segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VACINAS -UFGRS - REGESD






UFRGS
BIOLOGIA
DISCIPLINA SAÚDE NA ESCOLA E COMUNIDADE
PROFª. RUTE TS RIBEIRO
ACADÊMICO: VILSON ANTONIO ARRUDA
TERCEIRA TAREFA (cada questão vale 0,5 pontos)

Responda:
1. O que são vacinas e como elas agem?
Vacina é uma versão mais atenuada do próprio vírus ou bactéria responsáveis pela doença inoculada na pessoa, ela engana o siatema imunológico que reage e cria defesas. Pode ser desenvolvida a partir de vírus vivo ou atenuado (febre amarela e sarampo), vírus morto ou inativo, toxina modificada (toxóide) ou freagmentos de vírus ou bactéria modificadas geneticamente.
A vacina com vírus vivos pode reagir no organismo de forma branda, provocando após 7 dias em média, traços suaves da doença como no caso do sarampo ou caxumba, mas em riscos. Tais não devem ser aplicadas em organismos imunologicamente debilitados, como grávidas, pessoas com câncer ou em tratamento quimioterápico. Os postos de saúde aferecem gratuitamente todas as vacinas do calendário oficial, que são BCG, hepatite do tipo B, DPT, poliomelite, meningite, sarampo, febre amarela e gripe. As clínicas particulares oferecem todas as citadas, exceto febre amarela e varicela, hepatite A e gripe.
Esta é desenvolvida a partir do vírus morto, não oferecendo reação. Só é eficaz no combate á gripe viral, não tendo efeito na prevenção do resfriado comum e crises de rinite alérgica.

2. Qual a importância do calendário de vacinação ser seguido eficientemente pelos pais das crianças?
Desde que nascemos temos uma série de vacinas que tomamos para preservar a nossa vida. Essa enormidade de vacinas de que necessitamos como prevenção de doenças ao longo de nossa vida são em um número muito grande. Então o governo fez um calendário que temos que seguir e além disso também nos acompanha uma cardeneta que serve para anotar as doses e os tipos de vacinas que já fizemos e ainda as que tem por fazer.

3. Na sua opinião, qual a importância dos alunos receberem informações sobre as DSTs?
Nos dias de hoje as pessoas iniciam a vida sexual mais cedo ou aleatória. Então, a escola deve estar atenta para informar os seus alunos da importância do uso do preservativo alertando que existem doenças sexualmente transmissíveis, mas que também a método de controle para que não ocorra o contágio de um indivíduo para outro por falta de conhecimento ou vergonha.

4. Quais as medidas que o professor, em sala de aula, deve tomar para diminuir o risco de transmissão de infecções entre os seus alunos, principalmente no inverno?
O professor deve orientar os alunos que quando eles contraírem doenças transmissíveis como coqueluche, gripe tipo “A” e outras que causam epidemia essas crianças doentes devem permanecer em casa, tendo em vista que a forma de transmissão pode ser por gotículas de saliva que contém os mic´robios que saem do corpo ao indivíduo tossir ou se manter em locais muito fechados como sala de aula.

SAÚIDE DA ESCOLA E COMUNIDADE

UFRGS  - REGESD
T A R E F A 1 - SOBRE AS AULAS 1, 2 E 3
DISCIPLINA: SAÚDE NA ESCOLA E COMUNIDADE
PROFESSORA: RUTE TEREZINHA RIBEIRO
ACADÊMICO: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA – UFRGS RGESD

