sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FORMATURA 2010 NA ESCOLA TÉCNICA DE AGRICULTURA DE VIAMÃO - ETA -RS

Os alunos do 3º ano dos Cursos Técnico em Agricultura e Pecuária na Escola Técnica de Agricultura de Viamão - ETA - colaram grau na quinta-feira, 23 de dezembro.
A cerinônia ocorreu no Salão de Atos da ETA, às 20 horas. Após, a solenidade os 47 formandos recepcionaram os convidados no CTG Armada Grande, no Bairro Passo do Vigário, onde foi servido um jantar campeiro acompanhado de um apetitoso churrasco.
Essa formatura tem um gostinho especial por que neste ano a ETA comemorou o seu centenário.
Foram paraninfos o professor Vilson Antonio Arruda (Administração Rural) e professora Maria Alice ( Português). O patrono foi o professor, aposentado de matemática, Gilberto Caneda.
Esteve presente na solenidade, e compondo a mesa diretora dos trabalhos, o técnico agrícola, Nelmo Vargas, conselheiro do CREA e formado na ETA em 1983.

Momentos de felicidades e alegria

Pais e amigos lotaram
o Salão de Atos
da Escola

Os alunos felizes confraternizam

Momentos de descontração entre os formandos

Pais alegres acampanharam
atentos a solenidade

Professores paraninfos -Vilson Arruda e Maria Alice
Professor Gilberto, Diretor EvandroMinho e
Glacira (Vice Diretora de Ensino)

Foto com formandos e professores paraninfos



DISCURSO DO PARANINFO PROFESSOR VILSON ARRUDA

Excelentíssimo Srº Diretor Geral da Escola Técnica de Agricultura de Viamão, Professor Evandro Cardoso Minho
Demais autoridades presentes que compõe a mesa e já citados pelo cerimonial;
Excelentíssimos Senhores Professores que compõem o Corpo Docente, funcionários, formandos desta Instituição, alunos, pais e amigos....
Boa Noite!!!!


Meus Afilhados!!!!
Este é um momento importante para Escola Técnica de Agricultura de Viamão, pois estamos festejando o sucesso dos senhores.
Passaram-se três anos de convivência e estão substancialmente preparados profissionalmente para a profissão de Técnicos em Agriculltura e Pecuária.
Também pra mim é um dia especial porque tenho o privilégio de ter sido escolhido o paraninfo desta turma simbolizando grau de amizade e conmsideração principalmente no ano do centenárioa desta Escola.
Acredito que tornaram-se profissionais altamente competentes com toda a base que receberam nesta casa de ensino.
A vida de estudante de vocês não termina aqui. Sejam fervorosos e busquem uma nova forma de seguir em frente os seus estudos para realizarem os seus sonhos. Somente quem sonha pode fazer os outros sonharem.
Vivemos neste momento glamour e alegria, mas lembro que, a partir deste momento, vocês são responsáveis pela produção de alimentos com qualidade para saciar a fome da raça humana em nosso planeta. Não se tem notícias de que algum povo tenha sobrevivido sem alimentos.
Vejam o grau de responsabilidade social que vocês estão recebendo nesta magnífica sessão solene de formatura.
Em todos os países a produção agropecuária tem uma grande importância social, mesmo porque dela dependem economicamente de forma direta os próprios agropecuaristas, os agro-industriais, o comércio atacadista e varejista, os índios e os trabalhadores rurais.
Mesmo com a mobilização histórica da sociedade civil pela causa e a implementação de políticas públicas de segurança alimentar, ainda existem em todo país pessoas que não têm acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para a manutenção da vida saudável.
Segundo a FAO, uma em cada 6 pessoas no mundo ainda amargam com a dor da falta de alimentos.
Meus Afilhados
Entendo que a questão dos alimentos não é só uma questão econômica, mas também é uma questão ética que está linkada substancialmente ao cuidado com o ser humano e ao meio ambiente.
Portanto, vocês estão preparados para produzir e atender alta demanda de alimentos e preservar o meio ambiente para as próximas gerações idealizando políticas públicas de integração do ser humano e animais ao ecossistemas.
Estimados pais sintam-se orgulhosos dos seus filhos, pois são frutos do que vocês ajudaram a construir num mundo moderno cheio de contradições.
Aos professores e funcionários da ETA o reconhecimento pela contribuição e dedicação de convivência diária e oportunizar formas de conhecimento para formar estes cidadões competentes para o mundo do trabalho.
Sejam felizes e que Deus os acompanhe.
Feliz natal e próspero ano de 2011 a todos.

Arruda

Seguidores