitativo
d. individualizador (sebso comum)
e. Todas as respostas estão corretas
f. generalizador (senso comum)
g. nenhuma resposta está correta (Não é verdadeira)

Question 3
Quais os procedimentos utilizados pelo senso comum e pela ciência na busca pelo conhecimento e que, por sua vez, faz com que ambos se distingam?

Resposta: A ciência distingue-se do senso comum por que este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas na exigência de coerência argumentativa.

INTEMPERISMO EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

UFRGS

TAREFA 05 DE GEOLOGIA

NOME: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA – 0178662 – REGESD - UFRGS

As atividades correspondentes ao Módulo 10 deverão ser entregues até o dia 11/07. Até 23 hs

1.O intemperismo consiste no fenômeno geológico responsável pela desagregação e decomposição das rochas. Quais os produtos resultantes do intemperismo?

Resposta:

Resulta em sedimentos de rocha que forma o regolito (solo). Também resulta como produto final do intemperismo os cascalhos, arenitos, siltitos e argilitos, silício, Alumínio, gipso, dolomita e outros...

2. Quais os tipos de intemperismo e o que ocasionam?

Resposta:

Tipos: Físico, Químico e Biológico

E ocasionam:

a) Físico: Ocasiona a degradação das rochas

b) Químico: Ocasiona a decomposição das rochas pelas águas da chuva, principal agente.

c) Biológico Físico: raízes, minhocas, formigas, roedores entre outros

d) Biológico Químico: Liquens, Fungos, Bactérias e outros...

3. Os fatores de formação dos solos são responsáveis pelo tipo de intemperismo que irá atuar em uma região e pela determinação das características do solo. Com base nisso, cite os principais fatores envolvidos no processo de formação do solo.

Resposta:

Material original, clima, Topografia – relevo, vegetação e tempo.

4. Como o relevo afeta a formação do solo?

O termo relevo refere-se às formas do terreno e a sua ação reflete diretamente na dinâmica da água, tanto no sentido vertical, infiltrá-lo, como lateral através do escoamento da •água das chuvas e da drenagem do solo.

O relevo pode ter influencia profunda sobre o desenvolvimento do solo, superando em alguns casos o próprio clima. O relevo afeta o desenvolvimento, sobretudo através da lixiviação, da erosão e da cobertura vegetal.

O relevo interfere na formação do solo e modifica o perfil através dos seguintes processos:

- na absorção e retenção da •água da precipitação;

- no grau de remoção de partículas do solo pela erosão;

- na movimentação de materiais em suspenso ou em solução para outras áreas.

A variação do relevo origina uma sequência de perfis geneticamente ligados entre si, mas diferenciados por características morfológicas.

Os solos formados nas partes altas do terreno diferem dos de encostas e baixadas. Em função da topografia os solos podem apresentar as seguintes denominações:

a) Solos Eluviais: São definidos como os que mantêm estreita correlação com o material de origem, influenciados pelo transporte de partículas minerais de regiões próximas e estão sujeitos a influências das características mineralógicas, físicas e químicas da rocha matriz.

b) Solos Coluviais: São aqueles geralmente encontrados em locais declivosos. Estes resultam da mistura de fragmentos minerais de rochas de camada mais profundas e também são enriquecidos por partículas transportadas de locais mais elevados e que podem ter origem de material rochoso diferente.

c) Solos Aluviais: Os materiais que entram na constituição desses solos originam-se da acumulação gradativa dos resíduos minerais provenientes de regiões próximas, ou seja, daquelas dentro da bacia hidrográfica.

Seguidores