Esta tarefa abrangerá três conjuntos de conteúdos, que serão avaliados separadamente.
A) Conteúdos referentes a aula nº 1.
(1) O seguinte texto foi apresentado e gostaria que você o comentasse brevemente.
“A prevenção das doenças causadas por agentes biológicos, como bactérias, protozoários, vermes e artrópodos é um valor ético que constitui o reconhecimento da importância do bem-estar psicofísico e social das pessoas que constitui qualquer comunidade. Prevenir, ao invés de curar, implica na eliminação ou na limitação do sofrimento e da angústia derivadas da doença. Assim sendo, é fora de dúvida que a estratégia da prevenção tem forte conotação ética e que, como consequência, também é válido no que diz respeito à educação sanitária das coletividades, como complemento indispensável à prevenção das doenças advindas da falta de saneamento básico ou do mau uso das instalações sanitárias”.
RESPOSTA:
Hoje, no Brasil, muitas doenças poderiam ser evitadas se realmente houvesse uma política pública de saúde séria. O sofrimento das pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde é conflitante e de duplo. Primeiro a pessoa sofre com a causa da doença e depois sofre para combater a doença devido a falta de médicos, hospitais e remédios que estão pela hora da morte.
Se a vontade política tivesse interesse em proporcionar alternativas para reduzir o número de pessoas que são atacadas pelo agentes biológicos, certamente implantava um projeto social de saneamento básico preventivo de doenças com ética e respeito a ser humano, coisa que não acontece nos dias atuais.
Entendemos que a estratégia do bem estar social do cidadão é prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Porém, acreditamos que a prevenção reduz a dor e o sofrimento das pessoas, mas para isso é indispensável um programa governamental sério voltado para uma educação ética e que na prática também os governos nos níveis federal, estadual e municipal não meçam esforços para implantar um sistema sanitário com obras para canalizar os esgotos que correm a céu aberto, principalmente, nas comunidades mais desassistidas.
A estratégia a que nos referimos deve ser abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos para os princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde com a implantação do médico de família.
Nesse sentido a educação para a saúde e a prevenção da doença, ao nível da especialidade de Medicina Geral e Familiar, pode ser feita, segundo duas abordagens ou estratégias diferentes: uma abordagem comunitária ou estratégia populacional, menos personalizada, dirigida às populações, mais institucional, ao nível dos Centros de Saúde e outras organizações comunitárias e uma abordagem familiar ou estratégia individual, mais personalizada dirigida aos indivíduos e suas famílias, em nível de consulta, além é claro da educação sanitária propriamente dita com agentes públicos visitando as residências como complemento do programa passando informações e conhecimentos básicos aos cidadãos.

Certamente, concluímos que teremos uma sociedade sustentável e com dignidade.



(2) O objetivo principal da nossa disciplina é “Fornecer aos futuros professores, subsídios a fim de que possam levar diretamente aos seus alunos e, indiretamente às famílias e à comunidade em geral, conhecimento sobre as moléstias de origem na falta de saneamento básico e no mau uso das instalações sanitárias e como prevenir-se contra elas”. Em relação a este objetivo, qual será a sua importância, como professor?
RESPOSTA:
O professor de Biologia é o político que se aprimorando no conhecimento que possui dos seres vivos e do processo de ensino-aprendizagem cria condições que facilitam ao aluno o desenvolvimento pleno de sua capacidade, habilidades e atitudes, para o exercício pleno da cidadania ética. Então, a postura do professor é essencial para oferecer aos alunos informações e conhecimentos para eles analisarem e compreenderem a importância da saúde sustentável para sua melhor qualidade de vida e assim entender que prevenir é melhor que sentir a dor da doença. Complementando, o professor pode também passar ao aluno que a prevenção é um investimento muito mais barato do que o tratamento da doença.

(3) Diferencie Epidemia, Endemia, Pandemia e Epizootia.
RESPOSTA:
Enquanto a Epidemia se espalha por outras localidades, a Endemia tem duração continua, porém restrito a uma determinada área. (A doença não se espalha para outras comunidades).
Já a Pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Epizootia (epidemia animal) este conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez.

