quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1ª CONFERÊNCIA DE CULTURA DE VIAMÃO - 2011

1ª Conferência de Cultura de Viamão ocorreu no último sábado


A 1ª Conferência Municipal de Cultura, após a aprovação da Lei Municipal nº 3837/2011, de 28 de março, a qual criou o Conselho Municipal de Cultura (CMC) e do Decreto nº 033/2011, de 11 de agosto, foi promovida pela prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SMCE), no último sábado (17 de dezembro 2011).
O evento ocorreu no Centro de Formação Walter Graf e teve como objetivo promover o encontro entre a sociedade civil e os representantes do governo municipal, para a construção de propostas de políticas públicas de cultura, que atendam os interesses da comunidade.
Para o secretário de Cultura e Esporte, Alexandre Godoy, a cultura tem uma grande importância para o governo, pois envolve vários segmentos da sociedade. “Nossa conferência é um momento de construção, no qual todos que têm interesse em contribuir podem participar”, completa.
Segundo o prefeito Alex Boscaini, o Fórum Permanente de Cultura de Viamão (FPCV) é um colaborador do poder público e das entidades envolvidas. “Cultura é a expressão da raça humana. Este evento é fruto da dedicação e do desejo de todos os servidores da Cultura, os quais trabalharam e muito para que o mesmo fosse realizado. Parabenizo a secretaria e todos os envolvidos, que com certeza buscam melhorias cada vez mais para Viamão, objetivo de todos.”

Após a abertura oficial, o cerimonial ficou aos cuidados da representante do fórum, Fernanda Figueiró, e do diretor de Cultura, Jorge Siqueira, que desenvolveram os trabalhos até a tarde.


ADÃO PRETO FILHO, PREFEITO ALEX BOSCAINI (PT), ALEXANDRE GODOY E CANDIDO CASTRO


FERNANDA FIGUEIRÓ (E), VALTER NUNES, JORGE SIQUEIRA (D)
Na parte da manhã, ocorreu a posse dos conselheiros titulares e suplentes, que terão um mandato de 2 anos, e é permitida a reeleição uma única vez. Os órgãos e entidades que desejassem se integrar ao conselho deveriam encaminhar solicitação por escrito à SMCE a fim de inscrever-se no Cadastro das Entidades Culturais do Município, atendendo a alguns requisitos: ser uma associação, sindicato ou sociedade, com, no mínimo, 2 anos de comprovada atividade legal no município, sem fins lucrativos, além de serem movimentos culturais ou entidades cujos objetivos representem trabalhadores ou produtores do segmento cultural, ou ainda, que visem desenvolver, divulgar e apoiar a manifestação cultural em um dos segmentos mencionados acima.
Na parte da tarde, foi debatido o Plano Municipal de Cultura e sua isenção no município de Viamão.
Os monitores foram: de artesanato e artes visuais, Djine Klein; de literatura e música, Valter Nunes; de tradicionalismo e matrizes, Cândido Castro; de dança e carnaval, Maria Amorin; e de artes cênicas e patrimônio, Ricardo Baldez.

Mais sobre Cultura
O Fórum Permanente de Cultura de Viamão nasceu de uma diretriz retirada do eixo 5, “Gestão e Institucionalidade da Cultura”, que consta no Relatório da Conferência Municipal de Cultura de Viamão ocorrida em 30 de outubro de 2009. Em 23 de novembro do mesmo ano, foi realizada a primeira reunião oficial, efetivando a sua fundação com a finalidade de auxiliar na criação do Conselho Municipal de Cultura, na elaboração das diretrizes do Plano Municipal de Cultura e discutir a viabilização de todas as formas de manifestações culturais na cidade de Viamão.
Em 23 de novembro de 2011, foi estabelecido que o FPCV deveria sair da informalidade e constituir uma Associação Jurídica devidamente registrada para que os produtores viamonenses de cultura, tenham a oportunidade de constituir formas de viabilizar a cultura municipal.

CINQUENTENÁRIO DE FORMATURA - ETA - 1961/2011 - TÉCNICOS AGRÍCOLAS

No dia 26 de novembro os ex-alunos da turma de 1961 reuniram-se no campus da Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - para comemorar o cinquentenário de formatura.
O encontro de ex-colegas foi marcado de muita alegria, histórias de vida e lembranças do passado recente que deixou muita saudade. 
Depois da roda de chimarrão, ao meio-dia, foi servido um apetitoso churrasco.  

Seguidores