domingo, 11 de setembro de 2011

VIAMÃO: DESFILE CÍVICO HOMENAGEIA OS 270 ANOS DO MUNICÍPIO

Desfile Cívico homenageia
os 270 anos do município








Texto: Letícia Pusti e Tamires Fonseca
Fotos: Kauê Linhares e Markus Vargas

O frio e os fortes ventos não impediram o comparecimento em massa da população para prestigiar o Desfile Cívico Estudantil do município, realizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação. Com a proposta de valorizar a pátria e o próprio trabalho desenvolvido nas escolas, as 57 entidades que desfilaram ao longo da avenida Coronel Marcos de Andrade contaram a história dos 270 anos de Viamão com muita alegria.
O evento teve início às 13h, com a execução do Hino Nacional e com a presença do prefeito Alex Boscaini, do secretário de Educação, Gilnei Leite, do diretor-geral de Educação, Belini Romanzini, e o Tenente-Coronel Freitas, do 18° BPM. Em seguida, o secretário Leite fez o discurso de abertura parabenizando Viamão e seu povo pelo compromisso coletivo em busca de melhorias para a cidade. “É muito bom ver a população participando de eventos como esse, que valorizam e resgatam o patriotismo que deve haver dentro de cada um de nós”. E ainda acrescentou: “Fico feliz em ver a alegria da criançada desfilando pela avenida, e acredito que seja de extrema importância também para um pai ver o seu filho desfilar”.
Para o prefeito Alex Boscaini, o evento é de suma importância para todos. “Atividades como estas enaltecem a nossa pátria, pois reavivam os valores fundamentais que cada cidadão viamonense deve possuir, além de prestigiar o belíssimo trabalho desenvolvido pelas escolas do município.”
Após a passagem de entidades como a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros, SOS–Trauma, Associação de Voluntários de Socorro Rodoviário e Bombeiros Civis, a primeira banda deu início às apresentações das escolas diante do público de cerca de 3 mil pessoas.

Muitas filosofias foram abordadas
As tradições gaúchas, cultura açoriana, diversidade racial e educação como base para uma sociedade melhor estruturada em seus diversos segmentos foi tema do desfile. Assim como as riquezas do município, como o Farol de Itapuã, Igreja Matriz, Autódromo Tarumã e Tamoio Futebol Clube, além da importância do meio ambiente, fruticultura e piscicultura foram temas abordados pelas crianças que atravessavam alegremente a avenida apesar do forte vento.
O público recebeu com empolgação e aplausos as bandas, que tocaram conhecidas canções em belas melodias, assim como as demais escolas que exibiram, em sua maioria, filosofias embasadas na formação de cidadãos críticos, com força para lutar por seus ideais e desenvolvimento da sociedade com seu trabalho em equipe.
O trabalho coletivo, aliás, recebeu grande destaque, uma vez que a cooperação entre os pais dos alunos e as escolas foi fundamental para tornar o desfile possível.
O frio não espantou quem prestigiava o evento
Mesmo com o frio intenso que fazia na tarde do dia 7 de setembro, o público continuou até o final das apresentações. Para José Dias, de 42 anos, o evento foi muito bom. “Minha filha desfila todos os anos, e acredito que isso ajudará e muito para o crescimento dela como cidadã, sendo que a mesma está aprendendo os valores do patriotismo.”
Elenise Camargo, de 27 anos, também gostou da festividade, e elogiou a organização do evento. “Vejo que a cada ano as atividades são melhor estruturadas e isso é muito importante, pois eventos como este valorizam não só a pátria, mas todos os cidadãos que dela fazem parte”, encerrou ela.


A Semana da Pátria chegou
ao fim, mas Viamão
continuará em festa

No final da tarde, o fogo simbólico foi extinguido pelos escoteiros do Grupo Alencarino Scarpetti seguido do arriamento das bandeiras, tudo ao som do Hino Nacional. Após, ocorreu o encerramento das apresentações com o desfile dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação e dos vigilantes municipais, ambos decisivos para o sucesso das atividades cívicas.
A Semana da Pátria terminou, mas as festividades para Viamão ainda não. No domingo, dia 11, vai ter show de aniversário de Viamão com a Banda Matizes, em frente à Igreja Matriz. O dia do aniversário de 270 anos de Viamão, 14 de setembro, terá cobertura ao vivo do Jornal do Almoço na praça da igreja Matriz e, a partir da 12h30, Festival de Bandas na Santa Isabel. Dia 20 de setembro ocorrerá o tradicional Desfile Farroupilha, além de tantos outros eventos que estão programados para o mês de setembro.
Segundo o secretário de Educação, todos esses eventos fazem parte de um cronograma pensado pela prefeitura de Viamão, para valorizar e reconhecer, cada vez mais, as riquezas de nossa terra.

