segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SAÚIDE DA ESCOLA E COMUNIDADE

UFRGS  - REGESD
T A R E F A 1 - SOBRE AS AULAS 1, 2 E 3
DISCIPLINA: SAÚDE NA ESCOLA E COMUNIDADE
PROFESSORA: RUTE TEREZINHA RIBEIRO
ACADÊMICO: VILSON ANTONIO DA COSTA ARRUDA – UFRGS RGESD

Esta tarefa abrangerá três conjuntos de conteúdos, que serão avaliados separadamente.
A) Conteúdos referentes a aula nº 1.
(1) O seguinte texto foi apresentado e gostaria que você o comentasse brevemente.
“A prevenção das doenças causadas por agentes biológicos, como bactérias, protozoários, vermes e artrópodos é um valor ético que constitui o reconhecimento da importância do bem-estar psicofísico e social das pessoas que constitui qualquer comunidade. Prevenir, ao invés de curar, implica na eliminação ou na limitação do sofrimento e da angústia derivadas da doença. Assim sendo, é fora de dúvida que a estratégia da prevenção tem forte conotação ética e que, como consequência, também é válido no que diz respeito à educação sanitária das coletividades, como complemento indispensável à prevenção das doenças advindas da falta de saneamento básico ou do mau uso das instalações sanitárias”.
RESPOSTA:
Hoje, no Brasil, muitas doenças poderiam ser evitadas se realmente houvesse uma política pública de saúde séria. O sofrimento das pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde é conflitante e de duplo. Primeiro a pessoa sofre com a causa da doença e depois sofre para combater a doença devido a falta de médicos, hospitais e remédios que estão pela hora da morte.
Se a vontade política tivesse interesse em proporcionar alternativas para reduzir o número de pessoas que são atacadas pelo agentes biológicos, certamente implantava um projeto social de saneamento básico preventivo de doenças com ética e respeito a ser humano, coisa que não acontece nos dias atuais.
Entendemos que a estratégia do bem estar social do cidadão é prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Porém, acreditamos que a prevenção reduz a dor e o sofrimento das pessoas, mas para isso é indispensável um programa governamental sério voltado para uma educação ética e que na prática também os governos nos níveis federal, estadual e municipal não meçam esforços para implantar um sistema sanitário com obras para canalizar os esgotos que correm a céu aberto, principalmente, nas comunidades mais desassistidas.
A estratégia a que nos referimos deve ser abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos para os princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde com a implantação do médico de família.
Nesse sentido a educação para a saúde e a prevenção da doença, ao nível da especialidade de Medicina Geral e Familiar, pode ser feita, segundo duas abordagens ou estratégias diferentes: uma abordagem comunitária ou estratégia populacional, menos personalizada, dirigida às populações, mais institucional, ao nível dos Centros de Saúde e outras organizações comunitárias e uma abordagem familiar ou estratégia individual, mais personalizada dirigida aos indivíduos e suas famílias, em nível de consulta, além é claro da educação sanitária propriamente dita com agentes públicos visitando as residências como complemento do programa passando informações e conhecimentos básicos aos cidadãos.

Certamente, concluímos que teremos uma sociedade sustentável e com dignidade.



(2) O objetivo principal da nossa disciplina é “Fornecer aos futuros professores, subsídios a fim de que possam levar diretamente aos seus alunos e, indiretamente às famílias e à comunidade em geral, conhecimento sobre as moléstias de origem na falta de saneamento básico e no mau uso das instalações sanitárias e como prevenir-se contra elas”. Em relação a este objetivo, qual será a sua importância, como professor?
RESPOSTA:
O professor de Biologia é o político que se aprimorando no conhecimento que possui dos seres vivos e do processo de ensino-aprendizagem cria condições que facilitam ao aluno o desenvolvimento pleno de sua capacidade, habilidades e atitudes, para o exercício pleno da cidadania ética. Então, a postura do professor é essencial para oferecer aos alunos informações e conhecimentos para eles analisarem e compreenderem a importância da saúde sustentável para sua melhor qualidade de vida e assim entender que prevenir é melhor que sentir a dor da doença. Complementando, o professor pode também passar ao aluno que a prevenção é um investimento muito mais barato do que o tratamento da doença.

(3) Diferencie Epidemia, Endemia, Pandemia e Epizootia.
RESPOSTA:
Enquanto a Epidemia se espalha por outras localidades, a Endemia tem duração continua, porém restrito a uma determinada área. (A doença não se espalha para outras comunidades).
Já a Pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Epizootia (epidemia animal) este conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez.

(4) Quais as ações que os parasitas exercem sobre o hospedeiro (homem)?
RESPOSTA:
O parasitismo envolve, em geral, um contato íntimo entre os tecidos do parasita e do hospedeiro; o parasita respira e metaboliza substâncias que são eliminadas no organismo do hospedeiro que, por sua vez, reage a esses produtos. Em consequência disso, os parasitas exercem várias ações sobre seus hospedeiros, como mecânicas, em que os parasitas lesam diretamente os tecidos, perturbam as funções mecânicas dos órgãos; ação espoliadora, em que os parasitas subtraem suas substâncias nutritivas do organismo hospedeiro e ação irritativa e inflamatória, que é encontrada em quase todas as parasitoses e provocada pela liberação de produtos tóxicos - quer produtos do catabolismo do parasita, quer os produtos resultantes da sua desintegração após a morte.
A intensidade da manifestação depende da idade, estado nutricional, carga parasitária, espécie do parasito e de associações com outros seres vivos que já estão vivendo no corpo do ser humano.

(5) Quais as diferenças entre parasitas monóxenos e heteróxenos?
RESPOSTA:
Monóxenos: são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro.
Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúro).
Heteróxeno: são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.
Exemplos o esquistossomo e o tripanosoma.

B) Conteúdos referentes à aula n.2.

(1) A ascaridíase é a verminose mais importante no mundo, devido ao número de pessoas contaminadas. Quais as causas deste fato?
RESPOSTA:
A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

(2) A contaminação pelo A. lumbricóides pode ser evitada através da profilaxia. De que forma isto pode ocorrer?
RESPOSTA:
Educação sanitária; Saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas; Tratamento da água usada para o consumo humano; Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras); Higiene pessoal; Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos; Tratamento de pessoas parasitadas.


(4) Quais os sintomas aparentes nos seres humanos, causados pelos ancilosmatídeos?
RESPOSTA:
Manifestações tráqueos-pulmonares: ocorre durante a migração das larvas pelos alvéolos, bronquíolos, brônquios e traquéia:
Tosse seca, Febre baixa, Rouquidão e dispnéia.
Manifestações digestivas podendo persistir até 2 meses.
Diarréia intensa, disfagia, vômitos, Desnutrição acentuada por emagrecimento e anemia, causada pela absorção de sangue pelo verme.

(5) Como ocorre a transmissão do parasita Enterobius vermicularis (Oxiúro) entre humanos?
RESPOSTA:
Os ovos do verme Oxiúro podem ser transmitidos diretamente do ânus para a boca (as larvas causam coceira intensa no ânus) o que é comum em criança, assim como em doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene. A transmissão pode ser indireta através de água, alimentos e roupas contaminadas (vestimentas e roupas de cama) e até mesmo através da poeira. Uma terceira forma de contaminação é a retroinfestação que consiste na migração das larvas da região anal para o intestino onde se tornam vermes adultos.

Assinale “V” (verdadeiro) ou “F” (falso):
6. ( V) Todos os nematelmintos possuem corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, recoberto por uma cutícula resistente.

7. ( F ) Nematóides parasitas são heteroxenos.

8. ( V) Nematóides parasitas possuem sistema digestivo completo e digestão Extra e Intracelular.

9. ( F ) Nematódeos não apresentam dimorfismo sexual.

10. ( V) Na ascaridíase, os vermes podem matar por asfixia, principalmente as crianças.

C) Conteúdos referentes a aula n.3.
1. O Schistosoma mansoni chegou ao Brasil a aproximadamente 300 anos atrás, devido à transferência de escravos oriundos da África. Muitos desses escravos portavam o parasita e estavam doentes. Sabe-se que o S. mansoni para de estabelecer em regiões diferentes daquela de sua origem, precisa de determinadas condições. Baseado nos conteúdos desenvolvidos na disciplina, discorra sobre as condições que o parasita encontrou no Brasil, as quais favoreceram o estabelecimento do parasita e da doença, por ele causada em humanos.
RESPOSTA:
No Brasil o parasita encontrou condições favoráveis de adaptação nas espécies dos caramujos que atuam como hospedeiros intermediários de S. mansoni. Esses caramujos são Biomphalaria glabrata, Biomphalaria tenagophila e Biomphalaria straminea. Pertencentes à família Planorbidae, essas espécies são hermafroditas, ovíparas, resistentes à dessecação e colonizam os mais variados tipos de ambientes hídricos dos tipos lênticos ou lóticos, como, açudes, lagos, lagoas, poços, alagados, brejos, rios, ribeirões, córregos, valas, etc. Quando presente em ambientes lóticos, os exemplares encontram-se preferencialmente em sítios remansosos, com vegetação marginal e/ou na presença de plantas aquáticas flutuantes ou emergentes. Esses caramujos sobrevivem em águas com amplas variações de pH, temperatura, turbidez, entre outros condicionantes ecológicos.
A grande capacidade de adaptação aos diversos tipos de clima garante a ampla distribuição das espécies transmissoras e a sobrevivência em ambientes muito poluídos por matéria orgânica resultante do lançamento de dejetos e esgotos domésticos, condição que promove o incremento dos riscos da transmissão da esquistossomose.

2. Sendo o ciclo evolutivo ou biológico do S. manssoni do tipo heteroxeno,a presença do hospedeiro intermediário nas áreas endêmicas é fundamental. B. tenagophila é a espécie encontrada no Rio Grande do Sul, principalmente junto as lagoas litorâneas e nas margens da lagoa dos Patos, próximo a Porto Alegre. Felizmente, a xistose não é endêmica nessas regiões, e na sua opinião quais seriam as causas da ausência da doença, desde que o hospedeiro intermediário está presente?
RESPOSTA:
Não existe vetor envolvido na transmissão da xistose no RS.

3. Descreva a morfologia de machos e fêmeas de S.manssoni.
RESPOSTA:
Macho: Fusiforme e mede 1 cm, cor esbranquiçada, e corpo espalmado e grosso, dividido em duas porções: Anterior com ventosa oral e ventral; Posterior com canal ginecóforo onde se encaixa permanentemente a fêmea
Fêmea: Fusiforme e mede 1,5 cm, cor mais escura que o macho, e corpo mais fino é dividido em duas porções: Anterior com ventosa oral e ventral; Posterior com glândulas vitelinas e ceco.

4. Embora o número de doentes portadores de fasciolose seja muito baixo, o Rio Grande do Sul apresenta o maior número de pessoas infectadas, comparando os números com outros estados brasileiros. Neste caso, na qualidade de professores, qual será a nossa contribuição para reduzir ainda mais a incidência da doença em nosso Estado?
RESPOSTA:
A prevenção da transmissão ao homem se faz pelo cuidado com a água ingerida, que pode estar contaminada; com o tratamento dos animais parasitados e com o controle dos hospedeiros intermediários.
Conscientizar os alunos para que não tomem água que não for tratada (CORSAN – DEMAE) ou fervida para eliminar o parasita. Se comer carne de fígado de animais que não tenham procedência, esta carne deve ser cozida e nunca ingerida mal passada.

