segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O QUE É CONHECIMENTO - EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

DISCIPLINA: TEORIA DO CONHECIMENTO E EPISTEMOLOGIA

UFRGS - REGESD
ACADEMICO: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA –
PROFESSORA: Janete Maria Bonfanti
 
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1)      O que é Conhecimento?
O conhecimento não nasce do vazio. Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.   Ao longo de toda existência o Ser Humano vem acumulando conhecimentos desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência. O conhecimento chega a ser uma necessidade, uma capacidade inerente ao ser humano. Existem vários tipos de conhecimentos: Científico, empírico, filosófico,  teológico, senso comum...
2)      Como é que surge o Conhecimento Científico?
Surge...
a) da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária; b) Do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. É produto da necessidade de alcançar um conhecimento mais seguro; c) Das experiências e crenças do senso comum.

2.a) O que impulsiona o homem em direção à Ciência?

         O que impulsionou o Ser humano em direção à Ciência é o desejo de procurar explicações racionais dos fatos já conhecidos ou observados de forma sistemática e controláveis com organização investigativa. Completando, pode-se dizer que essa impulsão é devido a necessidade de compreender a cadeia de relações que se esconde por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captados pela percepção sensorial (sensação, percepção, representação, juízo, raciocínio e conceito - níveis de conhecimento-), e analisadas de forma superficial,  subjetiva e acrítica pelo senso comum.

3)      O que é a Investigação Científica e como é que ela surge?

-Investigação científica é a construção e a busca concreta de um saber que acontece no momento em que se reconhece a ineficácia dos conhecimentos existentes, incapazes de responder de forma consistente e justificável às perguntas e dúvidas levantadas.

-Surge, ou inicia quando os conhecimentos existentes são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem, ou ainda a partir da crise dos conhecimentos existentes no sentido de modificar, ampliar e substituir os existentes dando assim uma nova resposta à pergunta existente.

4) Em que consiste o Ideal da Racionalidade?

Consiste em atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias a partir de enunciados lógicos – não contraditórios. Os enunciados científicos devem estar isentos de ambiguidades e de contradição lógica. Incide sobre a forma dos enunciados, leis e teorias, e serve para avaliar o acordo que existe entre as diferentes teorias utilizadas pela comunidade científica, permitindo o seu diálogo intersubjetivo e possível consenso. A ciência, no momento que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las restabelecendo relações entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, e teoria e outro campo da ciência, de tal forma que possa, através desta visão global, perceber as possíveis inconsistências e corrigi-las.

5)      Quando um Enunciado Científico é Objetivo?

É quando deixa de ser subjetivo e assistemático. E também quando, alheio as crenças pessoais,  puder ser apresentado à crítica, à discussão, e puder ser intersubjetivamente submetido a teste e seus resultados podem passar pela avaliação crítica intersubjetiva feita pela comunidade científica. É objetivo quando as construções conceituais se representam com fidelidade o mundo real e com imagens verdadeiras, evidentes, impessoais, passiveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica como provada em sua veracidade. Verdade Semântica.

6)      Em que consiste a Intersubjetividade científica?

A Intersubjetividade científica consiste na possibilidade de a comunidade científica ajuizar consensualmente sobre a investigação, seus resultados e métodos utilizados.

7)      Em que consiste o Método Científico e qual a sua importância?

Método Científico é um procedimento dotado de passos e rotinas específicas, que indica como a ciência deva ser feita para ser ciência. É um caminho próprio que Consiste na proposição de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) e na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica (verdade pragmática).

O Método Científico  importante porque consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas e oferece maior  segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias, uma vez que obedece os critérios e as etapas científicas para chegar a conclusão dos fatos questionados.

Vilson Antônio Arruda
Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA
Professor de Administração Rural
Professor no Lab de Biologia
Professor no Ensino Médio
Técnico Agrícola
Acadêmico em Biologia - UFRGS - REGESD
Fone (51) 98454422


 

Seguidores