quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PSOL DE VIAMÃO FAZ PLENÁRIA PARA TOMAR O PODER

PSOL E ROMER PREPARAM MILITÂNCIA
PARA A TOMADA DO PODER MUNICIPAL.

GALERIAS LOTADA NA PLENÁRIA DO PSOL DE VIAMÃO

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO ROMER GUEX PAUTA SEU DISCURSO NUM NOVO DISCURSO



Com uma plenária, a quarta do ano, realizada na Câmara de Vereadores no último domingo (09/10), o PSOL reuniu mais de 200 (duzentos) militantes, filiados e simpatizantes que, além de eleger delegados ao Congresso estadual do partido, discutiram um novo projeto para cidade a ser apresentado a população no pleito eleitoral do ano que vem. Durante toda tarde de domingo, o partido aprofundou a discussão sobre os pontos prioritários para a retirada da cidade do estado de “estagnação” que se encontra e a definição de tarefas no sentido de fortalecer o partido em busca de poder enfrentar o poderio financeiro dos pré-candidatos adversários, em especial, os governistas Robson (PT) e Geraldinho (PSB).

Segundo o Vereador Romer Guex, pré-candidato a Prefeito pelo partido, “estamos construindo um partido forte, sólido e diferente de todos os que estão ai, para que possa ser uma ferramenta a fim de tirarmos Viamão da estagnação em que se encontra, comprometido com a defesa da classe trabalhadora, pobre e menos assistida. Geração de emprego e renda, pavimentação, defesa do meio ambiente, transporte de qualidade, saúde com amplo atendimento, em especial para os idosos, serão as nossas prioridades”.

Segundo Pedro Ciarlo, presidente da sigla, “a história, a trajetória do PSOL e a atuação dos nossos parlamentares tem feito com que as pessoas se juntem a nós por acreditar que sejamos a única esperança em termos de partido que possa romper com a velha política”.

Na plenária, foi apresentada a nominata de pré-candidatos a Vereadores pelo PSOL, que já totalizam 44 pretendentes, sendo 18 mulheres. O PSOL conta na atualidade com mais de 1300 filiados no município e sete núcleos organizados, sendo a pretensão de seus dirigentes ultrapassar os 2000 filiados e 30 núcleos até o fim do ano que vem.

Na próxima plenária, em novembro, o partido irá organizar a equipe de coordenação e construção do plano de governo, sendo que no domingo, foi autorizado a direção convidar todos aqueles que de reconhecida competência em suas áreas e possuindo posição política, ética e filosófica que venham ao encontro do pensamento psolista possam integrar esse grupo.

CÁRIE DENTÁRIA - REGESD - UFRGS

REGESD – UFRGS – Polo: POA

Disciplina: REG 232 – Biologia do Homem e Saúde
Professor: Dr. Jomar Laurino
Tutora: Claudia Cilene Laurino
Acadêmicos: Sandra Paula Ferrari e Vilson Antonio Arruda

CÁRIE DENTÁRIA

Definição: A palavra cárie vem do latim e significa cavidade ou buraco. É um processo localizado de destruição por descalcificação do esmalte dentário devido à ação de ácidos produzidos pelas bactérias, que atuam sobre os carboidratos introduzidos na cavidade bucal, através da ingestão de alimentos.

Patologia: A cárie é considerada uma doença infecta-contagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o Streptococus mutans. O processo de destruição do dente envolve dissolução da fase mineral, que consiste principalmente em cristais de hidroxiapatita, por ácidos orgânicos produzidos pela fermentação bacteriana.

Fisiopatologia: O processo se inicia quando ácidos resultantes realizados pelas bactérias dão origem a uma dissolução dos sais do cálcio que formam a dentina. Na produção desses ácidos participam ativamente bactérias e enzimas. Os espaços entre os dentes, além de irregularidades de formação, retêm frequentemente detritos resultantes da própria mastigação, resíduos esses de alto teor de hidratos de carbono (açúcar), os quais são atacados por bactérias e fermentam formando uma película chamada de placa bacteriana. Resultam na produção de ácidos que abrem brechas microscópicas na armadura dos dentes, as bactérias se infiltram e vão atacar as substâncias orgânicas que formam a dentina. Quando atingem o nervo causa dor.

A quantidade de carboidrato ingerida não é tão importante no mecanismo da cárie quanto aos seguintes fatores:

a) frequência (quantas vezes o carboidrato é ingerido, maior a probabilidade de cáries),

b) ingestão de açúcares entre as refeições e alimentos açucarados consistentes e com adesividade acentuada (pegajosos).

c) má higienização bucal.

Prevenção da Cárie

* Uma alimentação equilibrada e balanceada, com alimentos ricos em fibras como frutas e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca. O fluxo salivar também exerce função de prevenção à carie. Além de seu poder tampão (de neutralizar ácidos), a saliva tem função removedora (remove a placa e os restos de alimento).

* Usar fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir, pois ele retira restos de comida e placa bacteriana de lugares que muitas vezes a escova não alcança;

* escovar os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva;

* usar cremes dental com flúor;

* Visitar o dentista regularmente.

A cárie é uma doença que pode ser prevenida com medidas simples, mas de grande eficácia.

Curiosidades: Os alimentos como o queijo e o leite são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização.



BIBLIOGRAFIA:

http://www.infoescola.com/saude/carie-dentaria/ acesso em 12 out. 2011

http://www.brasilescola.com/odontologia/carie.htm acesso em 12 de out. 2011

http://www.colgateprofissional.com.br/LeadershipBR/PatientEducation/Images/Resources/CarieDentaria.jpg

Projeto Araribá: ciências/obra coletiva. ra Editora moderna, 1ª edição – São Paulo, 2006, pg 43

ARTE EDUCAÇÃO PROMOVE VISITA AO MORRO SANTANA

Projeto Arte Educação promove visita ao Morro Santana


GRUPO FEZ CAMINHAS POR TRILHAS PARA CONHECER A REGIÃO

MOMENTO PARA DESCANSAR E TOMAR ÁGUA


Terça-feira (11) foi dia de Circuito Ambiental na Unidade de Conservação Morro Santana, no Campus do Vale, na Ufrgs. A atividade faz parte do Projeto Arte Educação e reuniu assessores pedagógicos, diretores e professores. O objetivo da ação é refletir sobre a questão ambiental.

Para a doutora em Geoquímica, professora Terezinha Guerra, do Departamento de Ecologia da Secretaria Municipal de Educação (SME), o local em meio à rica fauna e flora do Morro Santana é ideal para a reflexão. “Este é um espaço fundamental para a melhora da qualidade de vida na região, pois além de ser o morro mais alto de Porto Alegre, com 311 metros, está localizado no limite com Viamão.”

A visita foi orientada por Terezinha e também participaram da caminhada o diretor-geral da SME, Belini Romanzini, e representantes de dez escolas municipais da região. Em novembro, as atividades do Circuito Ambiental terão continuidade com a oficina Ecos de Viamão, projeto que visa ao reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão em barra, a fim de reduzir os impactos ao meio ambiente.

PREFEITURA DE VIAMÃO PRESSIONA DAER

PREFEITURA PRESSIONA DAER


Para verificar as demandas competentes ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), o prefeito Alex Boscaini se reuniu com os assessores gerais do Daer, Jéferson Couto e José Luís Gonçalves. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), e serviu de esclarecimento referente a algumas demandas propostas pela prefeitura, para os serviços do departamento.

Os temas abordados na reunião giraram em torno da construção do Shopping Center, que é um empreendimento idealizado desde 2009 pela prefeitura de Viamão e ainda não foi liberado, e a instalação dos semáforos no entroncamento da ERS 118 com a rua José Garibaldi, que é de competência do Daer. Segundo o prefeito Alex Boscaini, a visita teve o propósito de agilizar as demandas de Viamão junto ao órgão. “Viamão já fez sua parte, agora esperamos resposta do Daer, que de acordo com seus assessores, e afirmado na reunião, na próxima semana já teremos novidades sobre esses casos”, esclarece.

Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, de Transporte e Trânsito, Nelson Souza, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte.

PREFEITURA DE VIAMÃO RENOVA CONVÊNIO COM A APAE

PREFEITURA DE VIAMÃO RENOVA CONVÊNIO COM A APAE


O presidente da Apae, José Álvaro Briddi Costa, e a diretora da associação, Carla Irigarai Costa, estão contentes, pois na tarde de quinta-feira, dia 13, foi assinado a renovação do convênio com a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta parceria, a Prefeitura disponibiliza 15 professores para trabalharem na escola. Na ocasião, após o ato de assinatura, foi discutida a necessidade de aumentar o espaço da associação. “Estamos com uma demanda muito grande e que cresce cada vez mais, por isso o espaço que temos já não é suficiente”, afirma Carla.

“Precisamos pensar juntos em um novo caminho”, ressalta o prefeito Alex Boscaini. Ele explica que o ideal é obter um espaço semipronto em que seja necessário apenas realizar algumas reformas. O secretário de Educação, Gilnei Leite, sugeriu alguns locais e agendou visitações. “Vamos pensar onde há possibilidades, fazermos uma visita e, então, vocês avaliam o espaço.”

De acordo com Boscaini, a Prefeitura está disposta a encontrar uma solução para o problema, pois “o município tem obrigação de atender essas crianças”. Para o prefeito, é necessário que se pense em um leque de possibilidades. “Tragam ideias e, aos poucos, vamos avaliá-las e amadurecê-las”, completa.

Seguidores