sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BIBLIOTECA PARA APRENDIZAGEM

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Ciências Biológicas EAD - Prolic
REG902 – A: Instrumentalização para o acesso à informação
Tarefa: 4ª semana
Prof. Alessandro de Lima Bicho

Texto elaborado pelo
Acadêmico: Vilson Antonio da Costa Arruda

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” Paulo Freire (1996, Pedagogia da Autonomia).
Hoje, vive-se um período onde a informação está disseminada de uma forma totalmente diferente do que antigamente. Quando se buscava uma informação, uma das primeiras ações era ir direto às fontes bibliográficas (material impresso) ou às fontes pessoais (oralidade). Há pouco tempo os educadores no Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula. Através da mesma observa-se que a TICs dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionais muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. As TCIs não são a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Entendo que com o advento das novas tecnologias, recorre-se ao meio eletrônico, facilitador inconteste ao acesso à sociedade da informação também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surge no fim do Século XX, com origem no termo Globalização.
Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.
A biblioteca escolar quando bem equipada, não somente com livros, mas também com computadores e internet pode se tornar, sem dúvida, um local para buscar informações instantâneas e local de socialização do indivíduo com o mundo cultural. A pesquisa escolar quando planejada constitui uma das principais atividades realizadas no processo de ensino e de aprendizagem, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Apresenta, dentre os princípios básicos auxiliar o aluno a estudar com independência, planejar, conviver e interagir em grupo, aceitar as opiniões dos outros, usar adequadamente a biblioteca, utilizar as fontes de consulta, desenvolver o pensamento crítico e o gosto pela leitura, adquirir autonomia no processo de conhecimento, aprender a trabalhar colaborativa e cooperativamente, entre outros.
A partir dos dados analisados, observou-se que aqueles alunos e professores que têm acesso à Internet evidenciam mais facilidade de buscar a informação com maior satisfação ao realizarem sua pesquisa. A pesquisa tem que primar, necessariamente, em um trabalho qualificado. Essa facilidade de acesso a pesquisa virtual leva, muitas vezes, ao ato de copiar o que está registrado no meio eletrônico, repetindo uma ação tão comum como a cópia reprográfica que se faz do material impresso.
Acredito que no cenário da educação, os alunos, educadores e bibliotecários devem exercer um papel ativo de atores principais e não de coadjuvantes, em um palco onde a colaboração, o compartilhamento e a cooperação estejam presentes em todos os atos da realização da pesquisa escolar, propiciando uma inter-relação de pessoas na busca de um novo paradigma na sociedade da informação, irradiando o benefício coletivo e o exercício da cidadania.
Demo (2001, p.14) afirma que " ... a idéia não é fazer dos alunos necessariamente "pesquisadores profissionais", mas profissionais pesquisadores, a saber, que sabem recorrer à pesquisa como procedimento permanente de aprender e renovar-se. O importante nos dias atuais de alta tecnologia é ter uma proposta pedagógica eficiente e realista. O livro didático não será abandonado. Uma mídia não exclui outra.

REFERÊNCIAS:
MORO, Eliane Lourdes da Silva. Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, Especialista em Informática na Educação – PGIE/UFRGS.
E-mail: mmoro@adufrgs.ufrgs.br.
Acesso: 13 de novembro 2009

ESTABEL, Lizandra Brasil. Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, Doutoranda em Informática na Educação – PGIE/UFRGS.
E-mail: estabel@cpovo.net .
Acesso:

NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Competências Básicas para a Pesquisa Escolar. Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade de Minas Gerais (1990).

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