quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CÁRIE DENTÁRIA - REGESD - UFRGS

REGESD – UFRGS – Polo: POA

Disciplina: REG 232 – Biologia do Homem e Saúde
Professor: Dr. Jomar Laurino
Tutora: Claudia Cilene Laurino
Acadêmicos: Sandra Paula Ferrari e Vilson Antonio Arruda

CÁRIE DENTÁRIA

Definição: A palavra cárie vem do latim e significa cavidade ou buraco. É um processo localizado de destruição por descalcificação do esmalte dentário devido à ação de ácidos produzidos pelas bactérias, que atuam sobre os carboidratos introduzidos na cavidade bucal, através da ingestão de alimentos.

Patologia: A cárie é considerada uma doença infecta-contagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o Streptococus mutans. O processo de destruição do dente envolve dissolução da fase mineral, que consiste principalmente em cristais de hidroxiapatita, por ácidos orgânicos produzidos pela fermentação bacteriana.

Fisiopatologia: O processo se inicia quando ácidos resultantes realizados pelas bactérias dão origem a uma dissolução dos sais do cálcio que formam a dentina. Na produção desses ácidos participam ativamente bactérias e enzimas. Os espaços entre os dentes, além de irregularidades de formação, retêm frequentemente detritos resultantes da própria mastigação, resíduos esses de alto teor de hidratos de carbono (açúcar), os quais são atacados por bactérias e fermentam formando uma película chamada de placa bacteriana. Resultam na produção de ácidos que abrem brechas microscópicas na armadura dos dentes, as bactérias se infiltram e vão atacar as substâncias orgânicas que formam a dentina. Quando atingem o nervo causa dor.

A quantidade de carboidrato ingerida não é tão importante no mecanismo da cárie quanto aos seguintes fatores:

a) frequência (quantas vezes o carboidrato é ingerido, maior a probabilidade de cáries),

b) ingestão de açúcares entre as refeições e alimentos açucarados consistentes e com adesividade acentuada (pegajosos).

c) má higienização bucal.

Prevenção da Cárie

* Uma alimentação equilibrada e balanceada, com alimentos ricos em fibras como frutas e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca. O fluxo salivar também exerce função de prevenção à carie. Além de seu poder tampão (de neutralizar ácidos), a saliva tem função removedora (remove a placa e os restos de alimento).

* Usar fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir, pois ele retira restos de comida e placa bacteriana de lugares que muitas vezes a escova não alcança;

* escovar os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva;

* usar cremes dental com flúor;

* Visitar o dentista regularmente.

A cárie é uma doença que pode ser prevenida com medidas simples, mas de grande eficácia.

Curiosidades: Os alimentos como o queijo e o leite são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização.



BIBLIOGRAFIA:

http://www.infoescola.com/saude/carie-dentaria/ acesso em 12 out. 2011

http://www.brasilescola.com/odontologia/carie.htm acesso em 12 de out. 2011

http://www.colgateprofissional.com.br/LeadershipBR/PatientEducation/Images/Resources/CarieDentaria.jpg

Projeto Araribá: ciências/obra coletiva. ra Editora moderna, 1ª edição – São Paulo, 2006, pg 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores