segunda-feira, 28 de março de 2011

SHOW DOS ESPORTES 33 ANOS - RÁDIO GAÚCHA - RBS - EM VIAMÃO


SHOW DOS ESPORTES 33 ANOS DE PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA
PEDRO ERNESTO DENARDIN (Esquerda)
ARRUDA FILHO
COMENDADOR ANTONIO CASCALHO


Carlos Alberto Mancio - diretor do Parque Estadual do Itapuã- E
Vereador Sérginho do PT viamonense representando a Câmara 

Peixe - Arruda Filho - Wianey Carlet e Norberto Ribeiro da CDL Viamão

Renato Portalupi - Paulo Odone - Vilson Arruda Filho

Samuel Silveira (proprietário do Vila Ventura Viamão) recebeu homenagem
Esquerda- Aragonês ex-gerente da Corsan Viamão
Wilson Arruda Pai -colunista do Jornal Opinião
Hoje, 28 de março, segunda-feira, 20 horas, no Resot Vila Ventura, em Viamão, Espigão, foi a Festa de Aniversário de 33 anos do programa "Show dos Esportes" que vai ao ar diariamente na Rádio Gaúcha do grupo RBS. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira no hórário das 20 horas, com o comando descontraído do narrador Pedro Ernesto Denardin e o bom humor do trio Batata Pimentão, Alemão Von Mitsen e Radicci.
Na festa com clima de requinte estavam presentes Vilson Arruda Filho, Wilson Arruda Pai, Nestor Boff e o seu filho Vinícius Boff (assessor do deputado Mano Change) os deputados estaduais Adão Vila Verde e Cássia Carpes. O técnico do Grêmio, Renato Portalupi e o presidente tricolor, Paulo Odone, circulavam entre os 500 convidados. Também estava na roda o meu amigo Wianey Carlet, comentarista  das jornadas esportivas da Rádio Gaúcha e colunista diário do Zero Hora. Coversei com longamente com o meu amigo Cleber Grawbauska, da equipe esportiva da RBS. O prefeito Alex Boscaini (PT) e seu assessores também estavam presentes. Os vereadores do PT, Dédo Machado e Sérginho Kumpfeer, estavam rodeados de amigos. Pedro Ernesto agradeceu os convidados e também cantou algumas músicas para os presentes. A família Flores de Viamão estava representada pelos primos Elias e Ciro Carlos. O meu amigo Peixe não podia faltar prá contar as suas piadas na nossa roda e sobre a namorada paulista.
O editor do Jornal Sexta, Daniel Jaeger, e os colunistas Hélio Piteco, Norberto Ribeiro e Vilson Arruda Filho estavam sempre rodeados de leitores que elogiavam o Jornal mais novo de Viamão pelo compromisso e atitude de fazer um semanário comprometido com os interesses da sociedade.
O Diretor proprietário do Vila Ventura, anfitrião do evento, Samuel da Silveira, recebeu homenagem do Pedro Ernesto e Rádio Gaúcha.

CORDADOS - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDOS

UFRGS - REGESD
ALUNO: Vilson Arruda

Questões corrigidas:

1) Qual é o grupo de invertebrados mais próximo aos tunicados e anfioxos?
Resposta: Os Equinodermos

2) Por que as supostas semelhanças encontradas entre os cordados e os anelídeos ou os artrópodes são pontos fracos cientificamente falando?
Dissemelhanças consideradas:
- Os apêndices articulados e a segmentação que são partes de um exoesqueleto em artrópode são muito diferentes da segmentação em miótomos dos cordados;
- O cordão nervoso principal nos anelídeos e artrópodes é sólido e nos cordados, oco. E ainda se desenvolve embriologicamante de uma forma fundamental diferente;
- Posição da boca e ânus de um cordado é ventral, nos artrópodes e anelídeos é dorsal;
- A formação do celoma, a derivação da mesoderme e o padrão de clivagem inicial dos cordados é diferente, inclusive no eixo do corpo;
- Nos anelídeos e artrópodes (protostômios) a extremidade anterior se forma lateralmente com o blastóporo, nos cordados (deuterostômios) a região anterior se forma na direção oposta do blastóporo.