(4) Quais as ações que os parasitas exercem sobre o hospedeiro (homem)?
RESPOSTA:
O parasitismo envolve, em geral, um contato íntimo entre os tecidos do parasita e do hospedeiro; o parasita respira e metaboliza substâncias que são eliminadas no organismo do hospedeiro que, por sua vez, reage a esses produtos. Em consequência disso, os parasitas exercem várias ações sobre seus hospedeiros, como mecânicas, em que os parasitas lesam diretamente os tecidos, perturbam as funções mecânicas dos órgãos; ação espoliadora, em que os parasitas subtraem suas substâncias nutritivas do organismo hospedeiro e ação irritativa e inflamatória, que é encontrada em quase todas as parasitoses e provocada pela liberação de produtos tóxicos - quer produtos do catabolismo do parasita, quer os produtos resultantes da sua desintegração após a morte.
A intensidade da manifestação depende da idade, estado nutricional, carga parasitária, espécie do parasito e de associações com outros seres vivos que já estão vivendo no corpo do ser humano.

(5) Quais as diferenças entre parasitas monóxenos e heteróxenos?
RESPOSTA:
Monóxenos: são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro.
Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúro).
Heteróxeno: são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.
Exemplos o esquistossomo e o tripanosoma.

B) Conteúdos referentes à aula n.2.

(1) A ascaridíase é a verminose mais importante no mundo, devido ao número de pessoas contaminadas. Quais as causas deste fato?
RESPOSTA:
A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

(2) A contaminação pelo A. lumbricóides pode ser evitada através da profilaxia. De que forma isto pode ocorrer?
RESPOSTA:
Educação sanitária; Saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas; Tratamento da água usada para o consumo humano; Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras); Higiene pessoal; Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos; Tratamento de pessoas parasitadas.


(4) Quais os sintomas aparentes nos seres humanos, causados pelos ancilosmatídeos?
RESPOSTA:
Manifestações tráqueos-pulmonares: ocorre durante a migração das larvas pelos alvéolos, bronquíolos, brônquios e traquéia:
Tosse seca, Febre baixa, Rouquidão e dispnéia.
Manifestações digestivas podendo persistir até 2 meses.
Diarréia intensa, disfagia, vômitos, Desnutrição acentuada por emagrecimento e anemia, causada pela absorção de sangue pelo verme.

(5) Como ocorre a transmissão do parasita Enterobius vermicularis (Oxiúro) entre humanos?
RESPOSTA:
Os ovos do verme Oxiúro podem ser transmitidos diretamente do ânus para a boca (as larvas causam coceira intensa no ânus) o que é comum em criança, assim como em doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene. A transmissão pode ser indireta através de água, alimentos e roupas contaminadas (vestimentas e roupas de cama) e até mesmo através da poeira. Uma terceira forma de contaminação é a retroinfestação que consiste na migração das larvas da região anal para o intestino onde se tornam vermes adultos.

Assinale “V” (verdadeiro) ou “F” (falso):
6. ( V) Todos os nematelmintos possuem corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, recoberto por uma cutícula resistente.

7. ( F ) Nematóides parasitas são heteroxenos.

8. ( V) Nematóides parasitas possuem sistema digestivo completo e digestão Extra e Intracelular.

9. ( F ) Nematódeos não apresentam dimorfismo sexual.

10. ( V) Na ascaridíase, os vermes podem matar por asfixia, principalmente as crianças.