PROGRAMA RAÍZES DO PAMPA GRAVADO EM VIAMÃO

Raízes do Pampa em Viamão



Texto: Rose Scherer
Fotos: Markus Vargas

Os programas Raízes do Pampa, da rede Record, que serão transmitidos nos próximos domingos, dias 11 e 18, às 6 horas da manhã, foram gravados em Viamão, em homenagem aos 270 anos do município. A filmagem aconteceu no CTG Setembrina dos Farrapos, e contou com a participação do prefeito Alex Boscaini, dos secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e de Cultura e Esporte, Alexandre Godoy, dos diretores-gerais de Gestão e Ralações Institucionais, Luis Henrique da Silva, e de Cultura e Esporte, Adão Pretto Filho, além da vereadora Silvana Leal.

Os apresentadores Alexandre Gomes e Valdir Canal também receberam convidados especiais que fizeram uma homenagem ao município. Foi o caso dos meninos do grupo Entrevero Gaúcho, com idades entre 4 e 14 anos, que cantaram e tocaram músicas nativistas. Outras bandas também participaram, como De Vanera, Tchê Fagundes e o trovador Marco Aurélio. Ao final, a patroa do CTG Setembrina dos Farrapos, Geni Fraga Pinheiro, ofereceu um galeto com arroz e saladas à equipe da Record, Prefeitura e convidados.

VIAMÃO: FUNCIONÁRIOS CCs E FGs RECEBEM PALESTRA MOTIVACIONAL

CCs e FGs recebem palestra motivacional



Texto: Rose Scherer
Fotos: Markus Vargas

Nem mesmo a manhã chuvosa foi empecilho para que todos os cargos comissionados e funções gratificadas da prefeitura estivessem reunidos no Centro Profissionalizante Walter Graf, às 7h30 da manhã. O motivo foi uma convocação do governo municipal para uma palestra motivacional com o melhor palestrante do Rio Grande do Sul, pela Ampla Eventos, Márcio Mancio, nascido e criado em Viamão, na região de Itapuã.

De acordo com o secretário de Administração, Jussemar da Silva, era preciso fazer uma parada da correria diária do trabalho e olhar uns para os outros longe. O secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, disse que era hora de motivar os assessores diretos de governo para que os mesmos continuem desempenhando um bom trabalho até o final do governo.

Já o vice-prefeito, Atidor da Cruz, comparou os cargos comissionados do governo a uma máquina. “Se um parafuso da máquina se solta, ou se estraga uma peça, a máquina toda fica prejudicada e não desempenha mais a sua função. Assim são vocês no governo. Se uma pessoa não está desempenhando sua função, o governo também fica prejudicado”, explica. O prefeito Alex Boscaini fez um resgate da construção do governo e disse que o prefeito e o vice estão caminhando juntos e é desta forma que entregarão a prefeitura em 2012. “Nós temos a missão de melhorar a vida dos viamonenses e desenvolver o município. E isso depende do comprometimento de todos com a gestão, com os colegas e com a prefeitura”, ressalta Boscaini.
Muito animado, o palestrante passou algumas lições de vida aos presentes, nas quais mostrava a superação dos desafios. Para Mancio, é imprescindível que os colaboradores diretos tenham disciplina, organização, criatividade, inovação, qualidade, bom humor, empatia, convicção, comprometimento e automotivação. “Esses são os segredos do sucesso de qualquer profissional”, encerra.

VIAMÃO OCUPA 484ª POSIÇÃO RUIM EM INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL N

ROMER DIZ QUE GOVERNO PETISTA ESTÁ
ATRASANDO O MUNICÍPIO
NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO.



Conforme os últimos dados apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE-RS, aonde registra os investimentos havidos pelos municípios do Rio Grande do Sul nas áreas de Educação, Educação Infantil e Saúde, Viamão ocupa posições deprimentes tanto em relação ao total dos municípios do Estado como entre os municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

Em investimento geral em Educação de 2006/2010: Viamão ocupa a 468ª posição entre os 496 municípios do Estado e a 20ª posição entre os 22 municípios da região Metropolitana de Porto Alegre.

Em investimento em Educação Infantil: Viamão ocupa a 484º posição dentre os 496 municípios do Rio Grande do Sul referente a taxa de atendimento da educação infantil.

SAÚDE : Viamão é o 453º em aplicação de verbas na saúde de um total de 496 municípios do Rio Grande do Sul e o último dos 22 municípios da região metropolitana de Porto Alegre.
Para Romer, “Estes dados são vergonhosos, não é conversa da oposição, são oficiais e emitidos pelo Tribunal de Contas. Na saúde a população sente, diariamente, na própria carne. Já na Educação, nosso futuro está comprometido, uma vez que, a falta de investimento nessa área encaminha o município para um atraso quase que irreversível”. “Temos que proteger nossos filhos, encerrando este descaso petista para com a educação, tirando-os do poder”, concluiu o Vereador.

ROMER DOS SANTOS GUEX

VEREADOR DO PSOL

Seguidores