domingo, 18 de julho de 2010

CURSO QUALIFICA PRODUÇÃO DE QUEIJO - RAFAEL SIEGA

Curso de processamento de queijos
para 30 pessoas no Centro de Treinamento de Montenegro

– CETAM – administrado pela Emater/RS-Ascar. As atividades fazem parte do Projeto Agriquality, financiado pelo governo da Itália para a formação de técnicos para a produção de qualidade no setor de laticínios. Todos os participantes possuem cidadania italiana.

O curso, que teve início em março, com duração de 450 horas, sendo inicialmente 250 horas de aulas teóricas em Porto Alegre, 100 horas de estágio em instituições e agroindústrias na Itália e 100 horas de prática na fabricação de lácteos no CETAM. As atividades encerram na próxima semana, dia 21.

Na primeira semana em Montenegro, o mestre queijeiro italiano Maurizio Marchese, ensinou o processamento de queijos típicos da região da Sicília, uma província insular localizada no Mar Mediterrâneo e no sul da Itália. Foram apresentados três processos de produção de queijo que utilizam, principalmente, leite com alta qualidade. “Aqui foi apresentado o processamento artesanal para que os alunos pudessem colocar a mão na massa, mas essa técnica pode ser aplicada em escala industrial”, comentou Marchese. Já o estudante da Escola Técnica de Agricultura de Viamão (ETA), Rafael Bueno Siega, avaliou ser importante trazer esse tipo de tecnologia, principalmente, para a agricultura familiar. “Trabalhando como técnico agrícola, pretendo utilizar essa ideia junto aos produtores para aumentar a qualidade do leite.”

Em sua primeira edição no setor agropecuário aqui no Estado, o projeto é organizado pelo Instituto Corfilac, que oferece apoio técnico e de pesquisa para certificação de queijos no sistema DOP - Denominação de Origem de Produto e pela Anfe – Associação Italiana das Famílias Emigrantes, com apoio da ACIRS - Associação Cultural Italiana do RS.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Raquel Aguiar
Estagiárias Aline Colletto Menuzzi e Joana Pretto Cavinatto
imprensa@emater.tche.br
www.emater.tche.br

Ivania Kunzler

Seguidores