C) Conteúdos referentes a aula n.3.
1. O Schistosoma mansoni chegou ao Brasil a aproximadamente 300 anos atrás, devido à transferência de escravos oriundos da África. Muitos desses escravos portavam o parasita e estavam doentes. Sabe-se que o S. mansoni para de estabelecer em regiões diferentes daquela de sua origem, precisa de determinadas condições. Baseado nos conteúdos desenvolvidos na disciplina, discorra sobre as condições que o parasita encontrou no Brasil, as quais favoreceram o estabelecimento do parasita e da doença, por ele causada em humanos.
RESPOSTA:
No Brasil o parasita encontrou condições favoráveis de adaptação nas espécies dos caramujos que atuam como hospedeiros intermediários de S. mansoni. Esses caramujos são Biomphalaria glabrata, Biomphalaria tenagophila e Biomphalaria straminea. Pertencentes à família Planorbidae, essas espécies são hermafroditas, ovíparas, resistentes à dessecação e colonizam os mais variados tipos de ambientes hídricos dos tipos lênticos ou lóticos, como, açudes, lagos, lagoas, poços, alagados, brejos, rios, ribeirões, córregos, valas, etc. Quando presente em ambientes lóticos, os exemplares encontram-se preferencialmente em sítios remansosos, com vegetação marginal e/ou na presença de plantas aquáticas flutuantes ou emergentes. Esses caramujos sobrevivem em águas com amplas variações de pH, temperatura, turbidez, entre outros condicionantes ecológicos.
A grande capacidade de adaptação aos diversos tipos de clima garante a ampla distribuição das espécies transmissoras e a sobrevivência em ambientes muito poluídos por matéria orgânica resultante do lançamento de dejetos e esgotos domésticos, condição que promove o incremento dos riscos da transmissão da esquistossomose.

2. Sendo o ciclo evolutivo ou biológico do S. manssoni do tipo heteroxeno,a presença do hospedeiro intermediário nas áreas endêmicas é fundamental. B. tenagophila é a espécie encontrada no Rio Grande do Sul, principalmente junto as lagoas litorâneas e nas margens da lagoa dos Patos, próximo a Porto Alegre. Felizmente, a xistose não é endêmica nessas regiões, e na sua opinião quais seriam as causas da ausência da doença, desde que o hospedeiro intermediário está presente?
RESPOSTA:
Não existe vetor envolvido na transmissão da xistose no RS.

3. Descreva a morfologia de machos e fêmeas de S.manssoni.
RESPOSTA:
Macho: Fusiforme e mede 1 cm, cor esbranquiçada, e corpo espalmado e grosso, dividido em duas porções: Anterior com ventosa oral e ventral; Posterior com canal ginecóforo onde se encaixa permanentemente a fêmea
Fêmea: Fusiforme e mede 1,5 cm, cor mais escura que o macho, e corpo mais fino é dividido em duas porções: Anterior com ventosa oral e ventral; Posterior com glândulas vitelinas e ceco.

4. Embora o número de doentes portadores de fasciolose seja muito baixo, o Rio Grande do Sul apresenta o maior número de pessoas infectadas, comparando os números com outros estados brasileiros. Neste caso, na qualidade de professores, qual será a nossa contribuição para reduzir ainda mais a incidência da doença em nosso Estado?
RESPOSTA:
A prevenção da transmissão ao homem se faz pelo cuidado com a água ingerida, que pode estar contaminada; com o tratamento dos animais parasitados e com o controle dos hospedeiros intermediários.
Conscientizar os alunos para que não tomem água que não for tratada (CORSAN – DEMAE) ou fervida para eliminar o parasita. Se comer carne de fígado de animais que não tenham procedência, esta carne deve ser cozida e nunca ingerida mal passada.

5. Quais as características morfológicas das duas espécies de tênias, que provocam teníase no homem?
RESPOSTA: Morfologia
- Escoléx
Cabeça de uma Taenia solium - notar as 4 ventosas e entre elas o rostelo cheio de acúleos
A cabeça ou escoléx das tênias é caracterizado por uma pequena expansão de tamanho aproximado de 1 mm na T. solium e 1 a 2 mm de diâmetro na T. saginata. A função desta região anatômica é a fixação do parasito na mucosa intestinal.[5] Em número total de 4 ventosas em cada escoléx em ambas as espécies, seu formato é diferente em cada uma: a T. solium possui um rostelo situado entre as ventosas e este possui diversos acúleos;
A Taenia saginata não possui rostrelo e sua escoléx é quadrada.
- Colo
Esta região é a parte mais fina do cestódeo. É caracterizada pela intensa formação celular, onde crescem as novas proglotes.

