segunda-feira, 19 de abril de 2010

SÍNTESE DE PROTEÍNAS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Biociências
REG209 – Bioquímica Fundamental



Aluno: Vilson Antônio Arruda

Questionário 8 corrigido – Síntese de proteínas

Entregar até dia 31/01/2010

1) Qual é considerado o “dogma central da biologia molecular”?
O dogma central da biologia molecular diz que o DNA pode se replicar e dar origem a novas moléculas de DNA, pode ainda ser trancrito em RNA, e este por sua vez traduz o código genético em proteínas. (MAIORIA respondeu certo)
.
2) O que é um gene e um genoma?
gene: seja de procarioto ou de eucarioto, um gene pode ser definido como toda a seqüência nucleotídica necessária e suficiente para a síntese de um polipeptídeo ou de uma molécula de RNA estável.
GENOMA: constitui-se na informação genética total armazenada no DNA de uma célula, seja ela procariótica ou eucariótica. (IURI)


3) O que são as fitas codificadora e molde?
A fita codificadora é a fita do DNA que tem a seqüência coorespondente que está representada no RNAm.
A fita complementar é a fita do DNA que é utilizada como molde de maneira complementar para a síntese do RNAm. (IURI)

4) Descreva sucintamente o processo de transcrição.
A enzima RNA Polimerase liga à seqüência de DNA na região promotora (uma seqüência que se encontra um pouco antes da região codificadora onde a RNA polimerase se liga para iniciar a transcrição) e forma um complexo fechado com o mesmo. Então, a RNA Polimerase desenrola (desnatura) a fita dupla de DNA próximo do sítio de início formando uma “bolha“ de transcrição (complexo aberto). A RNA Polimerase catalisa a formação de uma ligação fosfodiéster entre os dois ribonucleosídeos iniciais. A RNA Polimerase continua a incorporação 5`®3` de ribonucleotídeos à fita molde do DNA. No sítio de término, a RNA Polimerase libera o RNA e se dissocia do DNA fita dupla. (IURI)

5) Quais os tipos de RNA e quais suas funções?
RNAm (RNAs mensageiro): veículo pelo qual a informação genética é transferida do DNA aos ribossomos para a síntese de cadeias polipeptídicas.
RNAr (RNAs ribossômico): componentes estruturais dos ribossomos - catalisam a tradução de um mRNA em uma cadeia polipeptídica.
RNAt (RNA transportador): um conjunto de pequenas moléculas compactas que transportam aminoácidos aos ribossomos para formar proteínas e possuem um anticódon complementar ao códon do RNAm que garante que a especificidade e o ordenamento dos aminoácidos que serão incorporados na cadeia protéica. (IURI)

6) O que é um códon e um anticódon?
códon: É definido como seqüência de três nucleotídeos do RNA mensageiro (RNAm) que corresponde a um aminoácido
Anticódon: Seqüência de três nucleotídeos da molécula do RNA transportador complementar ao códon de uma molécula de RNAm e que se liga nesta durante a síntese de proteínas. (IURI)
7) Qual o códon de iniciação? E os de terminação?
Códon de iniciação- AUG e menos frequentemente o GUG são os códons que determinam o ponto de início para síntese da cadeia polipeptídica.
Códon de terminação- UAG, UAA e UGA são códons de terminação (códon sem sentido, pois não possuem aminoácido correspondente) sinalizam nos ribossomas o término da incorporação de aminoácidos na cadeia polipeptídica. (IURI)

8) Descreva sucintamente o processo de tradução.
O processo de tradução ocorre em três etapas:
INICIAÇÃO –
· a tradução de mRNA consiste em um tRNA carregado transportando o primeiro aminoácido de uma cadeia polipeptídica e a subunidade ribossomal menor, ambas ligadas ao mRNA, liga-se a sua seqüência de reconhecimento.
· O tRNA carregado com metionina liga-se ao códon de “iniciação” AUG, completando o complexo de “iniciação”.
· A subunidade ribossomal maior junta-se ao complexo de iniciação , com o tRNA carregado com a metonina ocupando o síto P , reunindo-se por um grupo de proteínas chamadas “fatores de iniciação”.
ELONGAÇÃO
· Reconhecimento do códon- O tRNA cujo anticódon é complementar libera o segundo códon do mRNA e entra no sítio A aberto da subunidade ribossomal maior.
· Formação da ligação peptídica- o aminoácido Prolina (por exemplo) liga-se a Metionina pela atividade peptidil transferase da subunidade maior .
· Elongação – o tRNA livre é transferido para o sítio E e então é liberado, a medida que o ribossomo caminha por um códon; portanto o polipeptídio em crescimento move-se para o sítio P.
· O processo se repete.
TERMINAÇÃO –
O ciclo de elongamento termina e a tradução finaliza-se quando um códon de parada- UAA, UAG ou UGA- entra no sítio A esses códons não codificam aminoácidos, nem se ligam a nenhum tRNA, e sim, ligam-se a um fator de liberação protéico, responsável pela hidrólise da ligação da cadeia poipeptídica:
· Fator de liberação- liga-se ao complexo quando o códon de parada entra no sítio A;
· O fator de liberação desconecta o polipeptídeo do tRNA no sítio P;
Os componentes restantes (mRNA e subunidades ribossomais) separam-se
(IZABEL MUSSATTO RIZZON)