5. Quais as características morfológicas das duas espécies de tênias, que provocam teníase no homem?
RESPOSTA: Morfologia
- Escoléx
Cabeça de uma Taenia solium - notar as 4 ventosas e entre elas o rostelo cheio de acúleos
A cabeça ou escoléx das tênias é caracterizado por uma pequena expansão de tamanho aproximado de 1 mm na T. solium e 1 a 2 mm de diâmetro na T. saginata. A função desta região anatômica é a fixação do parasito na mucosa intestinal.[5] Em número total de 4 ventosas em cada escoléx em ambas as espécies, seu formato é diferente em cada uma: a T. solium possui um rostelo situado entre as ventosas e este possui diversos acúleos;
A Taenia saginata não possui rostrelo e sua escoléx é quadrada.
- Colo
Esta região é a parte mais fina do cestódeo. É caracterizada pela intensa formação celular, onde crescem as novas proglotes.

- Estróbilo
Depois do colo, é o restante do corpo do parasito, unindo os anéis jovens, maduros e gravídicos.] Cada estróbilo formado é denominado de proglote ou anel. A Taenia solium pode ter de 800 a 1000 anéis com tamanho máximo de 3 m e a T.saginata pode ter mais de 1000 atingido o tamanho de 8 m.

6. Quais os hospedeiros intermediários das duas espécies de tênias?
RESPOSTA:
Saginata: BOI
Solium: Porco

7. T. solium pode causar uma grave doença: a cisticercose. A incidência desta doença no Rio Grande do Sul é alta. Descreva a sua prevenção e os prejuízos causado por ela, no corpo e na vida das pessoas portadoras.
RESPOSTA:
Para prevenir a cisticercose é preciso lavar bem as mãos antes de comer, lavar bem os alimentos e cozinhar bem as carnes, e além de tudo isso filtrar a água

8. Como ocorre a contaminação para a teníase e para a cisticercose humana?
RESPOSTA:
O homem que tem teníase, ao evacuar a céu aberto, contamina o meio ambiente com ovos eliminados nas fezes, o suíno ou o bovino ao ingerirem fezes humanas (direta ou indiretamente), contendo ovos de Taenia solium ou Taenia saginata, adquirem a cisticercose. Ao alimentar-se com carne suína ou bovina, mal cozida, contendo cisticercos, o homem adquire a teníase. A cisticercose humana é transmitida através das mãos, da água e de alimentos contaminados com ovos de Taenia solium.

9. Quais as formas de prevenção específicas para a Cisticercose?
RESPOSTA:
A prevenção pelos órgãos de saúde pública é feita por meio da melhoria da higiene e controle da alimentação de suínos e bovinos e inspeção das carcaças de animais abatidos para consumo. A prevenção pessoal passa pelo consumo de carne de porco exclusivamente bem cozida ("bem passada"). A carne bovina é geralmente mais segura porque os bovinos não ingerem fezes como o porco; contudo, também é aconselhado o seu consumo apenas se bem cozida, ou seja, sem ficar nenhuma porção vermelha. O presunto e outros embutidos não cozidos são alimentos de especial risco

10. Transcreva todas as formas de prevenção das verminoses.
RESPOSTA:
A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes, tais como:

• Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro, ou antes das refeições;
• Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evitando colocar a mão na boca;
• Beber somente água filtrada ou fervida;
• Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
• Andar somente calçado;
• Comer apenas carne bem passada;
• Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;
• Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos;
• Comer somente em lugares limpos e higiênicos;
• Realizar exames parasitológico e tomar vermifugo.

Do ponto de vista da comunidade a prevenção se faz através de:

• Educação para a saúde;
• Proibição do uso de fezes humanas para adubo;
• Saneamento básico a toda a população;
• Condições de moradia compatíveis com uma vida saudável





















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