- Estróbilo
Depois do colo, é o restante do corpo do parasito, unindo os anéis jovens, maduros e gravídicos.] Cada estróbilo formado é denominado de proglote ou anel. A Taenia solium pode ter de 800 a 1000 anéis com tamanho máximo de 3 m e a T.saginata pode ter mais de 1000 atingido o tamanho de 8 m.

6. Quais os hospedeiros intermediários das duas espécies de tênias?
RESPOSTA:
Saginata: BOI
Solium: Porco

7. T. solium pode causar uma grave doença: a cisticercose. A incidência desta doença no Rio Grande do Sul é alta. Descreva a sua prevenção e os prejuízos causado por ela, no corpo e na vida das pessoas portadoras.
RESPOSTA:
Para prevenir a cisticercose é preciso lavar bem as mãos antes de comer, lavar bem os alimentos e cozinhar bem as carnes, e além de tudo isso filtrar a água

8. Como ocorre a contaminação para a teníase e para a cisticercose humana?
RESPOSTA:
O homem que tem teníase, ao evacuar a céu aberto, contamina o meio ambiente com ovos eliminados nas fezes, o suíno ou o bovino ao ingerirem fezes humanas (direta ou indiretamente), contendo ovos de Taenia solium ou Taenia saginata, adquirem a cisticercose. Ao alimentar-se com carne suína ou bovina, mal cozida, contendo cisticercos, o homem adquire a teníase. A cisticercose humana é transmitida através das mãos, da água e de alimentos contaminados com ovos de Taenia solium.

9. Quais as formas de prevenção específicas para a Cisticercose?
RESPOSTA:
A prevenção pelos órgãos de saúde pública é feita por meio da melhoria da higiene e controle da alimentação de suínos e bovinos e inspeção das carcaças de animais abatidos para consumo. A prevenção pessoal passa pelo consumo de carne de porco exclusivamente bem cozida ("bem passada"). A carne bovina é geralmente mais segura porque os bovinos não ingerem fezes como o porco; contudo, também é aconselhado o seu consumo apenas se bem cozida, ou seja, sem ficar nenhuma porção vermelha. O presunto e outros embutidos não cozidos são alimentos de especial risco

10. Transcreva todas as formas de prevenção das verminoses.
RESPOSTA:
A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes, tais como:

• Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro, ou antes das refeições;
• Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evitando colocar a mão na boca;
• Beber somente água filtrada ou fervida;
• Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
• Andar somente calçado;
• Comer apenas carne bem passada;
• Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;
• Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos;
• Comer somente em lugares limpos e higiênicos;
• Realizar exames parasitológico e tomar vermifugo.

Do ponto de vista da comunidade a prevenção se faz através de:

• Educação para a saúde;
• Proibição do uso de fezes humanas para adubo;
• Saneamento básico a toda a população;
• Condições de moradia compatíveis com uma vida saudável





















UFRGS - REGESD
Biologia
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Professora: Maria Cecília de Chiara Moço
Acadêmico: Vilson Antonio Arruda

TAREFA 01



Questão dissertativa


1-A fitopatologia conhecida como “amarelinho” é resultado da contaminação de culturas de frutas cítricas (laranja, limão, bergamota) pela bactéria Xylella fastidiosa. A proliferação desta bactéria bloqueia as células do tecido do xilema da planta.


Baseado na informação acima, discorra, sobre as consequências desta contaminação nos processos fisiológicos na planta descritos na Unidade


I.(mínimo de 5 linhas e máximo de 10 linhas)


Melhor Resposta:


Acadêmica Sandra (UFRGS)


O xilema é responsável pela absorção de água e sais minerais na planta. É um sistema contínuo que parte da raiz, atravessa o caule e chega até as folhas, portanto o bloqueio do xilema poderia cessar os transportes de água e de sais minerais das raízes para as folhas, tornando a planta deficiente em minerais e água. A água pode circular numa planta através de dois fenômenos: teoria da coesão-tensão e da pressão da raiz. A primeira acontece devido a transpiração e a segunda, na ausência de transpiração, a raiz pode gerar uma pressão positiva com a secreção de íons para dentro do xilema, o que geraria um potencial hídrico negativo e a água se moveria por osmose. mas com as células do xilema bloqueadas pela bactéria esses processos de circulação não aconteceriam. Se a planta transpirar pouco, as funções celulares não serão tão eficientes afetando seu crescimento.

ORÇAMENTO ESTADUAL PARA VIAMÃO SERÁ VOTADO DIA 10 DE AGOSTO

Orçamento Estadual 2012
será votado no dia 10



Texto: Guilherme Not
Fotos: Markus Vargas

A Participação Popular Cidadã no Orçamento Estadual 2012 ocorrerá através de votação, realizada na próxima quarta-feira (10/08). No processo, serão escolhidos os projetos a serem executados no município, como a reforma de escolas, o investimento em saneamento básico, compra de viaturas, entre outros.
A população vai escolher entre as propostas contidas nas cédulas de votação. As urnas estarão nas escolas do município, e o período de votação é das 9 às 21 horas. Já pela internet, o horário de votação é das 8 às 24 horas, através do site www.participa.rs.gov.br.
Nesta quinta-feira (4), o coordenador municipal do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Sergio Branco, organizou uma reunião no Centro de Formação Profissional Walter Graf, para explicar aos representantes das escolas municipais a importância da votação. Branco ressaltou que quanto maior o número de votos, mais projetos serão postos em prática, já que a implantação dessas ações depende do número de votos realizados em cada município.

VIAMÃO: PREFEITO SE COLOCA A DISPOSIÇÃO DA FÁBRICA DA JAC MOTORS

Prefeito se coloca à disposição
da fábrica JAC Motors



Texto: Natália Maciel

De acordo com anúncio oficial, uma nova fábrica da JAC Motors, indústria chinesa de automóveis, será instalada no Brasil até o ano de 2014. Os candidatos mais fortes são o Rio Grande do Sul e a Bahia.
O investimento de 900 milhões de reais, além de inicialmente produzir 100 mil carros por ano a partir de 2014, irá gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos. O local escolhido para receber a instalação da unidade será divulgado no final deste ano e deve responder a alguns critérios, como o mercado consumidor, fornecedores próximos e facilidade logística.
O prefeito Alex Boscaini aproveitou o desenvolvimento do município e o colocou à disposição para ser uma das cidades candidatas a receber a unidade da JAC Motors. “Um grande número de empresas está chegando a Viamão, acelerando nosso desenvolvimento. A vinda dessa fábrica beneficiaria a nós, inclusive porque geraria muitos empregos, e a eles também, visto que o município está em um momento muito bom e só tem a melhorar”, ressaltou Boscaini.
O prefeito ainda lembrou que Viamão está em 10º lugar no ranking de consumo do Estado, dados divulgados pela revista Amanhã. “Além disso, nosso município é uma das 12 cidades pré-selecionadas para ser centro de treinamento da Copa do Mundo de 2014, fato que acelerará ainda mais nosso desenvolvimento”, destacou. A posição geográfica também é favorável. “A ERS 040 possibilita o acesso ao litoral e a ERS 118, por sua vez, dá acesso à BR 116, facilitando o deslocamento”, encerrou Boscaini.