9) Por que se diz que o código genético é degenerado?
Obviamente, uma correspondência entre um nucleotídeo e um aminoácido não é possível. Um grupo de diversas bases, denominado códon, é necessário para determinar um único aminoácido. Um código de trincas, isto é, com três bases por códon, é mais do que suficiente para determinar todos os aminoácidos, uma vez que produzem 43 = 64 trincas de bases distintas. O códon de trincas permite que vários aminoácidos sejam determinados por mais de um códon. Esse código, usando um termo emprestado da matemática, é considerado degenerado. (VOET)


10) Comente a afirmação: “o código genético é universal”.
Essa premissa baseou-se, em parte, na observação de que um tipo de organismo (p. ex., uma bactéria) pode traduzir com precisão os genes para organismos bastante diferentes (p. ex., seres humanos). Contudo, estudos de DNA realizados em 1981 revelaram que os códigos genéticos de determinadas mitocôndrias eram variantes do código genético padrão. Por exemplo, nas mitocôndrias de mamíferos, AUA, bem como o padrão AUG, é uma Met/códon de iniciação; UGA determina Trp, em vez de “terminação”; e AGA e AGG são “terminações”, em vez de Arg. Aparentemente, a mitocôndria, que contém seus próprios genes e sistemas de síntese de proteínas, não está sujeita às mesmas pressões evolucionárias que os genomas nucleares. Um código genético alternativo parece também ter sido desenvolvido em protozoários ciliados os quais se diferenciaram muito cedo na evolução dos eucariotos. Então, o código genético padrão, embora amplamente utilizado, não é universal. (VOET)

11) O que você entende por expressão gênica?
A expressão de um gene é o processo que inclui a sua transcrição (síntese de um RNA funcional a partir da seqüência nucleotídica do DNA) e a eventual tradução do RNA correspondente numa seqüência de aminoácidos. (VOET)

12) Todas células do corpo possuem a mesma sequencia de DNA, então qual sua ideia para explicar porque existem diferentes tipos celulares no organismo, como células nervosas, musculares, já que possuem a mesma composição genética?
Em um organismo as identidades celulares distintas ocorrem por causa das diferenças na expressão gênica. (MAIORIA)

13) Dada a sequência codificadora:
5’ ATGTTTCGCAGCATATCGGGAATCCGGTGGTGA 3’
Responda:
a) Qual a sequencia da fita molde ou complementar?
3’ TACAAAGCGTCGTATAGCCCTTAGGCCACCACT 5’ (IURI)

b) Qual a sequencia do RNAm?
5’ AUG UUU CGC AGC AUA UCG GGA AUC CGG UGG UGA 3’ (IURI)

c) Qual a sequencia de aminoácidos da proteina?
(formil)Metionina – fenilalanina – arginina – serina - isoleucina – serina - glicina –isoleucina - triptofano - códon de parada. (IURI)

ROTARY CLUBE INTERNACIONAL - DISTRITO 4670 - REALIZA TREINAMENTO NA ETA - VIAMÃO

ROTARIANOS SE REÚNEM EM VIAMÃO


O Distrito 4670 do Rotary Club Internacional realizou no sábado, 17, no campus da Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA-, uma convenção de treinamento de equipes distrital e dos governadores assistentes. Estavam presentes o atual governador Paulo Mainhard, o futuro governador Eduardo Muniz Weneck e a Ana Glenda. O nosso amigo e viamonense Rubem Pacheco, hoje morador em Canela (serra gaúcha), atualmente aposentado (pela Associação Cristão de Moços onde prestou 28 anos de serviços) matoua saudade do Passo do Vigário onde viveu a sua infância.
O Rotary de Viamão foi quem organizou o evento na ETA. O seu presidente, Ferando Prates, disse que foi uma honra para Viamão sediar este encontro para fortalecer as comunidades rotarianas da região metropolitana de Porto Alegre.
Ao meio dia foi servido um suculento churrasco assado pelos Rotarianos Valdir Tutenhagem e Pedro Camargo.















Seguidores