sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMPARAÇÃO: ESCORPIÕES E PSEUDOESCORPIÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - REGESD

DISCIPLINA DE ZOOLOGIA "A"

Acadêmico Vilson Antonio Arruda


Professora: Carla Penna Ozório
Tutora: Suzana Fagondes de Freitas



ESCORPIÃO


PSEUDOESCORPIÃO



PEDIPALPOS E PSEUDOESCORPIÃO



AGUILHÃO EM ESCORPIÃO

As ordens scorpiones e pseudoescorpiones são artrópodos da classe Aracnídea.

Comparando-se essas duas ordens observamos muitas semelhanças, mas também notamos algumas diferenças que são peculiares aos grupos.

a) Corpo:
O corpo do scorpiones é alongado e dividido em céfalotoráx e abdome longo e dividido em pré e pós-abdome, enquanto que o corpo dos pseudoescorpiones é curto e faltando o pós-abdômem.

b) Tamanho do corpo:
O corpo dos scorpiones oscila entre 12 mm (Microtityus waeringi) a 21 cm ... de comprimento, enquanto os pseudoescorpiones atingem no máximo 8 mm de comprimento.

c) Aguilhão venenoso:
Na extremidade do pós-abdome dos scorpiones encontra-se o aguilhão venenoso como inoculador de substância venenosa. Nos pseudoescorpiones este aguilhão não está presente.

d) Inoculação de veneno:
Nos scorpiones o veneno é injetado na vítima através do Aguilhão existente na terminação caudal do corpo. Enquanto, que nos pseudoescorpiones as glândulas de veneno, com ação neurotóxica, são associadas aos pedipalpos.

e) Pentes:
Essas estruturas estão presente somente em escorpiões, com função de perceber vibrações no substrato (reprodução); Já nos pseudosescorpiões são ausentes.

f) Locomoção:
Os escorpiões se locomovem de um local para outro, através de suas patas. Já os pseudoescorpiões, apesar de possuirem patas, locomovem-se em grande distância "pegando carona" (um comportamento conhecido como forésia) em outros animais, principalmente grandes coleópteros (besouros), dípteros (moscas), lepidópteros (mariposas), e até mesmo em alguns vertebrados, como roedores, aves e morcegos. Desta forma, são capazes de migrar longas distâncias, compensando seu pequeno tamanho


g) Reprodução:
Os escorpiões são ovovivíparos, ou seja, os ovos fecundados desenvolvem-se no interior da mãe. Os pseudoescorpiões são vivíparos. As fêmeas depositam os embriões em uma bolsa membranosa que permanece presa à abertura genital que produz um fluído nutritivo para alimentá-los (Weygoldt 1969).


Curiosidades:
1- O Escorpião Amarelo pode se reproduzir por partenogênese – (crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização. Ou seja, a fêmea pode reproduzir sem a dependência de um macho).

2- O suicídio do escorpião, na verdade é falso, pois o que ocorre é que quando é posto fogo em sua volta, ele apenas tenta se proteger e fugir, tenta picar na verdade o que está pondo em risco sua vida. Em testes realizados com escorpiões, é quase que impossível seu ferrão penetrar a carapaça quitinosa, e o veneno injetado no próprio escorpião também não faz efeito algum. A verdade é que ele não comete o suicídio.

3- O escorpião vinagre não "produz" veneno, e sim uma substância ácida, que ele não inocula na presa. Ele pulveriza o ácido sobre a presa.

Seguidores