ESCOLA TÉCNICA BOM PASTOR - 113 ANOS

Escola Técnica Bom Pastor - 113 anos


VISTA FRONTAL DA ESCOLA BOM PASTOR

ALUNOS PARTICIPARAM DA PALESTRA

SUPERVISORA CINTIA (E), NELMO DO CREA E O DIRETOR ADRIANO FIORI

A direção da Escola Técnica Bom Pastor  recebeu a diretoria do Sindicato dos Técnicos Agrícolas que na oportunidade apresentaram uma palestra para a comunidade escolar tratando sobre o tema ''Sistema CONFEA/CREA e Legislação Profissional”, o Vice Presidente do SINTARGS e Conselheiro do CREA/RS Téc. Agr. Luiz Nelmo de Menezes Vargas foi o Palestrante no último dia 03/08/2011.
 Segundo Nelmo o objetivo das palestras é preparar os alunos dos Cursos Técnicos no sentido de conhecerem a Legislação Profissional da Categoria, bem como o Sistema CONFEA/CREA, no qual os profissionais deverão estar registrados para exercer a profissão quando forem para o mercado de trabalho.
A escola foi fundada em 1898. Tem 113 anos. O atual  diretor é o prof. Adriano A. Fiorini. Na oportunidade participaram 95 alunos do curso de Téc. em Agropecuária e professores.
Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis,  possui 650 alunos, sendo do curso em Agropecuária (95), Téc. em Paisagismo (44), Téc. em Meio Ambiente (38), Téc. em Agrimensura (30) e no ensino fundamental (443). A escola possui uma área total de 56 há divididas em 3 setores, onde desenvolvem atividades produtivas de bovinos de leite, ovinos, avicultura, piscicultura, apicultura, produção de grãos, pomar, horta e viveiro com a produção de mudas nativas e flores.
A escola também possui uma agroindústria de origem animal, um Centro de Treinamento para profissionais e agricultores (CETANP) e uma Cooperativa de estudantes que funcionam ativamente durante o ano letivo.

SINTARGS
51-3231 9932
http://www.sintargs.com.br/
sintargs@terra.com.br

VIAMÃO: PREFEITO VISITA VILA DE ITAPUÃ

Prefeito Alex Boscaini visita Itapuã




PREFEITO (E) VISTA RÁDIO ITAPUÃ. É ENTREVISTADO PELO RADIALISTA PADILHA


Na manhã de sábado (6/08), o prefeito Alex Boscaini esteve em Itapuã, onde tomou café da manhã com algumas lideranças da região, acompanhado dos secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, do diretor-geral de Agricultura, Luís Fernando Brilhante, e do coordenador do CAR Itapuã, Luiz Alberto Cunha.
O prefeito destacou a importância da região para Viamão, tendo em vista o potencial para o ecoturismo, além de citar ações realizadas como potencialização do CAR, E.M. Frei Pacífico, Verão Itapuã, Cidade Natal com abertura do verão Itapuã, Festa do Peixe, o novo pavilhão da Mostra da Terneira Leiteira, a abertura da Colheita do Caqui, entre outras.
Após o café, o prefeito e os secretários participaram do Programa Fórum Comunitário da Rádio Itapuã, onde Boscaini anunciou a retomada dos desfiles cívico e farroupilha em Itapuã, em setembro, e falou sobre o projeto da escola que será construída na Vila de Itapuã, que já está quase pronto, e sobre a contratação de uma OSCIP para a normalização e melhoria no serviço de saúde básico em Itapuã.
Depois do programa, Boscaini, Duarte e Oliveira assistiram à apresentação de dança de um grupo de crianças da localidade, que tem como professora voluntária Caroline Rocha.
O secretário Geraldo Oliveira comentou que a participação na reunião foi extremamente representativa, pois contou com a presença de produtores rurais, pescadores e lideranças da comunidade em geral, e de várias localidades do Distrito de Itapuã. “A presença do prefeito demonstra o interesse dele em relação à região, e as pessoas presentes entenderam como necessária e aproveitaram para solicitar a colocação de um pórtico no limite de Itapuã com Porto Alegre, pois destacaria a identidade do local” afirmou.

