terça-feira, 28 de agosto de 2012

VIAMÃO: DIRETOR DA GUARDA MUNICIPAL, HÉLIO DUARTE, É DENUNCIADO NO MINISTÉRIO PÚBLICO POR SUPOSTO ABUSO DE PODER

DIRETOR DA GUARDA MUNICIPAL É DENUNCIADO NO MINISTÉRIO PÚBLICO POR ABUSO DE PODER E PERSEGUIÇÃO A VIGILANTES.


“O Diretor dos vigilantes municipais, Hélio Nunes Duarte, utiliza o carro oficial da prefeitura de Viamão para ir a festas de batuque na vila”, garante o guarda municipal, Rogério Rosa no MP

A crise no Departamento de Vigilância da Prefeitura de Viamão parece não ter fim. O clima é tenso, conturbado e de enfrentamento. O prefeito Alex Boscaini (PT) empenhado na campanha eleitoral parece não se preocupar em resolver a situação, e o conflito continua sem solução desde o início do ano.

Segundo os vigilantes, o pivô do conflito é o Diretor do Departamento, Hélio Nunes Duarte (PT), que tem agido com abuso de poder, protecionismo para com alguns vigilantes e perseguição a outros agentes. As queixas estão registradas na Delegacia de Polícia e no Ministério Público. Um dos casos já está sendo analisado pela magistratura no Fórum de Viamão.

Hélio, segundo os denunciantes, é amigo e segurança pessoal do prefeito Alex Boscaini (PT) e é contratado como Cargo de Confiança do prefeito. “Ele é o capitão do mato que persegue os irmãozinhos”, diz o vigilante Arlei Silva que é filiado ao Partido dos Trabalhadores e pertence à corrente política “Força PT”, a mesma do prefeito.

O funcionário-vigilante da prefeitura de Viamão, João Vilmar Sartori Júnior, 53 anos, está indignado e diz que está sendo veemente perseguido em seu trabalho pelo prefeito Alex Boscaini e pelo seu chefe superior, Hélio Nunes Duarte, Diretor de Vigilância da prefeitura. “Estou em licença de saúde e iniciei o tratamento psiquiátrico por “depressão” em 2009, pois não aguento mais esses atos de repressão que estão me submetendo em meu local de trabalho, e que está se estendendo até os dias atuais”, garante Sartori. “Agora, passaram a pagar o meu salário, que já é mixuruca, com perna curta”, denuncia. Ele acredita que é perseguido por motivos políticos já que não assinou ficha no partido do prefeito.

O vigilante Arlei Rodrigues da Silva, 39 anos, concursado, também está indignado com a repressão. “Quando o Diretor Hélio, não gosta de um vigilante ele persegue o cara para ver se ele pede demissão da prefeitura”, diz Silva. O vigilante também conta que o Diretor obriga os guardas a trabalharem com fardamento, e quando estão sem a farda ele não deixa ficar no serviço e, o pior, registra falta não-justificada. “Como podemos trabalhar todo dia fardado se a prefeitura oferece apenas uma calça e duas camisas? Se for cumprir o exigido, teremos que ir ao serviço com roupa suja”, afirma indignado o vigilante que registrou queixa na Delegacia de Polícia, no dia 4 de maio deste ano, alegando assédio moral e abuso de poder. “Ele infunde nos vigilantes a grave ameaça necessária para constrangê-los e isso a categoria não vai mais tolerar”, avisa o guarda Rogério Rosa, um dos denunciantes no Ministério Público, continuando declara “O Diretor dos vigilantes, Hélio Nunes Duarte, utiliza o carro oficial da prefeitura de Viamão para ir a festas de batuque na vila”, declara Rogério, na audiência com a promotora no Ministério Público.

O Ministério Público encaminhou a denúncia de Improbidade Administrativa ao Juiz, Sandro Antonio da Silva, da Primeira Vara Civil do Fórum de Viamão. O Juiz se manifesta no processo judicial da seguinte forma: “Este singelo fato restou confirmado pelo informante Rogério, com riqueza de detalhes, e pelas testemunhas ouvidas, Edison e Henrique, onde o depoimento do informante não se choca com os das testemunhas”, afirmou o Magistrado no seu despacho.

O vigilante Silva revela que o prefeito formou o Pelotão Municipal Especial para atuar em eventos da prefeitura. Ele diz que fez o curso exigido e na avaliação ficou em sétimo lugar na classificação final, mas não foi chamado para compor este grupo. No entanto, outros vigilantes que não realizaram o curso, ou foram reprovados, mas protegidos pelo Diretor Hélio Duarte foram chamados para compor o grupo principal do Pelotão Especial. “Isso é uma vergonha, pois quando construímos o PT acreditávamos no princípio da transparência e na ética, mas agora pelo visto isso deixou de existir”, conclui Silva.

MARIANA ARRUDA FRAGA ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DE MARIANA ARRUDA FRAGA - VIAMÃO/RS

Uma festa bonita, com muita energia e muito prestigiada. Assim foi a comemoração dos 15 anos de Mariana Arruda Fraga. Festejou em alto estilo, no Salão Nobre do Clube dos Casados, no dia, 11 de agosto. Um ano antes de completar seus 15 anos, Mariana Arruda Fraga, caçula de cinco filhos do casal Olga e Ramires Fraga já planejava celebrar a data em grande estilo. Por isso, quando entrou no espaço vip do salão no Clube dos Casados, em Viamão, a jovem confessou a nossa reportagem ter sido difícil conter a emoção. "As lágrimas são inevitáveis. Tudo está exatamente do jeito que eu sonhava", comoveu-se ela, diante dos 250 convidados. A festa, teve excelente trabalho do promoter e decorador Paulo Chiden que com seus colaboradores fez uma belíssima decoração. A linda aniversariante juntamente com seus pais e irmãos recepcionaram os 250 convidados com a simpatia que lhes é peculiar, em uma noite de estrelas das mais agradáveis.


Ao longo da comemoração, a aniversariante, que teve a maquiagem desenhada com leveza e fez três trocas de vestidos, antes da meia-noite, usava um longo azul claro ao melhor estilo de princesa, quando ao som de uma valsa dançou para os presentes com o pai Ramires Fraga, irmãos, tio, primos e amigos.

Tudo foi perfeito para o brilho da noite, que teve a presença bonita e alegre da ala jovem e também dos casais amigos da família. Entre as presenças, anotamos: O avô Vilson Arruda Pai e o tio Arruda Filho, respectivamente, colunistas políticos do Jornais Opinião e Sexta-Feira. Também o advogado Nilson Pinto e esposa. Rosane e João Carlos Santanna. Os padrinhos Sonia e Paulo Santos. Carmem e Adair Alves. Jane Gonçalves e família. Dilce e Paulo Gonçalves do Restaurante Picadille, entre outros.

RODRIGO, OLGA, MARIANA, RAMIRES, ROBERTO E RENATO

MARIANA DANÇANDO A VALSA COM O TIO ARRUDA FILHO
MARIANA COM O VÕ ARRUDA PAI

Seguidores