segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PLANO DE AULA: BIOLOGIA - UFRGS REGESD

UFRGS - REGESD
CURSO: Licenciatura em Biologia
Disciplina: Seminário Integrador Específico 01
Professor (a) Formadora:
Aluno: Vilson Antonio Arruda
Tarefa: Descrever um Planejamento de Ensino.
Roteiros:
Deverá constar Disciplina, Série, Conteúdo(s),
Objetivos de ensino, Metodologia e Avaliação

BIOLOGIA E O GRÃO DE FEIJÃO
Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão
Disciplina: Biologia
Professor: Vilson Arruda
Curso: Ensino Médio
Etapa: 1º série
Conteúdo: Método Científico
Assuntos:
a) Metodologia
b) Observação
Idade dos alunos: Entre 15 a 16 anos
Tempo: 4 períodos de 50 minutos

Introdução:
Método científico é uma forma de investigação da natureza. Para isso, não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos, mas a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados.

Objetivo de ensino:
Proporcionar aos alunos modelo de aprendizagem para entender que a Ciência necessita de uma linguagem precisa, que não dê margem a múltiplas interpretações. Por isso, a ciência utiliza termos específicos, com significados restritos e bem definidos.

Material:
Essa atividade visa abordar a necessidade comum a todas as ciências utilizando materiais bastante simples:
• Lápis
• Folhas (pautadas)
• Folhas ou pedaços de papel milimetrado
• Réguas
• Copos plásticos
• Grãos de feijão

Estratégia Pedagógica:
Pedagogia não-diretiva e pedagogia relacional.

Procedimento/Metodologia
Vídeo: o professor mostra um vídeo com duração de 15 minutos para os alunos, onde aparecem diferentes tipos de feijão e as variedades de pratos alimentares que podem ser preparados com cada tipo de feijão.

Questão Geradora:
- Observação
Observação é a primeira etapa do Método Científico

Questão Geradora Motivacional:
Uma pessoa cega pode observar algo?
Como?

Execução da atividade:
A classe é organizada em grupos formados por três alunos (as).
Cada grupo recebe um copo com 12 grãos de feijões.
Após, é distribuído aos componentes do grupo os lápis, folhas - pautada e milimetrada - e régua;

Questões de análise de dados:
- Solicitar que cada aluno, no grupo, escolha um grão de feijão para descrevê-lo.
- Aos alunos é dito que essa descrição tem de ser precisa (detalhada).
Para isso, o aluno utiliza medidas feitas com a régua ou com o papel milimetrado. A descrição deve conter ainda informações relativas ao formato, ao padrão de cores, à existência de saliências ou reentrâncias e outros detalhes.

Depois de concluírem a descrição e a transcreverem para a folha pautada, os grãos de feijão são novamente colocados no copo e misturados.
Baseado na sua própria descrição, cada aluno procura encontrar o grão de feijão que descreveu. Nessa etapa, em geral os alunos reencontram seus grãos de feijão.

Em seguida, um grupo troca com outro o copo com os grãos e as folhas com as descrições. Baseado apenas na descrição que consta na folha pautada, os componentes do grupo devem encontrar cada um dos grãos descritos.

Essa etapa costuma gerar muitas dúvidas e os alunos dificilmente conseguem estabelecer parâmetros baseados exclusivamente na descrição do outro.

Após, dando prosseguimento à atividade, cada grupo, após discussão interna, deve responder ao seguinte questionário:

Questionário 01:

1. A objetividade é uma das características atribuídas à Ciência. Com base nas observações feitas sobre o feijão, descrevam o que vocês entendem pela frase: “A Ciência é objetiva”.

2. Em Ciência, trabalha-se com observações e inferências (extrapolações feitas a partir das observações). Nos exemplos abaixo, identifiquem o que são observações e o que são inferências:
• A semente está enrugada, portanto não germinará?
• A semente tem 8 milímetros de comprimento?
• A semente origina-se de uma planta?
• A semente é homogênea?
• A semente é manchada?

3. Entre as observações e inferências, existem aquelas que contribuem para uma melhor compreensão do que se pretende estudar e compartilhar com outras pessoas. Existem, também, descrições e inferências que não contribuem para nada. Entre as observações que vocês realizaram no primeiro momento do estudo e as que outro grupo realizou, quais foram as mais úteis para a identificação dos grãos de feijão descritos?

4. Na opinião do grupo, qual a importância das observações e das inferências para a Ciência?

5. - Neste momento o professor fala que: “Uma das características marcantes da Ciência é a comunicação entre a comunidade científica. Essa divulgação é feita, geralmente, por meio de publicações em revistas especializadas (revistas científicas) e de apresentações em congressos, onde se reúnem especialistas em determinado assunto”.

5.1 – Neste momento os alunos falam: Na opinião do grupo, qual é a importância da divulgação dos conhecimentos para a Ciência?

6 – Neste momento o professor solicita que cinco (05) alunos saiam da sala de aula e solicita que quando chamados venham com os olhos vendados. Ao chegarem em sala os alunos recebem um recipiente graduado contendo 100 ml de álcool para observarem.
Eles têm que dizer que substância está sendo observado e que quantidade tem no recipiente.
É esperado que os alunos acertem a substância, mas não a quantidade.

Fórum
Uma vez respondido o questionário 01 e debatidas as questões em grupo, o professor encaminha uma discussão com toda a classe, apontando algumas características da Ciência:
a linguagem é precisa; o método é comum para a coleta de informações; a construção de inferências e hipóteses sólidas, baseadas em observações precisas e verificáveis; a utilização de termos específicos; a importância de submeter os resultados e conclusões à comunidade de especialistas; a idéia de que o conhecimento produzido pela Ciência é coletivo e não obra de um único pesquisador; o conhecimento científico é transitório e depende da aceitação da comunidade científica.

Avaliação: vale 100 pontos
A missão da escola é a autoformação assistida, visando o pleno desenvolvimento do educando, então a avaliação da aprendizagem, focalizada apenas em conteúdos, competência e habilidades não é suficiente, por isso há a necessidade da auto-avaliação do aluno e do professor.

Na avaliação o aluno será capaz de descrever o que é observação e citar que órgãos dos sentidos utilizados para observar objetos.
A avaliação será continua realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades, que será dividida em:
a) Avaliação quantitativa:
Vale: 40 pontos

Critérios:
*Respostas aos questionamentos orais solicitados pelo professor;
* Participação nas discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Construção dos relatórios e dos painéis em sala de aula;

b) Avaliação Qualitativa:
Vale: 50 pontos
Critérios:
*Capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática;
* Pró-atividade;
* Voluntariado;
*Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.

Auto-avaliação do aluno
Vale: 10 pontos

Considerações finais
Para preparar este plano de aula levei em consideração os critérios da idade (15 a 16 anos) e um alimento de consumo diário comum a todos os alunos para elaborarem a habilidade de observação. Nesta idade os alunos estão no estágio das operações formais, quando já pensa de forma mais lógica e abstrata. Nesta fase de idade o indivíduo é capaz de usar o raciocínio hipotético dedutivo.

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