3) O que são analogias e homologias? Cite exemplos.
a) Analogia: trata da semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.
Exemplo: As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função. Exercer o vôo.

b) Homologia: quer dizer mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.
Exemplo: a pata do cavalo, a asa do morcego, o braço do homem, e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas, pois todas têm a mesma origem embrionária.

4) Faça um esquema evidenciando as características apresentadas pelos pré-cordados.
Características:
- Cordão nervoso dorsal oco;
- Expansão posterior do corpo( cauda pós-anal) parecida com um anfioxo na forma do corpo
- Móveis, habitantes do fundo;
- Locomoção mais ativa;
- Fendas faríngeas( que surgiram como auxiliares de alimentação por cílios e muco);
- Segmentação dos músculos;
- Bastão elástico – notocorda – (para evitar o encurtamento do corpo);

FILO ARTHROPODA - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDOS

UFRGS - REGESD
Disciplina de Zoologia "B"  - Vertebrados
Aluno: Vilson Arruda

Filo Arthropoda

Questões sobre o filo Artrhopoda corrigidos

Com base nos teus conhecimentos responda as perguntas que seguem.

1.Os artrópodes compreendem a grande maioria das espécies animais principalmente devido a sua conquista bem do ambiente terrestre. Esta conquista faz marcante contraste com a maioria dos demais grupos de invertebrados e provavelmente se deve a algumas das características citadas abaixo.
A.  Ao desenvolvimento de uma epicutícula impermeável e resistente a dessecação;
B. Ao desenvolvimento de células ranetes
C.  Ao aparecimento de sistemas excretores, que economizam água, e de órgãos para trocas gasosas;
D.  À facilidade com os pequenos artrópodes terrestres podem se especiar.
E. A presença de células flama (aparelho excretor)

2.Em relação a classe Arachnida, uma das afirmações está incorreta, identifique-a.
A.  São destituídos de antenas
B.  Apresentam 4 pares de pernas
C.  Apresentam mandíbulas
D.  São geralmente terrestres
E.  Corpo dividido em duas partes

3.Eram artrópodes aquáticos primitivos, largamente distribuídos nos mares durante a era Paleozóica e apenas os fósseis são conhecidos. Possuíam uma carapaça dura (composta de calcário e quitina) e segmentada, que em algumas espécies podia ser enrolada. Como são chamados?
Resposta: Trilobitas

4.Todos as características abaixo podem ser atribuídas aos arthropodos, EXCETO
A. Simetria bilateral
B. Pernas articuladas
C.  Triblásticos
D.  Possuem rádula
E.  Presença de exoesqueleto

5.Das opções abaixo, as que possuem as classe do escorpião, coleoptero e caranguejo é respectivamente:
A.  Insecta, Bivalvia e Arachnida
B. Insecta, Chilopoda e Crustacea

6.A que classes do Filo Arthropoda pertencem os animais que apresentam as características que seguem:
a) Apresentam 2 pares de antenas, número variado de pernas, aquáticos e/ou terrestres. Compõem o zooplâncton e b) apresentam 1 par de antenas longas, tronco com vários segmentos, incapazes de se enrolar, terrestres. Predadores de insetos, minhocas e outros animais
Resposta: Crustacea e Chilopoda

7.As abelhas respiram por meio de:
A.  traquéias
B.pulmões foliáceos
C. estômatos
D. túbulos de Malpighi
E. brânquias

8.O exoesqueleto dos artrópodos pode ser flexível, como nos insetos, ou rígido devido a impregnação de carbonato de cálcio, como nos crustáceos. Caranguejos e lagostas têm um exoesqueleto muito rígido e inflexível, para que possam crescer presume-se que:
A. Conforme o animal cresce o exoesqueleto estica-se
B. O exoesqueleto destes animais ao nascer é demasiadamente grande para que possam crescer até preenchê-lo.
C. O animal perde o esqueleto periodicamente, cresce rapidamente e então secreta um novo esqueleto.
D. Eles livram-se do esqueleto apenas ao atingir a fase adulta.
E. Nenhuma dessas alternativas

9.A região cefálica de uma borboleta difere daquela de um caranguejo. Quantos pares de antenas as borboletas e os caranguejos possuem respectivamente?
Resposta: Um e dois pares

