sábado, 19 de junho de 2010

MICOPLASMA: DEFINIÇÃO

REGESD - UFRGS

DISCIPLINA DE BIOFÍSICA I
Professora: Clorildes Lessa da Silva e Mara Benfato da Silveira
Aluno: Vilson Arruda

Tarefa:
O aluno deve pesquisar o que são micoplasmas e o tipo de microscopia que deveria ser realizada para observá-los. Deposite aqui um breve texto com as tuas conclusões.


Título: MICOPLASMAS

As referências que li não me fizeram crer que o mundo científico já tenha uma definição concreta sobre o que seja um micoplasma. Há muitas dúvidas.
Um primeiro grupo de microbiologistas acredita que a denominação de micoplasma, usada trivialmente para se referir a qualquer membro desta classe, foi derivada das palavras gregas, mykes para fungos e plasma para designar a forma ou o molde das células. Isto porque descobriram estirpes que exibem um crescimento com micélios, semelhante ao dos fungos que levou ao aparecimento da designação “micoplasma”.
O primeiro isolamento de micoplasma foi realizado por NOCARD & ROUX na França, em 1898, a partir de um surto de pleuropneumonia contagiosa bovina. As espécies descobertas posteriormente foram denominadas de PPLO, sigla do original em inglês Pleuropneumonia-Like Organisms ou organismos semelhantes aos da pleuropneumonia.

Porém, um segundo grupo de microbiologistas acredita que os microplasmas primitivos evoluíram e chegaram a condição de bactérias. Inclusive, afirmam que os micoplasmas são procariontes pertencentes à Divisão Tenericutes e à Classe dos Mollicutes (do latin, molli, suave; cutes, cútis ou derme), nome de cuja origem se deve à característica peculiar da total ausência de parede e da molécula de peptideoglicano, sendo o seu citoplasma envolvido somente por uma membrana trilaminar. A Classe Mollicutes possui um nível taxonômico equivalente às eubactérias Gram positivas e Gram negativas e às arqueobactérias, que compreendem os Procariotas. Uma vez que não possuem parede celular, esses organismos demonstram ser negativos à coloração clássica de Gram.
Os estudos preliminares indicam que os micoplasmas são considerados os menores microrganismos de vida livre capazes de auto-replicação, com dimensões médias variando de 0,2 a 0,4 mm de diâmetro;
Os do tipo espiroplasmas apresentam forma filamentosa, possuem de 0,08 a 0,2 m m de diâmetro e 2 a 5 m m de comprimento. Em função destas dimensões, estes organismos passam através de poros de membranas filtrantes com diâmetros de até 0,45m m.
Diferente das bactérias os micoplamas têm ausência da parede celular o que determina uma das características consideradas peculiares, tais como um acentuado pleomorfismo. Como os micoplasmas possuem apenas uma membrana flexível, isto dificulta a sua identificação, mesmo quando observados ao mais potente dos microscópios eletrônicos.
O seu formato pode variar de esférico, bacilar, filamentoso e helicoidal, como por exemplo os espiroplasmas que podem atingir 100 m m de comprimento. Os micoplasmas possuem uma alta sensibilidade aos detergentes e às alterações osmóticas, são naturalmente resistentes à penicilina e, por último, formam colônias.
Os micoplasmas, geralmente, são patogênicos podendo atacar tanto o organismo humano, como dos bovinos, caprinos e ovinos. Os primeiros micoplasmas foram detectados em 1898 no Instituto Paster, em tecidos de gado com artrite e pleuro-pneumonia. Daí lhes veio o primeiro nome por que foram conhecidos: pleuro-pneumonia-like organisms, ou PPLOs, nome que foi utilizado até aos anos 60. Há indícios que primeiro micoplasma humano foi isolado em 1932 em abcesso. Desde então se descobriram muitas estirpes diferentes, que são fundamentalmente específicas da espécie hospedeira (ou pelo menos de grupos específicos de animais).
Observei neste estudo que ao contrário das bactérias, que são afectadas por penicilina, os micoplasmas são controláveis por antibióticos a base de tetraciclina. Os micoplasmas podem viver dentro de células sem matar a célula hospedeira, à semelhança do que fazem alguns vírus e bactérias, mas também podem viver e crescer fora das células, nos fluidos corporais, coisa de que os vírus não são capazes. São responsáveis por doenças como Artrite reumatóide, inflamações alérgicas Pneumonia atípica e outras doenças.

Tipo de microscopia que deveria ser realizado para observar micoplasmas?

Resposta: Microscópio Eletrônico de transmissão


REFERÊNCIAS

Micoplasmas
Disponível em: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Micoplasma"
Categoria: Mycoplasmataceae
Acesso em: 18 de junho

Características gerais dos micoplasmas
Disponível em: www.biomania.com.br
Acesso em: 18 de junho

Micoplasma
Disponível em:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=micoplasmas&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Acesso: 18 de junho

ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA RECEBE HOMENAGEM DO DEPUTADO MANO CHANGES PELO CENTENÁRIO


Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - recebe homenagem na Assembléia Legislativa do RS

No próximo dia 06 de julho, às 14 horas, à Escola Técnica de Agricultura (ETA) de Viamão, vai receber homenagem na Assembléia Legislativa do Estado (RS) pela passagem do seu centenário este ano.
A iniciativa da homenagem partiu do deputado Mano Changes.

Seguidores