terça-feira, 15 de março de 2011

PLATYHELMINTHES - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDOS - UFRGS - REGSD

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - REGESD

DISCIPLINA DE ZOOLOGIA SISTEMÁTICA  - A

Professora: Carla Penna Ozorio
Aluno: Vilson Antônio Arruda


1- O filo platyhelminthes compreende vários organismos inferiores, vermes que apresentam o corpo achatado dorso-ventralmente, em forma de fita ou de folha, com exceção da fêmea do esquistossomo que têm o corpo cilíndrico. São animais de vida livre, encontrados em ambientes aquáticos (marinhos e de água doce) e em terra úmida, ou parasita, podendo ser ectoparasitas ou endoparasitas.

2- Os platelmintos revelam um grau mais elevado de evolução se comparados com poríferos e cnidários. Eles apresentam três folhetos embrionários ao invés de dois, são eles: ectoderma, mesoderma e endoderma, seus orgãos se localizam na camada mediana de tecido parenquimático. Quanto a simetria eles são animais bilatérios, isto é, um plano que passe longitudinalmente pelo meio do seu corpo o divide em duas metades simétricas. O mesorderma frouxo (camada de tecido média) chamado de parênquima, se divide numa cavidade (celoma).

3- Seus órgãos, compostos de tecidos, estão organizados em sistemas. O sistema nervoso destes organismos já possui células nervosas conglomeradas formando gânglios, alojados na parte anterior do corpo, é o início da cefalização. Cada platelminto tem um par de gânglios cerebrais dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações. Além do sistema nervoso, também apresentam um sistema reprodutor e um sistema excretor bem definidos. Sobre a reprodução, podemos dizer que a maioria é hermafrodita, podendo ou não fazer a autofecundação. O surgimento do aparelho excretor do tipo protonefridial é outra característica que os diferencia. Consiste principlamente de um grande número de pequenas unidades interligadas chamadas células chama, estas células recolhem o excesso de água e os produtos finais do metabolismo das células vizinhas.

4- A respiração nos platelmintos ocorre por difusão, como no caso das planárias, ou é do tipo anaeróbica como ocorre nas tênias.

5- Os movimentos nos platelmintos ocorrem principalmente pela presença de três camadas musculares, circular, longitudinal e oblíqua que permitem grande agilidade e através dos cílios epidérmicos que também facilitam os movimentos. Os platelmintos de vida livre através do movimento dos seus diversos cílios, da geração de ondas musculares e da secreção de muco, conseguem deslizar sobre filmes de superfície na água, solo úmido e plantas.

6- O filo Platyhelminthes engloba quatro classes de vermes. As formas parasitas estão incluidas em três classes agrupadas na divisão Neodermata, são elas: Cestoda, Trematoda e Monogenea. A clase turbellaria inclui principalmente os vermes de vida livre com formas brilhantes e coloridas.

7- A epiderme dos vermes da classe Turbellaria é constituída por um epitélio ciliado simples, nos Digenea, Cestoda e Monegenea não apresentam cílios, eles são recobertos por uma cutícula que tem uma função protetora devido a ação enzimática do suco digestivo do hospedeiro.

8- A fecundação é interna, o desenvolvimento é direto nos turbelários e indireto nos trematóides e cestóides, com um ou vários estágios larvais livres e aquáticos.

9- O cercômero, orgão de fixação exibido pelas classes Monogenea e Cestoda no estágio de ovo, é o argumento para que estas classes sejam incluidas na subdivisão Cercomeromorpha da divisão Neodermata que inclui todos os platelmintos parasitas.

9- Além de uma cutícula externa protetora as formas parasitas possuem ganchos e ventosas para fixação nos hospedeiros.

10- As tênias fazem parte de um grupo de platelmintos endoparasitas de vertebrados incluidos na classe Cestoda. Podem atingir até oito metros de comprimento, são vermes parasitas que vivem na carne do porco (Taenia solium), do boi (Taenia [?]) e ambas podem viver no intestino do homem. As tênias são exemplos de platelmintos que não possuem sistema digestório, se nutrem de parte do alimento ingerido e digerido pelo hospedeiro. São conhecidas popularmente por "solitária" porque na maioria das vezes somente um indivíduo vive no intestino humano.

11-A esquistossomose causada por diversas espécies do verme "Schistosoma" atinge um grande número de pessoas, Schistosoma mansoni (esquistossomo), parasita o fígado, as veias do intestino, e também as vias urinárias do hospedeiro. As cercárias, larvas nadadoras, são carregadas por um molusco gastrópode que disseminam a esquistossomose.

12-Schistosoma são dióicos, sendo o macho bem menor que a fêmea. A fêmea fina e alongada, fica alojada no corpo do macho, numa fenda longitudinal.

13-Platelmintos de vida livre, da classe Turbellaria, vivem em solos úmidos e ambientes aquáticos. As planárias apresentam simetria bilateral, corpo achatado com região anterior e posterior, dorsal e ventral. Apresentam cílios que auxiliam na locomoção. São [?], a fertilização é cruzada, ocorrendo copulação mútua. Durante o acasalamento os dois indivíduos ficam unidos e trocam espermatozóides introduzindo o pênis na abertura genital do outro e depois se separam. Os ovos são encubados no interior do projenitor ou lançados para o exterior, encapsulados ou envolvidos em massa gelatinosa, de onde irão eclodir planárias jovens, evidenciando um desenvolvimento direto.Também podem se reproduzir assexuadamente por fissão transversal.

14-Platelmintos geralmente são . Possuem gônadas providas de ductos e órgãos acessórios. Reproduz-se sexuadamente por fertilização transversal, a troca de espermatozóides pode ser também por impregnação hipodérmica, e assexuadamente por fissão transversal. A reprodução do turbelário " Bothrioplana" por exemplo, já que eleé uma exceção, este se reproduz por partenogênese.

A autofecundação é comum nos turbelários e rara nos

15-Os turbelários tricládios e cestódios têm poderes de regeneração. Se cortarmos uma planária em vários pedaços, cada um irá se regenerar e dar origem a um novo indivíduo. Esta capacidade de regeneração se deve as células chamadas de neoblastos, células totipotentes.

16- A classe Trematoda inclui dois grupos de endoparasitas, Aspidogastrea e Digenea, esta última de grande importância médica e econômica. Digenea compreende platelmintos endoparasitas de vertebrados que para completarem o seu ciclo de vida necessitam mais de um hospedeiro. Apresentam uma ventosa ao redor da boca e frequentemente uma outra na superfície ventral (acetábulo). São popularmente conhecidos por fascíolas. Apresentam um ciclo de vida caracterizado por seis fases:

Fase da dispersão, ovo encapsulado;
Fase da infestação, buscando um hospedeiro intermediário miracídio;
Fase no hospedeiro intermediário (aparência de um saco com vários embriões) o esporocisto;
Fase da multiplicação, ainda no hospedeiro intermediário, indivíduo resultante do embrião originado pelo esporócito, a rédia.
Fase da infestação, indivíduo originado pela rédia sai a busca do hospedeiro definitivo cercária.
Fase do segundo hospedeiro, indivíduo incistado no corpo do segundo hospedeiro intermediário ou fixo na vegetação, metacercária

Seguidores