10.Como se chama as glândulas, presente nos crustáceos, que filtram a hemolinfa e dela remove as excreções, eliminando-as através de um poro que se abre na base da antena.
Resposta: Glândulas verdes
11.Tubos finos que partem da região mediana do intestino e ficam mergulhados na hemocele, em contato direto com a hemolinfa. São os principais orgãos excretores dos insetos. Como se chama estes túbulos presentes nos insetos, quilópodes, nos diplópodes e em alguns aracnídeos?
Resposta:
Túbulos de Malpighi

12.A excreção nos aracnídeos é feita através dos túbulos de Malpighi, semelhantes aos dos insetos e por glândulas que também fazem parte do sistema excretor. Se localizam no cefalotórax e se abrem para o exterior através de poros localizados na base das patas, são chamadas de:.
Resposta:
Glândulas coxais

13.Alguns crustáceos são capazes de permanecerem fora d'água por certos períodos, os siris e os caranguejos são um bom exemplo. Sempre próximos da água eles conseguem manter úmida as suas ...
Resposta:  Brânquias

14.Via de regra os insetos apresentam dois pares de asas, sendo, portanto, chamados de tetrápteros. O tórax dos insetos apresenta três partes, o Pró-tórax, Meso-tórax e o Meta-tórax. Qual dessas três partes é desprovida de asas?
Resposta:   Pró-tórax

15.Crustacea é uma classe do grande filo Artrhopoda em que podemos encontrar diversos animais com um número extremamente variado de segmentos mas, em relação aos apêndices, pode-se dizer que todos são do tipo:
Resposta: Birremes

16.Os insetos são animais ovíparos e depositam os seus ovos em ambientes que possam favorecer o desenvolvimento de um novo inseto. Este desenvolvimento segue algumas etapas caracterizadas por transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea do inseto, a metamorfose. Como se chama o tipo de desenvolvimento em que dos ovos eclodem jovens com aparência bem diferente dos adultos e as formas imaturas são larvas e pupas?
Resposta: Holometabólico

17.As asas dos coleópteros são modificadas e se constituem em uma estrutura lamelar muito dura e resistente que servem para proteger o segundo par de asas, como se chama este tipo de asas?
Resposta:  Élitros

18.Como se chama respectivamente a região abdominal e tórax que compõem o tronco dos crustáceos?
Resposta: Pleion e pereion

19.Os animais do subfilo Chelicerata apresentam o corpo dividido em duas porções, a prossoma e epistossoma. Em uma dessas regiões se encontram as quelíceras e os pedipalpos, além dos quatro pares de pernas, que região é esta?
Resposta: Prossoma

20.Em relação a morfologia externa dos animais do subfilo Chelicerata pode-se dizer que apenas um par de quelíceras formam as peças bucais, mas muitas vezes algumas glândulas podem estar associadas a estas quelíceras, como se chamam estas glândulas?
Resposta:  Glândulas de veneno

21.Qual o nome da estrutura que assim como as quelíceras são exclusivas dos quelicerados, não ocorrendo nos mandibulados. Localizam-se ao redor da boca dos aracnídeos e tem as mais variadas funções dependendo do grupo onde ocorre.
Resposta:  Pedipalpos

22.Os aracnídeos possuem apenas olhos simples, ao contrário dos insetos e crustáceos que possuem olhos...
Resposta: Compostos

23.Crustáceos, aracnídeos e insetos são dióicos. Os crustáceos se reproduzem sexuadamente, com fecundação externa, na maioria das espécies. O desenvolvimento indireto é comum. Os ovos ao eclodirem, liberam uma larva nadante e de vida livre chamada de:
Resposta: Náuplio

24.As doenças elefantíase, a malária e a febre amarela são transmitidas por mosquitos que apresentam o desenvolvimento indireto, holometábolos. Em que ambiente os ovos são depositados para que suas larvas possam se desenvolver?
Resposta: Aquático

25.Um relação interessante se estabelece entre pequenas aves e parasitas. As aves pousam no dorso de grandes mamíferos, e com a permissão destes, catam e devoram minúsculos invertebrados. São ectoparasitas, de grande importância pelo papel que desempenham como vetores de microrganismos patogênicos incluindo bactérias, protozoários e vírus. A que classe pertencem os carrapatos?
Resposta: Classe Aracnida

Seguidores