VIAMÃO: VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

VII Conferência de Assistência Social
é realizada no Novo Lar


LIDERANÇAS PARTICIPARAM ATIVAMENTE NA CONFERÊNCIA

Texto: Natália Maciel
Fotos: Tamires Fonseca

Depois de duas pré-conferências nos dias 26 e 27 de julho, a VII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Novo Lar de Menores. O evento ocorreu na sexta-feira (5) e no sábado (6). Na abertura, o grupo de dança do Novo Lar, Performance Company, fez apresentação de street dance.
O tema da conferência era “Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores”. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Francisco de Assis Moreira, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é novo, apesar de uma caminhada antiga. “É uma luta de muito tempo atrás, mas nova como lei, por isso deve ser cada vez mais consolidada, para que garanta o direito de acolhida, o direito de assistência social a todo e qualquer cidadão”, afirmou.
“Nós lutamos, acreditamos, e devemos confiar no nosso grito, no nosso querer e no nosso poder”, ressaltou a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Lucia Noronha. Para ela, o sucesso da conferência pode ser visto nas pré-conferências realizadas no final de julho. “Este momento serve para discutirmos sobre aquilo que queremos mudar e consolidar, pois merecemos o melhor”, completou.
O prefeito Alex Boscaini também esteve presente na ocasião e ressaltou a importância do momento. “Aqui vocês vão debater melhorias, corrigir rumos, reavaliar ações. Que possamos tirar dessa conferência bons encaminhamentos!”, destacou.
Após ser lido o regimento interno do evento, a secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta e presidente do Colegiado Estadual dos Gestores de Assistência Social (Coegemas/RS), Gicelia Barbosa Carvalho, palestrou sobre o Suas.
De acordo com ela, pensar o sistema não é uma tarefa fácil. “Ele é um modelo de gestão nacional que articula suas ações nas três esferas governamentais, país, estado e município”, afirmou. A palestrante também fala sobre os objetivos do Suas. “Ele deve prevenir do risco social-econômico, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover a inclusão das famílias nas políticas públicas, dar acesso ao mundo de trabalho e renda àqueles que se encontram em situação efetiva de risco e privação”, explicou.
Conforme Gicelia, é preciso construir uma cultura intersetorial e de articulação das ações que envolvam planejamento e execução de programas e serviços. “Deste modo, resultados serão potencializados e irão responder à totalidade da demanda das ações. O Suas requer novas maneiras de gestão do trabalho e também a ampliação do quadro de trabalhadores, aliados a processos de capacitação”, destacou.
Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, o diretor-geral da Secretaria de Obras e Viação, Paulo Pilo, e a diretora-geral da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Michele Ferreira, que compôs a mesa de abertura juntamente com Lucia Noronha e Francisco de Assis Moreira.
No sábado, o dia de conferência contou com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o final de setembro.

VIAMÃO: PREFEITURA CONCEDE 100% DE DESCONTO PARA PAGAMENTO DE IPTU E ISSQN ATRASADO

Últimos dias de desconto
integral no Refim

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA FAZENDA DIOMAR NEUMANN


Texto: Guilherme Not

O período de desconto de 100% no Refim (Reabilitação Fiscal Municipal) vai somente até o final do mês de agosto.
O desconto é referente às multas e aos juros sobre o IPTU ou ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza). O Refim começou no dia 1º de julho, e vai até 29 de dezembro.
Durante os meses de julho e agosto, o desconto nos juros e multas é de 100%; em setembro e outubro, é de 80%; já nos meses de novembro e dezembro, o valor é de 60%. De acordo com o secretário da Fazenda, Diomar Neumann, é importante que todos que possuem alguma pendência com o município regularizem a sua situação, já que “com isso, a arrecadação do município aumenta, aumentando também o valor que é repassado para melhorias em diversas áreas do município, como obras, educação, saúde, etc”.
Ainda segundo Neumann, os carnês de pagamento já estão sendo enviados para as residências daqueles que possuem alguma irregularidade. O pagamento também pode ser efetuado no balcão da própria Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Prefeitura.
Mais informações através do telefone da SMF: 3054-7668.

Seguidores