segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIAMÃO: VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

VII Conferência de Assistência Social
é realizada no Novo Lar


LIDERANÇAS PARTICIPARAM ATIVAMENTE NA CONFERÊNCIA

Texto: Natália Maciel
Fotos: Tamires Fonseca

Depois de duas pré-conferências nos dias 26 e 27 de julho, a VII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Novo Lar de Menores. O evento ocorreu na sexta-feira (5) e no sábado (6). Na abertura, o grupo de dança do Novo Lar, Performance Company, fez apresentação de street dance.
O tema da conferência era “Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores”. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Francisco de Assis Moreira, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) é novo, apesar de uma caminhada antiga. “É uma luta de muito tempo atrás, mas nova como lei, por isso deve ser cada vez mais consolidada, para que garanta o direito de acolhida, o direito de assistência social a todo e qualquer cidadão”, afirmou.
“Nós lutamos, acreditamos, e devemos confiar no nosso grito, no nosso querer e no nosso poder”, ressaltou a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Lucia Noronha. Para ela, o sucesso da conferência pode ser visto nas pré-conferências realizadas no final de julho. “Este momento serve para discutirmos sobre aquilo que queremos mudar e consolidar, pois merecemos o melhor”, completou.
O prefeito Alex Boscaini também esteve presente na ocasião e ressaltou a importância do momento. “Aqui vocês vão debater melhorias, corrigir rumos, reavaliar ações. Que possamos tirar dessa conferência bons encaminhamentos!”, destacou.
Após ser lido o regimento interno do evento, a secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta e presidente do Colegiado Estadual dos Gestores de Assistência Social (Coegemas/RS), Gicelia Barbosa Carvalho, palestrou sobre o Suas.
De acordo com ela, pensar o sistema não é uma tarefa fácil. “Ele é um modelo de gestão nacional que articula suas ações nas três esferas governamentais, país, estado e município”, afirmou. A palestrante também fala sobre os objetivos do Suas. “Ele deve prevenir do risco social-econômico, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover a inclusão das famílias nas políticas públicas, dar acesso ao mundo de trabalho e renda àqueles que se encontram em situação efetiva de risco e privação”, explicou.
Conforme Gicelia, é preciso construir uma cultura intersetorial e de articulação das ações que envolvam planejamento e execução de programas e serviços. “Deste modo, resultados serão potencializados e irão responder à totalidade da demanda das ações. O Suas requer novas maneiras de gestão do trabalho e também a ampliação do quadro de trabalhadores, aliados a processos de capacitação”, destacou.
Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, o diretor-geral da Secretaria de Obras e Viação, Paulo Pilo, e a diretora-geral da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Michele Ferreira, que compôs a mesa de abertura juntamente com Lucia Noronha e Francisco de Assis Moreira.
No sábado, o dia de conferência contou com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o final de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores